O Festival

Os Caminhos do Cinema Português são um festival generalista de cinema focado na cinematografia contemporânea portuguesa, sendo um evento singular em Portugal, pela forma como promove a exibição, discussão e a prática cinematográfica – através da realização de secções competitivas, secções paralelas, retrospetivas cinematográficas e ações pedagógicas e de formação profissional no plano teórico-prático. Os Caminhos do Cinema Português pretendem ser aquilo que o nome transmite: a súmula dos diferentes caminhos que a cinematografia nacional percorre. Não existe um só caminho, disso nos damos conta quando os podemos enumerar, a saber: cinema de autor, cinema comercial, cinema para crianças e a vídeo arte. O cinema português enquadra-se nos mais variados escalões etários e registos estilísticos de que a história do cinema nos pode dar conta.

O festival Caminhos do Cinema Português apresenta três secções competitivas, nomeadamente a Seleção Caminhos, a Seleção Ensaios e a Seleção Outros Olhares.

  • A Seleção Caminhos é dedicada a toda a cinematografia nacional de produção e co-produção profissional, consagrando nesta secção todos os géneros cinematográficos.
  • A Seleção Ensaios é dedicada a filmes produzidos em contexto académico ou de formação técnica e profissional (Escolas de Cinema, Audiovisual e Multimédia do Ensino Secundário e Superior) e pretende conferir um espaço a todos os realizadores, que em Portugal e a nível Internacional, almejam ser os criadores de amanhã.
  • A Outros Olhares representa um espaço reservado a abordagens inovadoras  sobre a prática e o exercício cinematográfico promovendo o derrube do cânone e a procura de novas linguagens.

Como forma de reforçar a cinematografia oferecida a públicos específicos o festival promove ainda a realização de secções paralelas, não competitivas, nomeadamente;

  • Juniores:A captação de um público jovem para o cinema português é fundamental, pelo que desta forma os Caminhos Juniores pretendem manter um espaço reservado à participação das escolas no festival. Esta secção apresenta-se como um serviço educativo, tendo por base que apenas a experimentação in loco de muitos minutos de pura magia para estas crianças tornará possível a criação de hábitos de consumo desde a infância no que diz respeito ao cinema português.
  • Juvenis: O cinema tem um importante papel na instrução cultural do seu espectador. Existem filmes que, devido à sua ligeireza temática e técnica, servem meramente para entreter quem o vê, fazendo esquecer, não pensar, não conhecer. Os Caminhos propõem-se com esta secção a levar ao público juvenil uma filmografia relevante para a construção de juízo crítico e conhecimento da cinematografia portuguesa contemporânea.
  • Séniores: Os Caminhos do Cinema Português conscientes de que, nos dias de hoje, é cada vez mais difícil encontrar iniciativas em que este segmento da população possa participar. Pretende-se oferecer uma filmografia que, para além de uma componente cultural tenha igualmente um papel importante de cariz social e de integração na sociedade.
  • Filmes do Mundo: Nesta mostra oferece-se ao público uma programação heterogénea cruzando ficção, documentário e animação no formato de curta e longa metragem ao longo de um eixo temático predominante.
  • Filmes da Lusofonia: Partilhando os objectivos gerais da mostra “Filmes do Mundo”, pretende-se reforçar os elos comunitários com o cinema da lusofonia e estabelecer os Caminhos como um ponto de encontro das comunidades em diáspora oriundas de países de expressão portuguesa com a sua cultura.
  • Retrospectiva: As retrospectivas pretendem olhar criticamente para a história e para os intervenientes do cinema português promovendo-se os marcos históricos da linguagem e da inovação técnica e artística.
  • Turno da Noite: Produções atuais, independentes e de com conotação marginal e explícita. Do erotismo ao horror, do sexo ao sangue, do prazer ao medo, passando pelo fantástico.