30383773154_97e89065c6_h-1081x720.jpg

Premiados 22ª edição


Os vencedores da XXII edição dos Caminhos Film Festival, já foram anunciados e os filmes Zeus de Paulo Filipe Monteiro e Cartas de Guerra de Ivo M. Ferreira são os que arrecadam mais prémios. O Grande Prémio do Festival Portugal Sou Eu, foi atribuído a Chatear-me ia morrer tão joveeem…, de Filipe Abranches. A cerimónia de entrega de prémios aconteceu no dia 26 de novembro às 21h45 no Teatro Académico de Gil Vicente.

O júri da Selecção Caminhos, constituído por Rita Salema, Paulo Peralta, João Tordo, Luís Gaspar, Teresa Tavares e Margarida Leitão já decidiram por unanimidade os vencedores da principal secção do festival. O Grande Prémio do Festival, Portugal Sou Eufoi atribuído a Filipe Abranches por Chatear-me-ia Morrer tão Joveeeeeeem…que o júri premiou pela actualidade e pertinência do tema e originalidade do traço do seu autor.

O filme Cartas de Guerra recebeu o galardão de Melhor Longa-Metragem pela recriação poética, literária e humana do avassalador passado colonial português, o Melhor Argumento Adaptado para Ivo Ferreira e Edgar Medina, pela corajosa interpretação do universo pessoal de um dos maiores escritores portugueses. O filme foi ainda premiado com prémio Melhor Som (Tiago Matos e Ricardo Leal)pela complexidade das texturas na recriação de um ambiente de guerra na África Portuguesa, a Melhor Montagem (Sandro Aguillar)pelo minucioso trabalho de coerência e construção narrativa e ainda o galardão para Melhor Fotografia para João Ribeiro pela poderosa criação de uma identidade visual de Portugal e das colónias durante a Guerra do Ultramar.

Já o filme ZEUS arrecadou 4 galardões nas categorias de Melhor Actor atribuído a Sinde Filipe pelo compromisso e seriedade na interpretação de uma importante personalidade da História de Portugal e Melhor Actor Secundário a Miguel Cunha pela complexa e inteligente composição com que desempenha um retrato fidedigno a uma época. O filme recebeu ainda os prémios para Melhor Caracterização, Sara Menitra, pela qualidade de reconstituição do estilo de uma época, e Melhor Guarda-Roupa para Sílvia Grabowski pelo rigor, a qualidade e a criatividade do guarda-roupa.

Filme Refrigerantes e Canções de Amor arrecadou os prémios para Melhor Banda Sonora Original de Filipe Raposo, pela simbiose entre a música original e as canções que marcaram uma época e geração em Portugal e Melhor Direcção Artística de Artur Pinheiro pela construção de um divertido imaginário visual que dá cor à realidade.

A lista de galardões da Selecção Caminhos fica completa, com os prémios para Melhor Realizador, atribuído a Rita Azevedo Gomes por Correspondência, pela originalidade da abordagem ao universo da poesia portuguesa. O Melhor Argumento Original, para João Nicolau e Mariana Ricardo por John From, pelo potencial onírico e imaginário descoberto a partir do quotidiano. O Melhor Actriz, para Ana Padrão pelo seu desempenho no filme Campo de Víboras, pela composição intensa e brutal de uma mulher em situação limite. Melhor Actriz Secundária para Elizabete Piecho por O Pecado de Quem nos Ama, pelo retrato pungente, inesperado e transformador de uma mulher numa ruralidade opressiva. O Prémio Revelação atribuído a Leonor Teles por A Balada do Batráquio, pela coragem, aparente leveza e rebeldia com que aborda um dostemas mais preocupantes da actualidade. Melhor Animação para José Miguel Ribeiro por Estilhaços, memória das marcas profundas que são transmitidas geracionalmente.

O prémio Melhor Documentário para Rui Eduardo Abreu, Thierry Besseling e Loïc Tanson por Eldorado, uma viagem crua e despojada pela realidade da emigração e da saudade. Melhor Curta-Metragem foi para Cristele Alves Meira por Campo de Víboras, pela genialidade da abordagem ao universo rude dos inadaptados. Por fim, a Menção Honrosa Curta-Metragem, que foi atribuída a Menina de Simão Cayatte pela originalidade do ponto de vista e a surpreendente construção narrativa.

Os Caminhos estenderam a passadeira vermelha no dia 26às 21h45 no Teatro Académico de Gil Vicente. Esta última sessão é o culminar de 8 dias de festival, onde o público fica a conhecer oficialmente todos os vencedores das mais diversas categorias apreciadas pelos diversos grupos de jurados desta edição e respectiva entrega dos galardões.
Nesta sessão é também divulgado o vencedor do prémio do público “Chama Amarela” numa votação que decorre em todas as sessões competitivas através dos vários boletins de voto distribuídos ao público durante todos os dias do Festival.

Eis a listagem completa dos vencedores da Seleção Caminhos, mas também, da Seleção Ensaios:

premios_abertos-24
Melhor Ensaio Internacional FNAC

“Emily Must Wait” de Christian Wittmoser

premios_abertos-02
Melhor Ensaio Nacional SP Televisão 

“Pronto,era Assim” de Patrícia Rodrigues & Joana Nogueira

Menção Honrosa – Prémio Imprensa 

“A um mar de distância” de Pedro Magano

premios_abertos-08
Prémio Imprensa 

“Eldorado” de Rui Eduardo Abreu, Thierry Besseling e Loïc Tanson

Menção Honrosa – FICC

“Landing” de Filipe Martins

premios_abertos-ficc
Prémio FICC 

“Eldorado” de Rui Eduardo Abreu, Thierry Besseling e Loïc Tanson

Melhor Banda Sonora Original 

Filipe Raposo – “Refrigerantes e Canções de Amor”

Melhor Argumento Adaptado 

Ivo M. Ferreira e Edgar Medina – “Cartas de Guerra”

Melhor Argumento Original 

João Nicolau e Mariana Ricardo – “John From”

Melhor Som 

Tiago Matos e Ricardo Leal– “Cartas da Guerra”

Melhor Montagem

Sandro Aguillar – “Cartas da Guerra”

Melhor Caracterização 

Sara Menitra – “Zeus”

Melhor Realizador 

Rita Azevedo Gomes – “Correspondências”

Melhor Guarda-Roupa

Sílvia Grabowski –  “Zeus”

Melhor Fotografia 

João Ribeiro – “Cartas da Guerra”

Melhor Direcção Artística

Artur Pinheiro – “Refrigerantes e Canções de Amor “

Melhor Actriz Secundária 

Elisabete Piecho – “O Pecado de Quem nos Ama”

Melhor Actriz 

Ana Padrão – “Campo de Víboras”

Melhor Actor Secundário 

Miguel Cunha – “Zeus”

Melhor Actor 

Sinde Filipe – “Zeus”

2016-11-19-premios-07
Prémio Revelação
Leonor Teles
2016-11-19-premios-06
Melhor Documentário 
“Eldorado” de Rui Eduardo Abreu, Thierry Besseling e Loïc Tanson
2016-11-19-premios-05
Melhor Animação Recheio 
“Estilhaços” de José Miguel Ribeiro
Menção Honrosa – Curta-metragem 
“Menina” de Simão Cayatte
2016-11-19-premios-04
Melhor Curta-Metragem Turismo do Centro 
“Campo de Víboras” – Cristele Alves Meira
2016-11-19-premios-01
Melhor Longa-Metragem 

“Cartas da Guerra” – Ivo M. Ferreira

2016-11-19-premios-03
Grande Prémio do Festival Portugal Sou Eu
“Chatear-me ia morrer tão joveeem…”de Filipe Abranches
2016-11-19-premios-09
Prémio do Público Chama Amarela
Refrigerantes e Canções de Amor de Luís Galvão Teles

Related Posts