banner1813x1200-1.jpg

Sessão de abertura com Cine-performance de Ana Lua Caiano

O Festival abre portas ao público no próximo dia 10 de novembro, às 21h30 no TAGV, com cine-performance de Ana Lua Caiano e a projeção de 4 filmes alusivos à cultura popular portuguesa.

A marcar a abertura do Festival Caminhos 2023, a artista e compositora Ana Lua Caiano vai oferecer ao público uma homenagem à cultura tradicional e popular portuguesa, numa performance com o cinema patrimonial e a região centro em fundo.

Um início de festival que proporcionará ao espectador uma experiência visual e sonora que transcende o convencional, explorando a fusão musical através da junção da música tradicional portuguesa com música eletrónica e “sons do dia-a-dia”, em simultâneo com a projeção de 4 recuperações cinematográficas, em formato de curta documental e cinema doméstico, que exploram a comunidade e costumes regionais, reconstruindo a localidade e as pessoas, acompanhando as suas raízes populares na região centro-sul do país, nos anos 20 e 30.

Figueira da Foz, Rainha das Praias Portuguesas (Manuel Santos, DOC, 11′, 1930)
Locais de interesse turístico da Figueira da Foz: ruas, Casino, Grande Hotel de Portugal, Câmara Municipal, monumento de M. Fernandes Tomás, Palácio Alorna. Referência a localidades circundantes (Santa Comba Dão, Buçaco, Luso, Curia e Coimbra).

Colheita da Batata (Adriano Coelho, DOC, 4’42”, 1930)
Homens e mulheres semeiam e apanham batatas com a ajuda de cavalos (arado) e de instrumentos mecânicos (arrancador mecânico). Os custos da sua produção.

Imagens de Portugal 23 (Vários Realizadores, DOC, 10’26”, 1954)
O burgo de Monsaraz; Praia de Mira; Danças do Ribatejo; Representação do drama dos Reis Magos em Castelo Bom; Juramento de bandeira na Base Aérea nº 1; Montanhismo na serra da Estrela; Provas de esgrima em Lisboa; Porto x Benfica nas Antas.

Vinho do Porto (Adriano Ramos Pinto, 4′, 1937)
Filme publicitário.

S. Miguel, 1924 – Um Filme De Família (Charles Mallet, DOC, 6′, 1924)
Dia em casa de uma família em S. Miguel, Açores: apresentação dos elementos (família e amigos), atividades lúdicas, ensino em casa, reunião social, visita à propriedade.

A projecção dos filmes tem o apoio do FILMar, projecto de digitalização da Cinemateca Portuguesa, no âmbito do mecanismo de financiamento EEAGrants.

Os bilhetes já estão disponíveis aqui.

Related Posts