726889.jpg

Destaques de 24 de Novembro

★ Seleção Caminhos
TAGV

Fantasmas: Caminho Longo para Casa 119′
Tiago Siopa

17:30

★ Seleção Caminhos
TAGV

Antecâmara 52′
Jorge Cramez

Sacavém 65′
Júlio Alves

★ Seleção Ensaios
Cinemas NOS Alma Shopping

Rise 12′
Catarina Belo, Reino Unido

Um Punk Chamado Ribas 107′
Paulo Antunes, Portugal

★ Outros Olhares
Mini-Auditório Salgado Zenha

Sol Negro 07′
Maureen Fazendeiro

Mysteries of the Wild 10′
Rui Veiga

Fade into Nothing 70′
Rita Lino, Pedro Maia e Paulo Furtado

21:45

★ Seleção Caminhos
TAGV

Vitalina Varela 124′
Pedro Costa

22:00

Caminhos Mundiais
Mini-Auditório Salgado Zenha

Fine Dying 15′
Umut Evirgen, Turquia

Dream/Life 22′
David (DAVI.IN) Aufdembrink, Alemanha

Running Waters 23′
Diego Zon, Brasil

American Mirror: Intimations of Immortality 62′
Arthur Balder, EUA

Reposição
Cinemas NOS, Alma Shopping

Heatstroke 09’
Edgar Morais

Amor Quântico 11’
Paulo Furtado

Erva Daninha 14’
Guilherme Daniel

Past Perfect 23’
Jorge Jácome

Ave Rara 36’
Vasco Saltão

As sessões de hoje contarão com as presenças de: Tiago Siopa, realizador, e Alexandre David, montador do filme Fantasmas: Caminho para Casa, às 15h00 no TAGV; Ana Bacelar, da curta-metragem Rise; e Paulo Antunes, realizador, Miguel Canaverde e Pedro Mourinha, montadores, do documentário Um Punk Chamado Ribas, às 17h30 nos Cinemas NOS do Alma Shopping.

São apresentados ainda três obras da Seleção Mundiais, no Mini-Auditório Salgado Zenha, na Associação Académica de Coimbra, às 22 horas.

A curta-metragem turca “Fine Dying”, escrita e dirigida por Umut Evirgen, conta a história de Arthur, um chefe de cozinha vegan. Apesar de ser uma pessoa muito sensível, quando está na cozinha não evita matar animais e sacrificar o que for necessário pelo sabor.

“Dream/Life”, de David Aufdembrinke ou DAVE.IN, é uma representação das questões reais do cineasta. Para alcançar as suas próprias respostas a algumas questões da vida, David transformou-se numa personagem e encenou a sua busca semidocumental, de uma viagem sozinho, de quatro meses, pela Ásia. Uma obra que mistura live-action e animações, provando que as limitações podem libertar muita criatividade. Um filme essencialmente marcado pelao humor e pela descoberta do ‘eu’.

“American Mirror: Intimations of Immortality”, de Arthur Balder, foi o filme mais premiado, aquando a estreia, a 21 de outubro de 2018. De forma subtil, o documentário releva uma questão social de alcance global: a facilidade com que nos julgamos e a rapidez com que julgamos os outros, num mundo dominado pelas redes sociais, que exige perfeição e pauta pela gratificação instantânea. Um filme que procurar mostrar o quão imersa está a sociedade no processo de criação de uma personalidade virtual, esquecendo a verdadeira beleza: a do interior.

Na Reposição, são exibidas as curtas Heatstroke, de Edgar Morais, Amor Quântico, de Paulo Furtado, Erva Daninha, de Guilherme Daniel, Past Perfect, de Jorge Jácome, e  Ave Rara, de Vasco Saltão

 

Related Posts