site.jpg

Programação da 29ª Edição

A 29ª edição do Festival Caminhos do Cinema Português traz uma programação eclética, que mergulha em vidas aparentemente particulares e ausculta as dificuldades geracionais através de um cinema que olha para o passado com ânsia de futuro. 

Durante a semana, as secções competitivas do festival decorrem entre o TAGV e a Casa do Cinema de Coimbra.

No TAGV são projectadas as Seleções Caminhos e Ensaios. Na primeira, destacamos a primeira ficção de Leonor Teles “Baan” – presente no último Festival de Locarno e Melhor Filme no Festival de Reykjavik – mergulhamos no mundo da chegada à adolescência n“A Primeira Idade” de Alexander David, e em “Vadio” de Simão Cayatte, encontramo-nos com as dificuldades laborais em “Great Yarmouth – Provisional Figures” de Marco Martins e no “O Bêbado” de André Marques. Exploramos as representações da mulher em “Rosinha e Outros Bichos do Mato” de Marta Pessoa, sem esquecer Pessoa em “Não Sou Nada” de Edgar Pêra.

Sob outra perspetiva, na Seleção Ensaios encontramos produções provenientes do universo académico, colocando-se lado a lado a produção nacional e internacional. Destacamos a participação de filmes de instituições locais: “Berço” de Carolina Costa, e “Mãos de Fado” de Alejandro Oropeza, Ana Rita Damasceno, Carolina Mendes, João Tomás Santos, Pedro Fernandes, bem como  “Eschaton Ad”  de Andrea Gatopoulos, presente no Festival de Locarno, e “Daydreaming So Vividly About Our Spanish Holidays” de Christian Avilés, que passou pela última edição da Berlinale.

A Casa do Cinema de Coimbra, recebe os “Outros Olhares” onde revisitamos Fernando Pessoa no estudo do único registo cinematográfico do poeta em “Onde está o Pessoa?” de Leonor Areal, pensamos o espectador em “Uma História do Espectador de Cinema” de José Filipe Costa, conhecemos a história da Orquestra Gulbenkian em “Soma das Partes” de Edgar Ferreira e, ainda no  mundo da música, entramos no universo de Rui Reininho n”A Viagem do Rei” de João Pedro Moreira.

Reservamos para as Mostras Paralelas várias sugestões que nos permitem olhar para “Filmes do Mundo”, para a Formação de Públicos: Caminhos Juniores e “O Poder das Representações”, o Turno da Noite, bem como alargámos a possibilidade dos espectadores de Mealhada e Penacova, assistirem a alguns dos filmes em competição. 

Nos Filmes do Mundo, em exibição entre 13 e 17 de novembro, pelas 15h00, destacamos as longas “Mountain Onion” de Eldar Shibanov, uma das selecionadas no Festival de Veneza, e “Love Dogs” de Bianca Lucas, estreado no Festival de Locarno.

Nos dias 16 e 17 novembro, às 23h59, o Turno da Noite apresenta uma sessão de curtas-metragens de terror, com “Paralisia” de Inês Monteiro e “Monsieur Sachet” de Mathieu Girard e, uma segunda, que explora a expressão sexual, com “Catboy” de Xaho e “New Kings on the Block” de Erika Lust.

O ciclo “O Poder das Representações”, em parceria com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, inicia-se, no dia 13 novembro às 16h00, com uma mesa redonda em torno do tema “Imaginários da Violência Sexual” com Sofia José Santos (CES/FEUC), Júlia Garraio (CES), Rita Alcaire (CES) e João R. Pais (CCP). Até 17 novembro, são exibidos, no Auditório Salgado Zenha, filmes que abordam a violência sexual de diferentes prismas, entre eles, “Sopa Fria” de Marta Monteiro, “No Canto Rosa” de Claudia Rita Oliveira, “Céu Aberto, ou Espaço Limitado” de José António Loureiro e “Mentes que sentem” de Ricardo Pinto Reis e Dânia Viana. 

Além das exibições competitivas, o festival está empenhado em alargar as possibilidades do cinema português chegar aos diversos públicos da região centro, levando a sua programação ao Cine-Teatro Messias, na Mealhada, e ao Auditório Municipal de Penacova, exibindo tanto uma seleção dos filmes em competição, como um criterioso programa de “formação de públicos” com as secções “Caminhos Juniores”, dedicado às crianças em idade pré-escolar e do 1.º ciclo de ensino, e os “Caminhos Juvenis” em que será exibida a longa-metragem de Edgar Pêra “Não Sou Nada”.

O regresso das atividades  formativas é uma das prioridades desta XXIX edição, apresentando-se quatro masterclasses dadas por profissionais da área do cinema. Na Casa do Cinema de Coimbra, Miguel Dores apresenta “Revisitar Alcindo – concorrências entre processos fílmicos e processos sociais” (10 nov, 15:00), Leonor Areal “Dar forma à matéria, no documentário” (11 nov, 15:00), e Nádia Henriques fala-nos d“A escuta como método de criação”. No dia 15 novembro, pelas 14:30, o Cine-Teatro Messias recebe Nuno Beato para abordar “O processo criativo no filme ‘Os Demónios do Meu Avô’”. Explorando este contacto entre espectadores e criadores, nos dias 15 e 16 de Novembro é promovida a 2.ª edição do Programa Incentivar que procura descobrir novas ideias para novos filmes a produzir na região centro.

No dia 10 novembro, pelas 21:30, o TAGV recebe a sessão de abertura que conta com a projeção de “Os Toiros Na Faina Agrícola Ribatejana” (Adolfo Coelho), “Figueira da Foz, Rainha das Praias Portuguesas” (Manuel Santos), “Vinho do Porto” (Adriano Ramos Pinto) e “S. Miguel, 1924 – Um Filme De Família” (Charles Mallet), quatro filmes representativos da cultura popular portuguesa, acompanhados e reinterpretados por Ana Lua Caiano.

O Festival encerra no dia 18 novembro, na Antiga Igreja do Convento de São Francisco, com a entrega de prémios e a atuação de Hélder Bruno em cine-concerto com a curta-metragem “Outubro Acabou”, de Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes.

No total, são exibidos 156 filmes (80 sessões e cerca de 87 horas de programação), selecionados entre mais de 700 candidatos.

Programa completo aqui.

SELEÇÃO CAMINHOS
2720 (Basil da Cunha, 24’44”)
A Febre De Maria João (Afonso Rapazote, Bernardo Rapazote, 29’59”)
As Lágrimas De Adrian (Miguel Moraes Cabral, 17’49”)
Alma Anciana (Fábio Mota, Helen Esther Aschauer, 77′)
Ana Morphose (Joao Rodrigues, 10′)
Autoerotico (João Martinho, 12’59”)
A Casa Para Guardar O Tempo (Joana Imaginário, 12′)
Aplauso (Guilherme Daniel, 13’01”)
As Gaivotas Cortam O Céu (Mariana Bártolo, Guillermo García López, 18′) 
Bela América (António Ferreira, 102′)
BAAN (Leonor Teles, 101’51”)
Black Pot (António Pinhão Botelho, 22’36”)
Cura #1 (Joana Peralta, 13’44”)
Cidade Rabat (Susana Nobre, 102’39”)
Cul-de-sac (Mário Macedo, Vanja Vascarac, 18’25”)
Corpos Cintilantes (Inês Teixeira, 23’36”)
Dias De Nevoeiro (Francisco Carvalho, 20′)
Dildotectónica (Tomás Paula Marques, 15’24”)
Dulcineia (Artur Serra Araújo, 88′)
De Imperio (Alessandro Novelli, 13’15”)
Entre a Luz E O Nada (Joana De Sousa, 17’37”)
Eu Estou Aqui (Bárbara Henriques, Jorge De Carvalho, 25’02”)
Estações Da Vida. Vento Da Desordem (Tomás Baltazar, 25′)
Great Yarmouth – Provisional Figures (Marco Martins, 113′)
Légua (Filipa Reis, João Miller Guerra, 119′)
Lucefece – Where There is No Vision, the People Will Perish (Ricardo Leite, 75′)
Morte Em Agosto (Bruno Abib, 16’30”)
Não Sou Nada – The Nothingness Club (Edgar Pêra, 92′)
Natureza Humana (Mónica Lima, 25′)
O Filme Feliz :) (Duarte Coimbra, 21’42”)
O Rio E Seu Labirinto (Ian Capillé, 23’40”)
O Bêbado (André Marques, 120’37”)
Olha (Nuno Amorim, 11’29”)
Please Make It Work (Daniel Soares, 14’03”)
Primeira Idade (Alexander David, 80′)
Pátio Do Carrasco (André Gil Mata, 45′)
Presépio (Vasco Vasconcelos, 22’44”)
Ponto Final (Miguel Lopez Beraza, 22’39”)
Pessoas Da Cidade (Mariana Caló, Francisco Queimadela, 37’30”)
Quase Me Lembro (Dimitri Mihajlovic, Miguel Lima, 09’07”)
Rosinha e Outros Bichos do Mato (Marta Pessoa, 101’41’)
Recém-nascido (Sofia Ferreira, Dinis Leal Machado, 19’50”)
Sagrada Família (Diogo S. Figueira, 22′)
Sonhos De Uma Revolução (Pedro Neves, 14′)
Súlu S’ Áua (Sofia Borges, 30′)
Sopa Fria (Marta Monteiro, 09’50”)
Vadio (Simão Cayatte, 91′)
Working/glass (Left Hand Rotation Collective, 16’55”)

SELEÇÃO ENSAIOS
1/2=1 (Luísa Alegre, 5′, PRT)
Alberto (Ana Marta Mendes, Laura Conde, 5’05”, PRT)
A Semente Que Palpita (Asa ( Marta Ribeiro ), Alice Do Carmo, Laura Pires, Tiago Pimenta, 4’34”, PRT)
A Bright Sunny Day (Yupeng He, 20′, USA)
À Margem Da Linha (Filipa Duarte, 20’17”, PRT)
A Minha Casa Tem Muitas Janelas (Leonor Faria Henriques, 5′, PRT)
Aclarar (Isabel Medeiros, 17’01”, PRT)
Apontamentos De Curva _ Correnteza (Flavia Regaldo, 6’24”, PRT)
A Companion For Amateur Cinematographers: Vol. I (Federico Di Corato, 20′, ITA)
Budapeste Silo (Zsófia Paczolay, 24′, PRT)
Birthday Party (Francesco Sossai, 17’16”, GER)
Berço (Carolina Costa, 8’23”, PRT)
Caixa Aberta (Guilherme Afonso, 20′, PRT)
Cura (Francisca Dores, 4’30”, PRT)
Clotilde (Maria João Lourenço, 4′, PRT)
Défilement (Francisca Daniela Silva Miranda, 12’21”, PRT)
Daydreaming So Vividly About Our Spanish Holidays (Christian Avilés, 23′, ESP)
Entre Tempos (Estudantes 12.º Ano da Escola D. Afonso Sanches (José Magro coord.), 9’37”, PRT)
Espelho Eu (Biatriz Alves Ribeiro, 8’32”, PRT)
Eschaton Ad (Andrea Gatopoulos, 7’51”, ITA)
Enjoy Your Childhood Before Life Gets Here (Mauro Maroto Megino, 9′, ESP)
Forgotten Gods (Adriana Romero, 29’45”, PRT)
Fuga (Alunos do 4.º Ano da Escola Básica das Caxinas, orientados por Luís Costa, 7’15”, PRT)
Fantasma (Vasco Viana, Siddesh Shetty, 8’30”, PRT)
Hannah, Anna, Ana (Bruno Alves, Ana Teresa, 10’20”, PRT)
Indefinível (Bernardo Seixas, 7’57”, PRT)
It Got Dark (Jorge Cantos, 15′, ESP)
Linecrosser (Elena Pilar Nyffeler, 27’32”, GER)
Mãos de Fado (Alejandro Oropeza, Ana Rita Damasceno, Carolina Mendes, João Tomás Santos, Pedro Fernandes, 25’52”, PRT)
Moon Mole (Alunos do 12º ano da Escola Secundária José Régio, orientados por Laura Gonçalves, Alexandra Ramires, Leonor Pacheco e Dimitri Mihajlovic, 2’39”, PRT)
Memórias De Pau-preto E Marfim (Inês Costa, 15’58”, PRT)
Mum (Siddhant Sarin, 17’59”, PRT)
Neblina (Milene Coroado, 9’28”, PRT)
Nós-outros (Lucía Alonso, 12’13”, PRT)
O Poço Mágico (Alunos do Infantário D.Victoria, orientados por Patrícia Rodrigues e Carmen Costa, 3′, PRT)
On My Bicycle (Océane Lavergne, Benjamin Langagne, Lucas Durot, Pierre Cilluffo, Marine Beuvain, Kerrian Detay, 8’18”, FRA)
Of Kisses And Capes (Elena Weiss, 27’54”, GER)
Puiet (Lorenzo Fabbro, Bronte Stahl, 14′, ROU)
Rites (Damián Vondrášek, 15′, CZE)
Sciaraballa (Mino Capuano, 20′, ITA)
The Most Beautiful Corner In The World (Robo Mihály, 25’27”, SVK)
To Those Who Follow (Frederic Kau, 29’40”, GER)
The Silence Of The Banana Trees (Eneos Çarka, 24′, ALB)
Unconscious (Nima Kalvandi, 8’45”, IRI)
Vanette (Maria Beatriz Castelo, 11’43”, PRT)
Will You Look At Me (Shuli Huang, 20′, CHN)
Zoe (Daniel Huss, 12’16”, GER)

SELEÇÃO OUTROS OLHARES
A Viagem do Rei (João Pedro Moreira, 73’21”)
Exotic Words Drifted (Sandro Aguilar, 15’10”)
Flyby Kathy (Pedro Bastos, 10′)
Mnemosyne (Mário Fernandes, 15’56”)
Minimum Speed Not Respected (André Marques, 10′)
María Casares: a Mulher Que Viveu Mil Vidas (Xavier Villaverde, 104’47”)
Morning Shadows (Rita Cruchinho Neves, 12’13”)
Onde está o Pessoa? (Leonor Areal, 63’32”)
Sombras Brancas (Fernando Vendrell, 113′)
Sonido: Ivans & Tobis (Diogo Baldaia, 20′)
Super Natural (Jorge Jácome , 85′)
Soma das Partes (Edgar Ferreira, 66′)
The Magnificent Women (Mia Tomé, 17′)
Uma História do Espectador de Cinema (José Filipe Costa, 63’56”)
Vintage Decisions (Hanspeter Ammann, 17′)
Vexations (Leonardo Mouramateus, 23′)

FILMES DO MUNDO
Datsun (Mark Albiston, 15′, NZL)
File (Sonia K. Hadad, 20′, IRN)
Gritty Eyes (Juraj Janiš, 30′, SVK)
Infantaria (Laís Santos Araújo, 24′, BRA)
Kiss Me (Laetitia Mallette, 15’38”, CAN)
Le Fenne (Giulia Di Maggio, 15′, ITA)
Les Chenilles (Michelle Keserwany, Noel Keserwany, 30′, FRA)
Love Dog (Bianca Lucas, 84′, POL)
Mukbanger (Hugo Becker, 17’51”, FRA)
My Girl Friend (Kawthar Younis, 17′, EGY)
Mate (George-alex Nagle, 33’08”, AUS)
Mountain Onion (Eldar Shibanov, 90′, AZE)
Procuro Teu Auxílio Para Enterrar Um Homem (Anderson Bardot, 20′, BRA)
Sound of the Night (Chanrado Sok, Kongkea Vann, 20′, KHM)
Tria (Giulia Grandinetti, 17′, ITA)
You Promised (Marco Renda, 8’38”, ITA)

TURNO DA NOITE
Catboy (Xaho, 31′, ESP)
I See Red (Silvestre Correia, 17’05”, PRT)
Monsieur Sachet (Mathieu Girard, 9’39”, CAN)
Maria José Maria (Chico Noras, 20′, PRT)
New Kings on the Block (Erika Lust, 48’29”, ESP)
Paralisia (Inês Monteiro, 08′, PRT)

CAMINHOS JUNIORES
180°C (Joséphine Vendeville, Clémence Bellet, Florian Lecocq, Célia Leblois, Charlie Bossuyt, 2’37”, FRA)
Apocalypse Dog (Aziliz Le Clainche, Camille Nasarre, Jing Qian, Juliette Barraux, Emma Plumey, Lucile Arnaud, Solène Cauchie, 7’25”, FRA)
A minha casa tem muitas janelas (Leonor Faria Henriques, 5′, PRT)
Foxtale (Alexandra Allen, 5′, PRT)
Fuga (Alunos do 4.º ano da Escola Básica das Caxinas orientados por Luís Costa, 7’15”, PRT)
Hellscape (Alixe Devaux, Camille Leroux, Félicia Poggi, Clémence Lacoume, Lara Brière, Valentine Wilke, 6’15”, FRA)
Moon Mole (Alunos do 12º ano, orientados por Laura Gonçalves, Alexandra Ramires, Leonor Pacheco e Dimitri Mihajlovic, 2’39”, PRT)
Os muitos mundos de Piero Maria (Helena Guerra, 17′, BRA)
O Poço Mágico (Alunos do pré-escolar do Infantário D. Victoria, orientados por Patrícia Rodrigues e Carmen Costa, 3′, PRT)

O PODER DAS REPRESENTAÇÕES
A Minha Raiva é Underground (Francisca Antunes, 12’57”, PRT)
Céu Aberto, ou Espaço Limitado (José António Loureiro, 16’39”, PRT)
Mentes que Sentem (Ricardo Pinto Reis, Dânia Viana, 45′, PRT)
No es tan fácil (Pedro Irles, 7′, ESP)
Naquele Espaço Que Te Dei (Catarina Marmelo, Luís R. T. Matos, 8’16”, PRT)
No canto rosa (Claudia Rita Oliveira, 76′, PRT)
Rokh (Pegah Sajedi, 2’45”, IRA)
Sopa Fria (Marta Monteiro, 09’50”)
Zaj (Javad Ganji, 5’7”, IRA)