44271398580_0ccdedcc29_k.jpg

Jurados da XXV Edição

O Júri da Seleção Caminhos tem a seu cargo 15 prémios técnico-artísticos e 6 prémios oficiais, definindo-se quem serão os principais protagonistas das diferentes vertentes deste ano de Cinema Português. Assim, esta equipa é constituída pelo encenador/dramaturgo João Telmo, pelo cartoonista e cronista Hugo Van Der Ding e pelas atrizes Carla Vasconcelos e Lucinda Loureiro, com provas dadas na área do cinema e uma vasta experiência profissional.

O Júri da Seleção Ensaios, constituído por Catarina Neves Ricci e Tiago Afonso, realizadores, e Pedro Ribeiro, montador de cinema,  atribuirá,  a produções académicas ou técnicas e profissionais, os prémios de Melhor Ensaio Nacional e Internacional. Permitirão, deste modo, traçar linhas comparativas sobre o futuro do cinema nacional e do resto do mundo.

A decidir a atribuição do primeiro prémio de Melhor Filme da Seleção “Outros Olhares”, nesta edição promovida a terceira categoria competitiva, estarão António Pedro Pita e Cristina Janicas, professores,  e Rita Alcaire, antropóloga e documentarista. 

Do Júri “Federação Internacional de Cineclubes” (FICC) fazem parte Bruno Fontes, Sarah Adam e Toni Cuadras i Morató, responsáveis pela atribuição do prémio Don Quijote. Bruno Fontes é doutorando em Materialidades da Literatura e mestre em Estudos Fílmicos, Sarah Adam, alemã, é mestre em História e Literatura, diretora do festival dokumentART 2018, em Neubrandenburg, co-fundadora do Arab Filmclub e  membro do grupo artístico “A Wall is a Screen”. Toni Cuadras i Morató, catalão, é membro do Cineclub Ateney Igualada de Barcelona. São candidatos os filmes da Seleção “Caminhos” ausentes de diálogo, falados, ou com legendas em inglês ou francês.

O Júri “Imprensa Cision” atribui um prémio com o mesmo nome, que visa promover o filme vencedor junto da imprensa, reconhecendo mérito ao cinema português. O painel de juradas é constituído pelas jornalistas Sara Afonso, que mantém a sua ligação à sétima arte na revista Metrópolis, Claúdia Sobral, do jornal I, e Filipa Queiroz, da revista conimbricense Coolectiva.

Related Posts