se-flor-buriti5-e1710932832683.jpg

“A Flor do Buriti” traz João Salaviza e Renée Nader Messora à Casa do Cinema de Coimbra

Depois de “Chuva É Cantoria na Aldeia dos Mortos”, João Salaviza e Renée Nader Messora estreiam no próximo dia 21 março “A Flor do Buriti”, num regresso ao seio do povo indígena krahô, e que terá uma Sessão Especial com a presença de ambos os realizadores em conversa com a investigadora Patrícia Vieira (Centro de Estudos Sociais da UC) no próximo sábado, 23 março, pelas 21:30, na Casa do Cinema de Coimbra.

No filme, “Através dos olhos da filha, Patpro vai percorrer três épocas da história do seu povo indígena, no coração da floresta brasileira. Incansavelmente perseguidos, mas guiados pelos seus ritos ancestrais, pelo seu amor pela natureza e pela sua luta para preservar a liberdade, os Krahô reinventam diariamente novas formas de resistência.”.

“A Flor do Buriti” retrata a urgente luta dos Krahô pela sua terra e as diferentes formas de resistência implementadas pela comunidade da aldeia Pedra Branca, situada na região Tocantins no Brasil. Em Cannes recebeu o Prémio de Elenco na secção Un Certain Regard, foi o Melhor Filme no Festival dei Popoli, e no Festival Internacional de Mar del Plata recebeu o Prémio Apima para Melhor Filme Latinoamericano.

Related Posts