Júri Seleção Ensaios

O Júri da Seleção Ensaios avaliará os filmes selecionados, produções realizadas em contexto académico ou de formação técnica e profissional, atribuindo dois prémios; o Melhor Ensaio Nacional e o Melhor Ensaio Internacional. O festival pretende com esta secção conferir um espaço de diálogo estreito a todos os realizadores, que em Portugal e a nível Internacional, almejam ser os criadores de amanhã, bem como um olhar comparativo entre as culturas e perspectivas cinematográficas.

  • Catarina Neves Ricci

    Catarina Neves RicciRealizadora

    Catarina Neves Ricci (Lisboa, 1984) é realizadora, argumentista e criadora para teatro-dança. Estudou Produção e Realização para Cinema e Televisão em Buenos Aires e no Brasil e, desde então, trabalhou e viveu em Barcelona, Amesterdão, Berlim e Liubliana. No ano passado esteve presente no Festival Caminhos com MARIA (2018), o seu último filme, que venceu o prémio de Melhor Actriz para a protagonista Valerie Braddell. Os trabalhos de Catarina contemplam frequentemente narrativas onde o erótico, o feminino e o não-tabu cohabitam. O seu universo é frequentemente descrito como arrojado e cru, onde se nota um uso preciso do som, do simbolismo e da cor, e um desenvolvimento de personagens assente numa intimidade dramática. Criando através de diferentes meios, Catarina tem trabalhado para cinema, música, dança, teatro e paisagem. As suas colaborações com outros artistas são várias, destacando-se nomes como Josef Nadj (FR), Mare Bulc (SI), Tatu Rönkkö (FI) e Alina Marazzi (IT)

  • Pedro Ribeiro

    Pedro RibeiroMontador

    Iniciou na montagem de publicidade a sua carreira a ficção vem pouco tempo depois com Manual de Evasão e Adão e Eva até aos dias de hoje com Parque Mayer, SNU ou Variações.

  • Tiago Afonso

    Tiago AfonsoRealizador

    Cineasta formado pela ESAP/Ateliers Varan/IPP-ESMAE. Doutorando em Arte Contemporânea, Universidade de Coimbra, onde investiga a relação entre o íntimo e o político. Realizou cerca de 30 filmes documentais, encomendas (Fundação Gulbenkian, Fundação de Serralves, entre outros), ensaios visuais, filmes de intervenção, de carácter biográfico (A Causa e a Sombra, sobre a vida de Alípio de Freitas, Porto/post//Doc e Mostra de S. Paulo, RTP2) e também de carácter auto-biográfico ‒ em vídeo: lugardoreal.com/lugar-do-real?tag=tiago-afonso, canal youtube fajuto78 e super8: Covas do Douro vimeo.com/7971198 - assim como vídeo-instalações: Yuri vimeo.com/1474138. Programa regularmente ciclos temáticos de cinema. Participou na programação de Panorama 2010. Programador de Cinema para a Fundação de Serralves (2009-13) e para a Doclisboa (2014). Programou e co-dirigiu o festival doclisboa.org/2015. Deu formações intensivas em colaboração com a Associação Os Filhos de Lumiére, dirigiu ateliers de realização para jovens adultos e crianças, tendo prosseguido por conta própria com formações dadas em acampamentos ciganos, prisões (homens, mulheres e menores) e em bairros camarários. Alguns dos seu prémios foram atribuídos nos festivais de Múrcia, Vila do Conde, Ovar, Lisboa. Colaborou com realizadores como Edgar Pêra, Paulo Rocha, Catarina Alves Costa, Rodrigo Areias, Saguenail, entre outros. Lecciona Montagem e Realização no curso de Comunicação Audiovisual e Multimédia na Universidade Lusófona do Porto desde 2013.