BigBandRags-scaled.jpg

Destaques de 30 de Novembro

Chegados ao último dia da XXV edição do Festival Caminhos do Cinema Português, o Teatro Académico Gil Vicente será palco de uma cerimónia de encerramento às 21h:45 com a participação da banda RAGS da Tuna Académica da Universidade de Coimbra.

A Big Bang Rags surgiu no seio da Tuna Académica da Universidade de Coimbra em 1995, pela mão do seu então director artístico André Granjo. Consistindo originalmente num grupo de Ragtime com cerca de dez músicos, ao longo dos anos foram-se juntando mais elementos e foi gradualmente surgindo o formato de Big Band, formalizado em 1999, e que se mantém até hoje. Conhecida pelo seu estilo irreverente e pelo entusiasmo em palco, a Big Band Rags hoje dedica-se maioritariamente ao jazz e à música ligeira, incluindo ainda no seu repertório alguns êxitos do funk, soul e da música portuguesa.

Este evento contará com a entrega de prémios aos filmes em competição, estando presentes os jurados do festival, os vencedores e vários ilustres do panorama do cinema nacional.

Destaque para a carta branca a João Salaviza com uma sessão especial às 15h00 no Mini-Auditório Salgado Zenha. Lotação muito limitada. 

Entre os presentes podemos contar com Mia Tomé, atriz de “Quando for Tarde. Frederico Nobre de Carvalho, realizador de “Lisboa-Santarém” e Filipe Matos e Gonçalo Norton, atores. De “O Caminho de Casa” estarão presentes Sara Esteves, montadora, e João Santos de pós produção de áudio.  Elmano Silva, realizador de “Past-it”. Mauro Lopes, ator de “Não procures mais além”. Também poderemos contar com o realizador Miguel Afonso de “Cenas de uma vida amorosa”. Mauro Soares ator de “Bela Mandil”, Sebastião Varela e Tomás Baltazar.

Ainda nesta tarde, o TAGV recebe a partir das 15h uma sessão Seleção Caminhos, com filmes  como “Bela Mandil” de Helena Estrela que conta a lenda algarvia de um amor proibido que assombra uma vila de pescadores, “Grbavica” de Manuel Raga Raga, a história de um bairro de Sarajevo e o seu quotidiano e “Não Procures mais Além” de André Marques ou “Cenas de uma vida amorosa” de Miguel Afonso, o retrato íntimo de uma relação de um jovem casal, são todos filmes a não perder nesta sessão.

Às 17h:30 serão apresentadas nos Cinemas NOS Alma as últimas curtas da seleção Ensaios, iniciando com “Past-it” de Elmano Silva, seguida de “Minha Querida Ansiedade” de Paulo Ernesto, um obra sobre ansiedade, vitalidade e empatia. “Quando for tarde” de Matilde Calado exprime uma ficção observacional e retrata o lugar comum sobre amor e persistência.

A seleção Outros Olhares também marca presença neste último dia de Festival, no Mini-Auditório Salgado Zenha traz ao público “Declive” de Eduardo Brito, uma história inclinada para a memória de lugares e coisas, regressos e começos. A encerrar a sessão está “Caminho de Casa” de Arlindo Horta um filme que conta como as pessoas encontram o seu caminho para casa de várias e complexas formas.

Para a noite estão já confirmadas presenças de vários filmes que marcaram a XXV edição. 

SÁBADO, 30 DE NOVEMBRO

15:00

★ Seleção Caminhos
TAGV

Où en êtes-vous, Teresa Villaverde? 17’
Teresa Villaverde

Bela Mandil 18’
Helena Estrela

Grbavica 19’
Manel Raga Raga

Cenas de Uma Vida Amorosa 13’
Miguel Afonso

Não Procures Mais Além 25’
André Marques

Today Might be the Last Day I See Your Face 16’
Vasco Mendes

Agência 20 Anos: Carta Branca a João Salaviza
Mini-Auditório Salgado Zenha

O Pastor 09’
João Pedro Rodrigues

Ruby 24’
Mariana Gavião

Matança 24’
Edgar Feldman

17:30

★ Seleção Ensaios
Cinemas NOS Alma Shopping

Past-It 03’
Elmano Silva, Portugal

Minha Querida Ansiedade 13’
Paulo Ernesto, Brasil

Quando For Tarde 12’
Matilde Calado, Portugal

Jantar 19’
Tatiana Ramos, Portugal

Lisboa – Santarém 14’
Frederico Nobre de Carvalho, R. Unido / Portugal

Before the Wind 15’
Sebastião Varela, Tom Stanners, R. Unido / Portugal

José 14’
João Monteiro

Gold Leaf 27’
Vincent Tilanus, Holanda

Jerry Pimple 02’
Tao Zhang, Alemanha

★ Outros Olhares
Mini-Auditório Salgado Zenha

Declive 07’
Eduardo Brito

Caminho de Casa 118’
Arlindo Horta

21:45

Sessão de Encerramento
com atuação da banda RAGS da TAUC

00:00

After Party
CITAC