Com estreia marcada para 29 de fevereiro, “O Vento Assobiando nas Gruas”, baseado no romance homónimo de Lídia Jorge, tem Sessão Especial com a presença da realizadora Jeanne Waltz em conversa com Maria João Simões (Centro de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras UC) no próximo sábado, 02 março, pelas 21:45, na Casa do Cinema de Coimbra.
Segundo a sinopse do filme, “Quando D. Regina é encontrada morta junto da sua velha fábrica com o corpo coberto de formigas, a sua neta Milene quer perceber porquê. Consciente de que os seus tios, todos no estrangeiro de férias, vão fazer perguntas, Milene investiga. A família Mata que agora habita a fábrica descobre a estranha rapariga escondida entre as roupas do estendal. Acabam por acolhê-la com cautela, carinho e música e Milene apaixona-se. Mas a sua família regressa obcecada com a sua reputação e com a venda do património e rapidamente demonstra que nunca estará pronta para aceitar a independência radiante de Milene.”
A longa-metragem conta com atores de renome no elenco, como Rita Cabaço, Beatriz Batarda, Carla Maciel, João Lagarto ou Romeu Runa, e a participação especial de Ana Zanatti e Dino D’Santiago.
“Este é um filme que procura falar do outro, do diferente, do estrangeiro. Que nos assusta e atrai, acolhe e afasta. Do qual sempre precisamos. Quanto mais afastado está de nós, quanto mais caminho temos de percorrer, mais hipóteses temos de descobrir coisas que nem supúnhamos existir; tanto no outro como em nós.” diz Jeanne Waltz, realizadora que também já trabalhou como decoradora em filmes de Margarida Gil, Manuel Mozos ou Teresa Villaverde, e argumentista para Joaquim Pinto, Paulo Rocha e José Álvaro de Morais.