lux.jpg

Filmes nomeados ao LUX Prémio do Público na Casa do Cinema de Coimbra

A Casa do Cinema de Coimbra volta a promover o cinema europeu com a exibição dos cinco filmes nomeados ao prémio LUX Prémio do Público, de 22 a 26 de fevereiro, no horário das 18:45.

O LUX Prémio Europeu do Público para o Cinema é organizado e atribuído anualmente pelo Parlamento Europeu e pela Academia Europeia do Cinema, em parceria com a Comissão Europeia e a Europa Cinemas. Os prémios LUX têm como objetivo promover a diversidade cultural, o cinema e as artes, intensificando os laços entre a política e os cidadãos europeus, convidando-os a tornarem-se protagonistas ativos. 

A entrada é gratuita.

22 Fevereiro / 18:45
“20 000 Espécies de Abelhas”
Estibaliz Urresola Solaguren | Espanha | 129 min. | 2023

Uma criança de oito anos debate-se com o facto de as pessoas continuarem a abordá-la de forma confusa. Durante um verão em casa da sua tia-avó, entre colmeias, a sua vida e a da sua mãe mudarão para sempre.

23 Fevereiro / 18:45
A Irmandade da Sauna
Anna Hints | Estónia, França, Islândia | 89 min. | 2023

Isolado numa luxuriante floresta verde no sul da Estónia, um grupo de mulheres reúne-se na escuridão segura de uma sauna de fumo para partilhar os seus pensamentos e segredos mais profundos. Envolvidas por um calor escaldante e denso, despem-se por completo para expiar os seus medos e a vergonha aprisionados nos seus corpos, bem como para recuperar a sua força.

24 Fevereiro / 18:45
A Sala de Professores
Ilker Çatak | Alemanha | 98 min. | 2023

Carla Nowak, uma jovem professora de Educação Física e de Matemática do ensino secundário, apresenta-se para a sua primeira aula numa nova escola. O que mais diferencia Carla dos seus novos colegas é o seu idealismo. Mas uma série de furtos por resolver azeda o ambiente entre o pessoal docente. Quando um estudante turco é acusado e chamado de forma humilhante ao diretor, Carla decide investigar. Com a ajuda de uma câmara oculta e para surpresa de todos, expõe o ladrão: a discreta secretária do pessoal, Friederike Kuhn. Mas a sua revelação coloca Carla perante um dilema: Friederike Kuhn é a mãe do seu mais talentoso aluno, Oskar Kuhn. Para Carla, as forças que libertou escapam progressivamente ao seu controlo. Por um lado, está cada vez mais isolada dos seus colegas. Por outro, Carla tem de enfrentar a pressão psicológica que causou a Oskar, uma vez que as outras crianças começam a chamar-lhe «filho de uma ladra». A direção escolar tem uma solução simples para estes casos: Oskar será transferido para outra escola. Oskar, sem as pressões da sua mãe suspensa, contacta o jornal da escola para divulgar a perspetiva da sua mãe, o que gera um aceso debate sobre a verdade e a justiça.

25 Fevereiro / 18:45
Folhas Caídas
Aki Kaurismäki | Finlândia | 81 min. | 2023

Fallen Leaves conta a história de duas pessoas solitárias (Alma Pöysti e Jussi Vatanen) que se conhecem, por acaso, na noite de Helsínquia e procuram encontrar o primeiro, único e derradeiro amor das suas vidas. O seu percurso rumo a este honorável objetivo é abalado pelo alcoolismo, pela perda de números de telefone, pelo desconhecimento dos nomes ou moradas um do outro e pela tendência geral da vida para colocar obstáculos no caminho dos que que procuram a felicidade.
Esta terna tragicomédia, anteriormente considerada perdida, é a quarta parte da trilogia da classe trabalhadora de Aki Kaurismäki (Shadows in Paradise, Ariel e The Match Factory Girl).

26 Fevereiro / 18:45
“Sobre L’Adamant”
Nicolas Philibert | França, Japão | 109 min. | 2022

O «Adamant» é um centro de dia único: trata-se de uma estrutura flutuante. Localizado no Sena, no coração de Paris, acolhe adultos que sofrem de perturbações mentais, oferecendo-lhes cuidados que os ligam no tempo e no espaço e os ajudam a recuperar ou a manter o ânimo. A equipa que o coordena é uma das que tenta resistir, o melhor que pode, à deterioração e à desumanização da psiquiatria. O filme convida-nos a subir a bordo e a conhecer os doentes e os cuidadores que recriam a sua vida do dia-a-dia.

02 22 lux 1

A programação sofreu alterações.

Related Posts