juri.jpg

Apresentação do Júri da XXIX Edição

A responsabilidade de atribuir os prémios da  da 29ª Edição do Festival Caminhos do Cinema Português, cai sobre as cinco equipas de júri, bem como sobre o público. Os jurados além de designar quais são os melhores filmes em competição, avaliarão as obras a concurso mediante vários parâmetros técnicos e artísticos, destacando a qualidade  do trabalho dos profissionais do Cinema Português.

Tendo em conta a diversidade artística do panorama cinematográfico, considerámos importante a constituição de uma equipa de jurados profissionalmente heterogénea, com uma visão do cinema alargada e multifacetada. Assim o perfil das equipas de júri vai desde a representação crítica dos próprios realizadores e produtores, passando por professores e jornalistas, até distribuidores da área.

O Júri Caminhos que avaliará os filmes da Seleção Caminhos –  é constituído por:

cms foto

Cláudia Marques Santos
Jornalista freelancer (Observador, Público, Visão, Expresso, Diário de Notícias…), presidente da associação Projecto Inocência e professora na Universidade Nova de Lisboa e na Universidade Lusófona. 

unnamed 1

Daniel Ribas
Professor na Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa, Diretor do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, programador do Curtas Vila do Conde IFF e do Batalha Centro de Cinema e colaborador regular do Público.

foto joaovintem

João Vintém
Consultor da equipa editorial na plataforma de streaming Filmin Portugal.

me60s

Mónica Santos
Realizadora (“Alma”, “Amélia & Duarte” e “Entre Sombras”) com dois prémios Sophia da Academia Portuguesa de Cinema e uma nomeação para o César da Academia Francesa de Cinema.

photo 2023 10 17 10 58 30

Roberto Faustino
Jornalista e publicitário pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Produtor executivo pela Indiana Produções do Rio de Janeiro e, atualmente mantém um estúdio de criação, desenvolvimento e finalização de projetos audiovisuais, em Coimbra, Portugal.

Este júri além de atribuir  Grande Prémio “Cidade de Coimbra”, o Prémio “Turismo do Centro” para Melhor Ficção, o Prémio da “União de Freguesias de Coimbra” para Melhor Animação e o Prémio de Melhor Documentário, atribuirá 17 prémios técnicos e artísticos, valorizando além dos filmes, os técnicos.

A Seleção Ensaiosque promove filmes produzidos em contexto académico representando, assim, o futuro do cinema – abrange os prémios para Ensaio Nacional, Ensaio de Animação  que serão decididos por:

asf director

Ana Sofia Fonseca
Realizadora (“Cesária Évora” e “Setembro A Vida Inteira”) vencedora do Prémio Sophia para “Melhor Longa Documental”, atribuído pela Academia Portuguesa de Cinema, entre vários outros. Atualmente, desenvolve projetos documentais na Carrossel Produções.

luis2

Luís Apolinário
Distribuidor (ALAMBIQUE Filmes)

img 6593 1

Miguel Dores
Antropólogo e Realizador (“ Alcindo”) vencedor do prémio do Público no Doclisboa de 2021 e do Grande Prémio do Festival Caminhos do Cinema Português do mesmo ano.

Por sua vez, O Prémio “Universidade de Coimbra” para o Melhor Filme desta Seleção é decidido pelo Júri Universitário – promovendo a ideia de deverão ser os jovens a indicar os seus novos caminhos.

foto copia

Bruno Oliveira
Mestrado em Ensino de Filosofia

foto 1

José Pedro Keating
Mestrado em Genética Molecular e Biomedicina

img 2901

Sofia Martins
Mestrado em Fotografia

Nos Outros Olharesdedicada à autoria e ao exercício cinematográfico – O Prémio CISION para Melhor Filme desta secção é atribuído por:

alvaro02

Álvaro Romão
Cineasta e fundador da associação cultural “a9))))”

whatsapp image 2023 10 20 at 15.14.11

Carlos Natálio
Professor na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, e investigador do CITAR, fundador e editor do site cinéfilo “À pala de Walsh”, integra a equipa de programadores do Festival IndieLisboa, é autor de diversos materiais pedagógicos no âmbito da Educação para o Cinema e é atualmente vice-presidente da AIM.

unnamed 3

Patrícia Sequeira Brás
Professora na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigadora integrada no CEIS20 e na Universidade de Exeter.

O Júri FIPRESCI é constituído por membros da Federação Internacional de Críticos de Cinema de diversas partes do mundo, fazendo parte deste:

chiara spagnoli gabardi

Chiara Spagnoli Gabardi
Crítica de Cinema e Jornalista italiana, foi membro de júris em festivais de cinema, foi Produtora e Realizadora Assistente e é Artista Visual.

resim jb

Janet Barış
Crítica/professora de cinema com residência na Turquia. É membro do SIYAD (Turkish Film Critics Association) desde maio de 2008 e do FIPRESCI (The International Federation of Film Critics) desde 2010 e é Professora na Faculdade de Artes da Altınbaş University em Istambul.

rui pedro tendinha photo

Rui Tendinha – Crítico do Diário de Notícias, colaborador da Futura e na SIC Radical é host permanente do Cinetendinha. Colabora também na TSF como especialista de cinema, estando ainda ligado à programação do festival YMotion, em Famalicão e do Cinema MED, em Loulé.

Como habitual, o público é chamado a atribuir o melhor filme através de votação no término das várias sessões competitivas. 

Related Posts