‘O Meu Cinema’ toma conta das Mastersessions

As sessões ocorrem todas na Sala Carvão pelas 18h, dos dias 27, 28 e 29 de novembro. Moderadas pelo professor Sérgio Dias Branco, coordenador do Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas e professor auxiliar de Estudos Fílmicos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. No dia 27 de novembro, quarta-feira, dá-se início à primeira sessão com a presença do realizador Tiago Afonso, professor de Montagem e Realização no curso de Comunicação Audiovisual e Multimédia na Universidade Lusófona do Porto. Este ano, integra a equipa do júri da Seleção Ensaios.

João Maia, realizador e argumentista do filme “Variações” que faz parte da Seleção Caminhos, vai marcar presença no dia 28 na Mastersession. Por último Paulo Carneiro, realizador da longa-metragem Bostofrio, où le ciel rejoint la terre” que venceu o Prémio Imprensa CISION na edição do ano passado do festival, é o orador da última sessão inserida nesta discussão de três dias sobre a sétima arte.

Entrada Livre, com direito a certificação de presença se realizar inscrição no local.

Apresentação

Sérgio Dias Branco

Sérgio Dias BrancoUniversidade de Coimbra

Sérgio Dias Branco é Professor Auxiliar de Estudos Fílmicos na Universidade de Coimbra, onde coordena os Estudos Fílmicos e da Imagem e dirige o Mestrado em Estudos Artísticos. É coordenador do LIPA - Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas. Integra o Instituto de  Filosofia da Nova (IFILNOVA), colabora com o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), e é membro convidado do grupo de análise fílmica da Universidade de Oxford, “The Magnifying Class”. Leccionou na Universidade Nova de Lisboa e na Universidade de Kent, onde lhe foi atribuído o grau de doutor em Estudos Fílmicos. É co-editor das revistas Cinema: Revista de Filosofia e da Imagem em Movimento e Conversations: The Journal of Cavellian Studies e autor do livro Por Dentro das Imagens: Obras de Cinema, Ideias do Cinema (Documenta, 2016).

27 Novembro

Tiago Afonso

Tiago AfonsoRealizador

Cineasta formado pela ESAP/Ateliers Varan/IPP-ESMAE. Doutorando em Arte Contemporânea, Universidade de Coimbra, onde investiga a relação entre o íntimo e o político. Realizou cerca de 30 filmes documentais, encomendas (Fundação Gulbenkian, Fundação de Serralves, entre outros), ensaios visuais, filmes de intervenção, de carácter biográfico (A Causa e a Sombra, sobre a vida de Alípio de Freitas, Porto/post//Doc e Mostra de S. Paulo, RTP2) e também de carácter auto-biográfico ‒ em vídeo: lugardoreal.com/lugar-do-real?tag=tiago-afonso, canal youtube fajuto78 e super8: Covas do Douro vimeo.com/7971198 - assim como vídeo-instalações: Yuri vimeo.com/1474138. Programa regularmente ciclos temáticos de cinema. Participou na programação de Panorama 2010. Programador de Cinema para a Fundação de Serralves (2009-13) e para a Doclisboa (2014). Programou e co-dirigiu o festival doclisboa.org/2015. Deu formações intensivas em colaboração com a Associação Os Filhos de Lumiére, dirigiu ateliers de realização para jovens adultos e crianças, tendo prosseguido por conta própria com formações dadas em acampamentos ciganos, prisões (homens, mulheres e menores) e em bairros camarários. Alguns dos seu prémios foram atribuídos nos festivais de Múrcia, Vila do Conde, Ovar, Lisboa. Colaborou com realizadores como Edgar Pêra, Paulo Rocha, Catarina Alves Costa, Rodrigo Areias, Saguenail, entre outros. Lecciona Montagem e Realização no curso de Comunicação Audiovisual e Multimédia na Universidade Lusófona do Porto desde 2013.

28 de Novembro

João Maia

João MaiaRealizador / Produtor

João Maia é Argumentista e Realizador. Estudou cinema em Nova Iorque onde esteve ligado ao projecto do documentário de Bruno Almeida sobre Amália Rodrigues. Após o seu regresso a Portugal realizou a curta-metragem "O Prego" e foi convidado para trabalhar em publicidade. Em 2019 lançou o projecto Variações em que trabalhou mais de dez anos.

29 Novembro

Paulo Carneiro

Paulo CarneiroRealizador / Produtor

Paulo Carneiro nasce em Lisboa em 1990, cidade onde vive e trabalha. Licencia-se em Som e Imagem na ESAD.CR em 2011 e mais tarde estuda cinema na ESTC e na HEAD-Genève como bolseiro da F.C.Gulbenkian. Complementa a sua formação em masterclasses e workshops com técnicos e realizadores como: Jean Paul Mugel, Joaquim Pinto, Chris Price, Želimir Žilnik, Albert Serra, Andrei Ujică, entre outros. Tem vindo a colaborar com diversos realizadores como ass. de realização e montador, nomeadamente João Viana: MADNESS e OUR MADNESS (Berlinale 2018). Em 2014 realiza a média-metragem doc "Água para Tabatô" com estreia no Festival de Documentários de Jihlava, Rep. Checa. Em 2018, a sua primeira longa-metragem "Bostofrio, où le ciel rejoint la terre" é várias vezes premiada em Portugal e no estrangeiro e aclamada pela crítica, chegando às salas de cinema a 7 de Novembro.

 

 

Related Posts