1. Definições
1.1. Os Caminhos do Cinema Português são um festival generalista de cinema focado na cinematografia contemporânea portuguesa, sendo um evento singular em Portugal pela forma como promove a exibição, discussão e a prática cinematográfica através da realização de secções competitivas, mostras paralelas, retrospetivas cinematográficas e ações pedagógicas e de formação profissional no plano teórico-prático.
1.2. O festival é idealizado por amantes e profissionais do mundo cinematográfico e visa dar visibilidade às diferentes produções nacionais, nos seus distintos registos técnicos e temáticos.
1.3. Ao nível conceptual os Caminhos do Cinema Português caracterizam-se por uma amplitude de registos que são o fidedigno registo do panorama da produção cinematográfica nacional anual, promovendo-se como um ponto de encontro de “todo o cinema português”.
1.4. Os Caminhos do Cinema Português pretendem ser aquilo que o nome transmite, a súmula dos diferentes caminhos que a cinematografia nacional percorre. Não existe um só caminho, disso mesmo nos damos conta quando os podemos enumerar, a saber: cinema de autor, cinema comercial, cinema para crianças e a vídeo arte. O cinema português enquadra-se nos mais variados escalões etários e registos estilísticos de que a história do cinema nos pode dar conta.
1.5. O festival é uma iniciativa organizada pela Caminhos do Cinema Português – Associação de Artes Cinematográficas de Coimbra.
2. Objetivos
2.1. Os Caminhos do Cinema Português têm como finalidade geral do projeto reforçar o acesso à cultura cinematográfica Portuguesa, promovendo a sua divulgação, e os elementos para a sua comparação e compreensão.
2.2. Em cada edição o projeto deverá reforçar os laços de comunidade e identidade local existentes, promovendo a integração numa identidade e comunidade nacional.
2.3. O festival procura promover elementos para a comparação e compreensão da cinematografia portuguesa no contexto global, olhando aos contextos de produção cinematográfica profissional, académica e da cinefilia em geral.
2.4. O festival promove a formação dos públicos na literacia cinematográfica pelo meio de atividades de investigação, ensino e prática de produção.
3. Secções Competitivas
O festival Caminhos do Cinema Português apresenta três secções competitivas:
-
-
-
- Seleção Caminhos;
- Seleção Ensaios;
- Outros Olhares.
-
-
3.1. A Seleção Caminhos é dedicada a toda a cinematografia nacional de produção e co-produção profissional, consagrando nesta secção todos os géneros cinematográficos.
3.2. A Seleção Ensaios é dedicada a filmes produzidos em contexto académico ou de formação técnica e profissional (Escolas de Cinema, Audiovisual e Multimédia do Ensino Secundário e Superior) e pretende conferir um espaço a todos os realizadores, que em Portugal e a nível Internacional, almejam ser os criadores de amanhã.
3.2.1. Considera-se “Ensaio Nacional” todos os títulos produzidos por instituição sediada em território português, independentemente da nacionalidade do autor.
3.2.2. Considera-se “Ensaio Internacional” todos os títulos produzidos em instituição estrangeira, independentemente da nacionalidade do autor.
3.3. A secção competitiva Outros Olhares representa um espaço reservado a abordagens inovadoras sobre a prática e o exercício cinematográfico promovendo o derrube do cânone e a procura de novas linguagens.
3.4. As obras a apresentar nas secções competitivas são sujeitas a seleção da responsabilidade da organização.
4. Mostras Paralelas
Como forma de reforçar a cinematografia oferecida a públicos específicos o festival promove ainda a realização de mostras paralelas, não competitivas, nomeadamente:
4.1. Juniores
A captação de um público jovem para o cinema português é fundamental, pelo que desta forma os Caminhos Juniores pretendem manter um espaço reservado à participação das escolas no festival. Esta secção apresenta-se como um serviço educativo, tendo por base que apenas a experimentação in loco de muitos minutos de pura magia para estas crianças tornará possível a criação de hábitos de consumo desde a infância no que diz respeito ao cinema português.
4.2. Juvenis
O cinema tem um importante papel na instrução cultural do seu espectador. Existem filmes que, devido à sua ligeireza temática e técnica, servem meramente para entreter quem o vê, fazendo esquecer, não pensar, não conhecer. Os Caminhos propõem-se com esta secção a levar ao público juvenil uma filmografia relevante para a construção de juízo crítico e conhecimento da cinematografia portuguesa contemporânea.
4.3. Séniores
Os Caminhos do Cinema Português conscientes de que, nos dias de hoje, é cada vez mais difícil encontrar iniciativas em que este segmento da população possa participar. Pretende-se oferecer uma filmografia que, para além de uma componente cultural tenha igualmente um papel importante de cariz social e de integração na sociedade.
4.4. Filmes do Mundo
Nesta mostra oferece-se ao público uma programação heterogénea cruzando ficção, documentário e animação no formato de curta e longa metragem ao longo de um eixo temático predominante, onde os elos comunitários da lusofonia e as co-produções portuguesas terão maior destaque.
4.5. Turno da Noite
Produções atuais, independentes e com conotação marginal e explícita. Do erotismo ao horror, do sexo ao sangue, do prazer ao medo, passando pelo fantástico.
O festival poderá criar novas secções temáticas especiais em função das propostas que nos chegam em cada edição.
5. Admissão
5.1. Apenas serão admitidos os filmes de produção ou co-produção nacional, concluídos nos 14 meses que antecedem o término das inscrições.
5.1.1. Excepcionalmente são aceites produções internacionais na Seleção Ensaios, Filmes do Mundo e Juniores
5.1.1.1 Os filmes internacionais propostos aos Caminhos Juniores deverão ser adequados à faixa etária dos 4 aos 10 anos de idade, falados em língua portuguesa ou sem diálogos.
5.1.2. Os filmes com diálogos em língua estrangeira deverão ser legendados em português.
5.2. Poderão ainda inscrever-se os filmes produzidos em data anterior à supracitada que não tenham sido ainda objeto de exibição em circuitos comerciais ou alternativos.
5.2.1. Por circuitos alternativos entenda-se que o filme foi distribuído por cineclubes, auditórios municipais, universidades ou outros espaços públicos num total superior a duas exibições.
5.3. Cada realizador/produtor pode inscrever no festival um número ilimitado de filmes, desde que respeitem as normas do presente regulamento.
5.4. As inscrições decorrem exclusivamente na plataforma FilmFreeway, pelo sítio www.filmfreeway.com/caminhos.
5.5. Não serão aceites filmes inscritos em edições anteriores do Festival.
5.6. Os filmes inscritos poderão integrar outras sessões ou secções do festival, incluindo não competitivas, salvaguardando-se a intenção do proponente quanto ao género.
5.7. Os filmes inscritos admitidos no programa do festival poderão integrar mais do que uma sessão.
5.8. São classificadas como curtas-metragens todas obras com menos de 60 minutos.
6. Prazos
6.1. A data limite de inscrição de Filmes e envio de Cópias para pré-seleção do Festival é 30 de Junho de cada ano. Os filmes selecionados serão notificados, por via de plataforma filmfreeway e e-mail, até 15 de Setembro.
6.1.1. O festival não garante o visionamento e apreciação de filmes recebidos após o prazo de inscrição.
6.2. A data limite para o envio de cópias para exibição é o dia 15 de Outubro.
6.3. O festival não efetuará qualquer pagamento relativo à exibição de filmes.
6.4. Custos de Inscrição
6.4.1. Filmes nacionais:
6.4.1.1. Early Bird – Até 30 de abril:
-
-
-
-
- Longas Metragens – 5€
- Curtas-Metragens – 2,5€
-
-
-
6.4.1.2. Regular – De 1 a 30 de maio:
-
-
-
-
- Longas Metragens – 10€
- Curtas-Metragens – 5€
-
-
-
6.4.1.3. Final – A partir de 1 de junho:
-
-
-
-
- Longas-Metragens – 20€
- Curtas-Metragens – 10€
-
-
-
6.4.2. Filmes internacionais:
6.4.2.1. Early Bird – Até 30 de abril:
-
-
-
-
- Longas Metragens – 25€
- Curtas Metragens – 15€
-
-
-
6.4.2.2. Regular – De 1 a 30 de maio:
-
-
-
-
- Longas Metragens – 35€
- Curtas Metragens 20€
-
-
-
6.4.2.3. Final – A partir de 1 de junho:
-
-
-
-
- Longas Metragens – 50€
- Curtas Metragens 25€
-
-
-
6.5. Os custos de inscrição para estudantes inscritos no ano lectivo transato à edição do festival, que apresentem certificado de matrícula, são reduzidos em 50%. Estes deverão contactar a organização nesse sentido pelo e-mail filmes@caminhos.info enviando o nome do(s) filme(s) e certificado de matrícula.
6.6. Na plataforma filmfreeway serão apresentados os custos de inscrição finais. Para usufruir das condições “Early Bird” e “Regular” deverá utilizar os vouchers disponibilizados em www.caminhos.info.
7. Aceitação
7.1. Os proponentes serão informados da aceitação das suas obras e terão de enviar, via e-mail ou correio, os seguintes elementos:
-
-
-
- Biofilmografia do Realizador.
- Cópia de exibição em DCP.
- Ficha Técnica Completa do Filme.
- Fotografia do Realizador, de Cena, do Filme e Poster do Filme.
- Trailer ou Excerto de 2 minutos do filme.
-
-
7.2. O envio dos materiais, quando a opção for via eletrónica, deverá ser efetuado para filmes@caminhos.info.
7.3. O Assunto deverá conter o nome do(s) filme(s) proposto(s) e o nome do Realizador.
7.4. A cópia de exibição (DCP) para projeção, em caso de suporte físico, deverá ser enviada para:
Caminhos do Cinema Português
“NOME DA SECÇÃO EM QUE PARTICIPA”
Rua Padre António Vieira, Edifício AAC – 1º Andar, Sala do CEC
3000-315 Coimbra
8. Transportes e Seguros das Obras
8.1. O envio das Cópias de Exibição dos filmes selecionados é assumido pelo Festival.
8.2 A devolução dos filmes programados é da responsabilidade do seu proponente.
8.3. O proponente deverá, aquando do envio das cópias de exibição, indicar o meio pelo qual deseja que estas sejam devolvidas. No caso de omissão dessa indicação, as cópias serão devolvidas pela transportadora do festival a expensas destes.
8.4. Todos os filmes a exibir nas secções competitivas deverão permanecer no festival até ao seu fim, só se procedendo à sua devolução após o término do mesmo.
8.5. A organização responsabiliza-se pelo seguro das cópias desde a sua chegada até à sua devolução.
9. Júri
9.1. Cada Júri será constituído por um painel de individualidades, tanto nacionais como estrangeiras, de reconhecido mérito pela sua contribuição para o desenvolvimento do Cinema, Cultura ou da sociedade em geral.
9.2. A constituição de cada equipa de Júri será anunciada no sítio web do festival atempadamente.
9.3. O Júri pode atribuir Menções Honrosas, até ao máximo de uma por cada Prémio.
9.3.1. Não serão atribuídas menções honrosas aos Prémios Técnico-Artísticos.
9.4. O Júri não atribui Prémios em ex aequo.
9.5. Das decisões do júri serão lavradas atas justificando as opções tomadas.
9.5.1. É reservado ao Júri o direito à não atribuição de qualquer um dos Prémios em competição sob justificação em acta de reunião.
9.5.2. É vedado ao Júri a atribuição de qualquer prémio além dos previstos no regulamento do festival.
9.5.3. Em caso de conflito de interesses, deverá o jurado excluir-se de decisões sobre títulos que tenham incluído a sua participação, devendo ainda ficar lavrado em acta.
9.6. Os filmes presentes na Seleção Caminhos serão avaliados pelas seguintes equipas:
9.6.1. Júri Caminhos
9.6.2. Júri FIPRESCI
9.7. Os filmes presentes na Seleção Ensaios serão avaliados pelas seguintes equipas:
9.7.1. Júri Ensaios
9.7.1.1. O Júri Ensaios avalia os filmes nacionais.
9.7.2. Júri Universitário
9.7.2.1. O Júri Universitário é constituído por membros da comunidade académica de áreas afins à prática artística, estreitando o contacto entre a comunidade académica nacional e os criadores internacionais.
9.7.2.2. O Júri Universitário avalia todos os filmes presentes na Seleção Ensaios.
9.8. Os filmes presentes na Seleção Outros Olhares serão avaliados pelo Júri Outros Olhares composto por personalidades com atividade no ensino, investigação, prática ou divulgação artística.
10. Prémios
Os filmes presentes nas Secções Competitivas do festival concorrem aos seguintes prémios:
10.1. Prémio do Público
10.1.1. O Prémio do Público é transversal a todas as seleções competitivas, sendo atribuído mediante o escrutínio e o cálculo da média aritmética ponderada expressa pelos espectadores, em boletim de voto próprio, no final de cada sessão.
10.2. Seleção Caminhos
10.2.1. Prémios Oficiais:
10.2.1.1. Grande Prémio “Cidade de Coimbra”;
10.2.1.2. Prémio Melhor Ficção;
10.2.1.3. Prémio Melhor Documentário;
10.2.1.4. Prémio Melhor Animação;
10.2.1.5. Prémio Revelação;
10.2.1.5.1. O Prémio Revelação deverá premiar o trabalho de novos intervenientes no panorama cinematográfico que se destaquem em qualquer área artística.
10.2.2. Prémios Técnico-Artísticos
10.2.2.1. Melhor Argumento;
10.2.2.2. Melhor Banda Sonora;
10.2.2.2.1. Dever-se-á valorizar a criação de bandas sonoras originais face ao uso de música já criada.
10.2.2.3. Melhor Caracterização;
10.2.2.4. Melhor Cartaz;
10.2.2.5. Melhor Direção Artística;
10.2.2.6. Melhor Fotografia;
10.2.2.7. Melhor Figurinos;
10.2.2.8. Melhor Interpretação Secundária;
10.2.2.9. Melhor Interpretação;
10.2.2.10. Melhor Montagem;
10.2.2.11. Melhor Realização;
10.2.2.12. Melhor Som.
10.2.3. Prémio FIPRESCI
10.3. Seleção Ensaios
10.3.1. Prémio para Melhor Ensaio Nacional
10.3.2. Prémio para Melhor Ensaio Nacional de Animação
10.3.3. Prémio Universidade de Coimbra para Melhor Filme da Seleção Ensaios
10.4. Seleção Outros Olhares
10.4.1. Outros Olhares – Melhor Filme
10.5. Ethos
10.5.1. Prémio a atribuir a cada cinco edições, com o escopo de reconhecer e enaltecer uma figura de mérito do mundo cinematográfico português. Atribuído pela organização do Festival, este prémio pretende reconhecer publicamente personalidades que abriram novos caminhos cinematográficos e que tenham criado novos valores e oportunidades. A próxima atribuição acontecerá na XXX edição do festival.
10.6. Os prémios podem incluir uma componente monetária ou em espécie, dependendo dos patrocinadores do Festival.
11. Lista Prioritária de Festivais e Prémios
O festival Caminhos do Cinema Português integra a Lista de Festivais e Prémios Prioritários do Instituto do Cinema e Audiovisual – I.P., sendo a participação e premiação neste evento um fator de valorização dos profissionais do cinema, bem como os filmes selecionados serão elegíveis ao Programa de Apoio à Divulgação e Promoção Internacional de Obras Nacionais.
12 . Publicidade
O produtor ou detentor dos direitos de exibição do filme que tenha recebido prémio(s) nos Caminhos do Cinema Português compromete-se a mencionar o festival e usar a sua marca em toda a publicidade e material de imprensa ou promoção que seja produzido posteriormente à atribuição do prémio ao filme.
13. Extensões
Os filmes admitidos, podem integrar a programação de extensões do festival nos seis meses após o evento. As extensões do festival podem decorrer com exibições em sala ou integrando plataforma online programada pelo festival. Caso não autorize que o filme integre a extensão deve enviar um e-mail para filmes@caminhos.info até 01 de Outubro.
14. Outras Disposições
14.1. Os filmes inscritos no festival serão incluídos na videoteca do Festival, ficando as entidades organizadoras autorizadas a usá-las nas suas atividades, durante e após o festival, em brochuras, publicidade, internet, e ainda para outros fins promocionais ou educacionais, salvo indicação expressa em contrário no momento da candidatura.
14.2. Todos os filmes selecionados poderão ser consultados durante o festival por profissionais acreditados junto da organização.
14.3. Para qualquer outra utilização da obra além das previstas em regulamento, será sempre solicitado o consentimento por escrito dos proponentes.
15. Casos Omissos
15.1. A organização do festival reserva-se o direito de decidir sobre os casos não previstos no presente Regulamento bem como proceder a necessárias alterações, dando conhecimento atempado a todos os interessados.
15.2. Decidir condições excepcionais que permitam a seleção de um filme que não respeite integralmente as cláusulas deste Regulamento.
16. Disposição Final
A inscrição para pré-seleção e participação nas diferentes secções competitivas e paralelas do festival Caminhos do Cinema Português implica a leitura e aceitação plena deste Regulamento e da participação dos títulos propostos no festival.
Coimbra, 01 de Janeiro de 2024.
- Definitions
1.1. Caminhos do Cinema Português is a generalist film festival focused on contemporary Portuguese cinematography, unique in Portugal for promoting film exhibition, discussion, and practice through competitive sections, parallel showcases, film retrospectives, and educational and professional training activities, both theoretical and practical.
1.2. The festival is conceived by lovers and professionals of the cinematographic world and aims to give visibility to the different national productions, in their distinct technical and thematic registers.
1.3. Conceptually, Caminhos do Cinema Português is characterized by a range of genres that are a faithful record of the panorama of annual national film production, promoting itself as a meeting point for all kinds of portuguese cinema..
1.4. Caminhos do Cinema Português aims to be what its name conveys, the sum of the different genres and expressions that characterize Portuguese cinematography. Portuguese cinema fits into the most varied age groups and stylistic registers that the history of cinema can account for.
1.5. The festival is an initiative organized by Caminhos do Cinema Português – Associação de Artes Cinematográficas de Coimbra, with the co-organization of the Centro de Estudos Cinematográficos of the Associação Académica de Coimbra.
- Objectives
2.1. The general purpose of Caminhos do Cinema Português is to strengthen access to Portuguese cinematographic culture, promoting its dissemination and the elements for its comparison and understanding.
2.2. Each edition of the project should reinforce existing community and local identity ties, promoting integration into a national identity and community.
2.3. The festival seeks to promote elements for the comparison and understanding of Portuguese cinematography in the global context, looking at the contexts of professional, academic, and general cinephilia in cinematographic production.
2.4. The festival promotes audience education in film literacy through research, teaching, and film production practice.
- Competitive Sections
The Caminhos do Cinema Português festival presents three competitive sections:
-
-
- Selection Caminhos;
- Selection Essays;
- Selection Another Glance.
-
3.1. The Selection Caminhos is dedicated to all national production and professional co-production, consecrating all cinematographic genres in this section.
3.2. The Selection Essays is dedicated to films produced in an academic context or technical and professional training (Schools of Cinema, Audiovisual and Multimedia of Secondary and Higher Education) and aims to provide space for all directors, in Portugal and internationally, who aspire to be tomorrow’s creators.
3.2.1. “National Essay” is considered all titles produced by an institution based in Portuguese territory, regardless of the director/student’s nationality.
3.2.2. “International Essay” is considered all titles produced by a foreign institution, regardless of the director/student’s nationality.
3.3. The competitive section Another Glance represents a space reserved for innovative approaches to the practice and exercise of cinematography, promoting the breakdown of the canon and the search for new languages.
3.4. The works to be presented in the competitive sections result from a pre-selection by the organization.
- Parallel Showcases
As a way to reinforce the cinematography offered to specific audiences, the festival also promotes the realization of parallel, non-competitive showcases, namely:
4.1. Juniors
Attracting a young audience for Portuguese cinema is essential, so in this way Caminhos Juniors intend to maintain a space reserved for the participation of schools in the festival. This section presents itself as an educational service, based on the fact that only the in loco experimentation of many minutes of pure magic for these children will make it possible to create consumption habits from childhood regarding Portuguese cinema.
4.2. Youth
Cinema plays an important role in the cultural instruction of its viewers. There are films that, due to their thematic and technical lightness, serve merely to entertain the viewer, making them forget, not think, not know. Caminhos proposes with this section to bring to the young audience a filmography relevant to the construction of critical judgment and knowledge of contemporary Portuguese cinematography.
4.3. Seniors
Caminhos do Cinema Português, aware that it is increasingly difficult to find initiatives in which this segment of the population can participate, intends to offer a filmography that, in addition to a cultural component, also has an important social role and integration in society.
4.4. Films of the World
This showcase offers the public a heterogeneous program crossing fiction, documentary and animation in short and feature film format along a predominant thematic axis, where the community links of lusophony and Portuguese co-productions will be more prominent.
4.5. Night Shift
Current independent productions with marginal and explicit connotations. From eroticism to horror, from sex to blood, from pleasure to fear, through the fantastic.
The festival may create new special thematic sections based on the proposals that come to us in each edition.
- Admission
5.1. Only films of national production or co-production, completed in the 14 months preceding the end of the registrations, will be admitted to the competitive sections.
5.1.1. International productions are exceptionally accepted in the Selection Essays.
5.1.2. Films with dialogues in a foreign language must be subtitled in Portuguese.
5.2. Films produced before the above-mentioned date that have not yet been exhibited in commercial or alternative circuits may also be registered.
5.2.1. By alternative circuits, it is understood that the film has been distributed by film clubs, municipal auditoriums, universities, or other public spaces in more than two exhibitions.
5.3. Each director/producer may register an unlimited number of films in the festival, provided they comply with the rules of this regulation.
5.4. Registrations are exclusively on the FilmFreeway platform, at www.filmfreeway.com/caminhos.
5.5. Films registered in previous editions of the Festival will not be accepted.
5.6. Registered films may be part of other sessions or sections of the festival, including non-competitive ones, safeguarding the proponent’s intention regarding the genre.
5.7. Registered films admitted to the festival program may be part of more than one session.
5.8. All works less than 60 minutes long are classified as short films.
- Deadlines
6.1. The deadline for Film Registration and Sending Copies for pre-selection of the Festival is June 30th of each year. Selected films will be notified, via FilmFreeway platform or e-mail, by September 15th.
6.1.1. The festival does not guarantee the viewing and evaluation of films received after the registration deadline.
6.2. The deadline for sending copies for exhibition is October 15th.
6.3. The festival will not make any payment related to the exhibition of films in competition.
6.4. Registration Costs
6.4.1. National films:
6.4.1.1. Early Bird – Until April 30th:
Feature Films – 5€
Short Films – 2.5€
6.4.1.2. Regular – From May 1st to 30th:
Feature Films – 10€
Short Films – 5€
6.4.1.3. Final – From June 1st:
Feature Films – 20€
Short Films – 10€
6.4.2. International films:
6.4.2.1. Early Bird – Until April 30th:
Feature Films – 25€
Short Films – 15€
6.4.2.2. Regular – From May 1st to 30th:
Feature Films – 35€
Short Films – 20€
6.4.2.3. Final – From June 1st:
Feature Films – 50€
Short Films – 25€
6.5. The registration costs for students enrolled in the academic year preceding the festival edition, who present a registration certificate, are reduced by 50%. They should contact the organization in this regard by emailing filmes@caminhos.info sending the name of the film(s) and registration certificate;
6.6. On the FilmFreeway platform, the final registration costs will be presented. To benefit from the “Early Bird” and “Regular” conditions, you should use the vouchers available at www.caminhos.info.
- Acceptance
7.1. Proponents will be informed of the acceptance of their works and will have to send, via email or mail, the following elements:
-
-
- Director’s Biofilmography.
- Exhibition copy in DCP.
- Complete Technical Sheet of the Film.
- Photograph of the Director, Scene, Film, and Film Poster.
- Trailer or 2-minute excerpt of the film.
-
7.2. The sending of materials, when the option is electronic, should be done to filmes@caminhos.info.
7.3. The Subject should contain the name of the proposed film(s) and the Director’s name.
7.4. The exhibition copy (DCP) for projection, in case of physical support, should be sent to:
Caminhos do Cinema Português
“NAME OF THE SECTION PARTICIPATING IN”
Rua Padre António Vieira, Edifício AAC – Piso 1, Sala do CEC
3000-315 Coimbra
- Transportation and Insurance of Works
8.1. The sending of Exhibition Copies of selected films is assumed by the Festival.
8.2 The return of programmed films is the responsibility of its proponent.
8.3. The proponent must, when sending the exhibition copies, indicate the means by which they wish these to be returned. In case of omission of this indication, the copies will be returned by the festival’s carrier at their expense.
8.4. All films to be shown in the competitive sections must remain at the festival until its end, and their return will be processed after its conclusion.
8.5. The organization is responsible for insuring the copies from their arrival until their return.
- Jury
9.1. Each Jury will be composed of a panel of national and foreign personalities, recognized for their contribution to the development of Cinema, Culture, or society in general.
9.2. The composition of each Jury team will be announced on the festival’s website in due time.
9.3. The Jury may decide to award Honorable Mentions, up to a maximum of one for each Prize.
9.3.1. Honorable Mentions will not be awarded for Technical-Artistic Prizes.
9.4. The Jury will not award prizes ex aequo.
9.5. Jury decisions will be recorded in minutes justifying the choices made.
9.5.1. The Jury reserves the right not to award any of the prizes in competition, with justification in the minutes of the meeting.
9.5.2. The Jury is prohibited from awarding any prize beyond those provided in the festival’s regulations.
9.5.3. In case of a conflict of interest, the jury member must exclude themselves from decisions about titles that have included their participation, and it must also be recorded in minutes.
9.6. Films present in the Selection Caminhos will be evaluated by the following teams:
9.6.1. Jury Caminhos
9.6.2. Jury FIPRESCI
9.6.2.1 The FIPRESCI Jury will consist of members of the International Federation of Film Critics.
9.7. Films present in the Selection Essays will be evaluated by the following teams:
9.7.1. Jury Essays
9.7.1.1. The Jury Essays evaluates national films.
9.7.2. University Jury
9.7.2.1. The University Jury is made up of members of the academic community in areas related to artistic practice, bridging the gap between the national academic community and international creators.
9.7.2.2. The University Jury evaluates all films present in the Selection Essays.
9.8. Films present in the Selection Other Views will be evaluated by the Jury Other Views composed of personalities active in teaching, research, practice, or artistic dissemination.
- Prizes
The films present in the Competitive Sections of the festival compete for the following prizes:
10.1. Audience Prize “Crisótubos”
10.1.1. The Audience Prize is transversal to all competitive selections, awarded through the scrutiny and calculation of the weighted arithmetic average expressed by the audience, in a proper voting bulletin, at the end of each session.
10.2. Selection Caminhos
10.2.1. Official Prizes:
10.2.1.1. Great Prize “City of Coimbra”;
10.2.1.2. Best Fiction Prize;
10.2.1.3. Best Documentary Prize;
10.2.1.4. Best Animation Prize;
10.2.1.5. Revelation Prize;
10.2.1.5.1. The Revelation Prize should reward the work of new participants in the national cinematographic panorama that stands out unequivocally from the qualitative point of view in any artistic area.
10.2.2. Technical-Artistic Prizes
10.2.2.1. Best Script;
10.2.2.2. Best Soundtrack;
10.2.2.2.1. The creation of original soundtracks should be valued over the use of already created music.
10.2.2.3. Best Characterization;
10.2.2.4. Best Poster;
10.2.2.5. Best Art Direction;
10.2.2.6. Best Photography;
10.2.2.7. Best Costumes;
10.2.2.8. Best Secondary Performance;
10.2.2.9. Best Performance;
10.2.2.10. Best Editing;
10.2.2.11. Best Direction;
10.2.2.12. Best Sound.
10.2.3. FIPRESCI Prize
10.3. Selection Essays
10.3.1. Prize for Best National Essay
10.3.2. Prize for Best National Animation Essay
10.3.3. University of Coimbra Prize for the Best Film from Selection Essays
10.4. Selection Another Glance
10.4.1. Another Glance – Best Film
10.5. Ethos
10.5.1. Prize awarded every five editions, with the aim of recognizing and praising a figure of merit in the Portuguese cinematographic world. Awarded by the Festival organization, this prize intends to publicly recognize personalities who have opened new cinematographic paths and created new values and opportunities. The next award will be given at the XXX edition of the festival.
10.6. The prizes may include a monetary or in-kind component, depending on the Festival’s sponsors.
- Priority List of Festivals and Awards
The Caminhos do Cinema Português festival is part of the Priority Festivals and Awards List of the Instituto do Cinema e Audiovisual – I.P., and participation and awarding in this event is a factor in the valorization of cinema professionals, as well as the selected films will be eligible for the Support Program for the Dissemination and International Promotion of National Works.
- Advertising
The producer or holder of the exhibition rights of the film that has received an award(s) at Caminhos do Cinema Português commits to mentioning the festival and using its brand in all advertising and press or promotional material that is produced after the award of the prize to the film.
- Extensions
The admitted films may be part of the festival’s programming extensions in the six months following the event. The festival’s extensions can take place with exhibitions in theaters or integrating an online platform programmed by the festival. If you do not authorize the film to be part of the extension, you must send an email to filmes@caminhos.info by October 1st.
- Other Provisions
14.1. Films registered in the festival will be included in the Festival’s video library, with the organizing entities authorized to use them in their activities, during and after the festival, in brochures, advertising, internet, and for other promotional or educational purposes, unless expressly indicated otherwise at the time of application.
14.2. All selected films can be consulted during the festival by professionals accredited by the organization.
14.3. For any other use of the work beyond those provided in the regulations, written consent will always be requested from the proponents.
- Omissions
15.1. The festival organization reserves the right to decide on cases not foreseen in this Regulation and to make necessary changes, giving timely notice to all interested parties.
15.2. Decide on exceptional conditions that allow the selection of a film that does not fully comply with the clauses of this Regulation.
- Final Provision
Registration for pre-selection and participation in the different competitive and parallel sections of the Caminhos do Cinema Português festival implies reading and full acceptance of this Regulation and the participation of the proposed titles in the festival.
Coimbra, January 1, 2024.