se-vento-assobiando-e1709127922942.jpg

Jeanne Waltz apresenta “O Vento Assobiando nas Gruas”

Com estreia marcada para 29 de fevereiro, “O Vento Assobiando nas Gruas”, baseado no romance homónimo de Lídia Jorge, tem Sessão Especial com a presença da realizadora Jeanne Waltz em conversa com Maria João Simões (Centro de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras UC) no próximo sábado, 02 março, pelas 21:45, na Casa do Cinema de Coimbra.

Segundo a sinopse do filme, “Quando D. Regina é encontrada morta junto da sua velha fábrica com o corpo coberto de formigas, a sua neta Milene quer perceber porquê. Consciente de que os seus tios, todos no estrangeiro de férias, vão fazer perguntas, Milene investiga. A família Mata que agora habita a fábrica descobre a estranha rapariga escondida entre as roupas do estendal. Acabam por acolhê-la com cautela, carinho e música e Milene apaixona-se. Mas a sua família regressa obcecada com a sua reputação e com a venda do património e rapidamente demonstra que nunca estará pronta para aceitar a independência radiante de Milene.”

A longa-metragem conta com atores de renome no elenco, como Rita Cabaço, Beatriz Batarda, Carla Maciel, João Lagarto ou Romeu Runa, e a participação especial de Ana Zanatti e Dino D’Santiago.

“Este é um filme que procura falar do outro, do diferente, do estrangeiro. Que nos assusta e atrai, acolhe e afasta. Do qual sempre precisamos. Quanto mais afastado está de nós, quanto mais caminho temos de percorrer, mais hipóteses temos de descobrir coisas que nem supúnhamos existir; tanto no outro como em nós.” diz Jeanne Waltz, realizadora que também já trabalhou como decoradora em filmes de Margarida Gil, Manuel Mozos ou Teresa Villaverde, e argumentista para Joaquim Pinto, Paulo Rocha e José Álvaro de Morais.

Related Posts