No dia 26 de novembro, o Festival Caminhos do Cinema Português na Seleção Caminhos apresenta “Invisível Herói” de Cristèle Alves Meira. Esta curta conta a história de Duarte invisual de 50 anos que procura por Leandro, o seu amigo imigrante cabo-verdiano desaparecido. Também inserido nesta sessão é apresentado o documentário “Serpentário” de Carlos Conceição. Um viajante chega vindo do céu à procura de redenção. A história avança com uma narração que se divide entre a voz do protagonista sem nome e uma voz feminina, de quem não se conhece o rosto ou condição. A sessão começa às 21:45 no Teatro Académico de Gil Vicente. Referência ainda para Linhas Tortas, de Rita Nunes, às 15:00.
É um dia recheado de convidados especiais que possibilitam ao público o contacto directo com os criadores do nosso cinema. Estarão presentes Mariana Gaivão, realizadora do filme “Ruby”, Rui Esperança, realizador de “Os Inúteis” e “18”, bem como Marta Fatal e Rafael Marques, também do filme “Os Inúteis”, representando o “Último Acto”, a realizadora Maria Hespanhol e Ricardo Almeida, e, por fim, Cristèle Alves Meira, realizadora, e Duarte Pina, actor, de “Invisível Herói.
Na Selecção Ensaios, destaque para a exibição de “The Hood”, um found footage sobre o processo criativo de um jovem actor que visita Compton (nos arredores de Los Angeles) e aprende mais do que desejava, de Patrícia Vidal Delgado, uma cineasta cujo percurso formativo é possível acompanhar ao longo das várias edições dos caminhos e que agora se especializa na Universidade da Califórnia. “Sort Sol” é igualmente destaque nesta exibição. A curta-metragem alemã retrata o ano de 2083 num soturno futuro pleno de eficiência, até que surge um momento de revelação. Estarão presentes na sessão Jakob Krüger, pós-produtor, e Rico Mahel, realizador, do filme “Sort Sol“.
No que diz respeito à seleção Caminhos Mundiais, serão exibidos: “The Dakota Family” de Toni Hilgersson. A história de uma família que tem que de se unir; “Hapless Hans”, uma curta de Rena Dumont, contrasta uma Checoslováquia totalitária a uma Alemanha de prosperidade económica; e a sessão acaba com “Rough Remote Rumble”, de Jorge López Navarrete, a preto e branco, conta a história de um pedreiro que regressa à sua terra natal para dar um fim digno aos restos do passado da sua família.
Nas Reposições, “Um Punk chamado Ribas” de Paulo Antunes passa pelas 22:00 no Cinema NOS (Alma Shopping). Homenagem a João Ribas, um dos principais impulsionadores do punk no nosso país. Conta com a participação de colegas, amigos, familiares e radialistas do músico.
TERÇA, 26 DE NOVEMBRO
15:00
★ Seleção Caminhos
TAGV
A Era das Ovelhas 5’
Eva Mendes, Sara Augusto e Joana de Rosa
Os Inúteis 21’
Rui Esperança
Último Acto 18’
Marisa Hespanhol
Linhas Tortas * 68’
Rita Nunes (fora de competição)
17:30
★ Seleção Caminhos
TAGV
Ruby 24’
Mariana Gaivão
Cerro dos Pios 82’
Miguel de Jesus
★ Seleção Ensaios
Cinemas NOS Alma Shopping
The Elephants Will Be Happy 07’
Lucas Roussel, Charlotte Brun, Loïc Frimat, Vincent Labis, Adrien Lannoy e Alice Lepoutre, França
What Really Goes Through Our Minds: The Times They Are A-Changin 07’
Gonçalo Nogueiro Neves e Valentina Caetano, Portugal
The Hood 10’
Patrícia Vidal Delgado, EUA
The Chef 20’
Hao Zheng, EUA
The Act of Devouring 24’
Emir Ziyalar, República Checa
Sort Sol 29’
Rico Mahel, Alemanha
Los Viejos Heraldos 23’
Luis Alejandro Yero, Cuba
★ Outros Olhares
Mini-Auditório Salgado Zenha
Ex-Venus in Furs 16’
João Martinho
Infância, Adolescência, Juventude 93’
Rúben Gonçalves
21:45
★ Seleção Caminhos
TAGV
Invisível Herói 27’
Cristèle Alves Meira
Serpentário 85’
Carlos Conceição
22:00
Caminhos Mundiais
Mini-Auditório Salgado Zenha
The Dakota Family 29’
Toni Hilgersson, Bélgica
Hapless Hans 29’
Rena Dumont, Alemanha
Rough Remote Rumble 74’
Jorge Lopez Navarette, Espanha
Reposições
Cinemas NOS Alma Shopping
★ Um Punk Chamado Ribas 107’
Paulo Antunes
00:00
After Party
Aqui Base Tango / ODD