se-clandestina-e1710426192674.jpg

Sessão Especial de “Clandestina” com Maria Mire e conversa com Catarina Saraiva

Depois de estrear no passado dia 7 março, “Clandestina”, a primeira longa-metragem de Maria Mire, terá uma Sessão Especial com a presença da realizadora em conversa com a curadora Catarina Saraiva (Linha de Fuga – associação cultural) no próximo domingo, 17 março, pelas 14:30, na Casa do Cinema de Coimbra.

Segundo a sinopse do filme, “Para pensar as atuais práticas de dissidência política, mergulhamos no passado e acompanhamos a vivência de uma jovem artista. Convidada a entrar na clandestinidade em Portugal na segunda metade do século XX, Margarida Tengarrinha, desempenhou um importante papel na resistência antifascista, tornando-se falsificadora por militância política. Através do anacronismo temporal, Clandestina é como uma missiva a um tempo porvir, uma premonição da possibilidade trágica da História se estar a repetir.”

Maria Mire partilha que “O interesse na realização deste filme prende-se tanto com a urgência de tirar da sombra a ação das mulheres que de modo revolucionário combateram neste período negro da história contemporânea portuguesa, assim como o de pensar na dimensão política presente nos pequenos gestos da vida quotidiana.”

Related Posts