MG_0794-scaled.jpg

Amor e o género marcam 8.º dia

Purpleboy, uma curta-metragem animada. Que reflete sobre a questão da identidade de género. Seremos nós pressionados pela sociedade para sermos algo que não somos? Terá o nosso nome necessariamente que definir o nosso género? São algumas das questões que nos levante este filme de 13 minutos, mas com um vasto conteúdo e uma mensagem social subjacente.

No final da sessão, o realizador de Purpleboy, Alexandre Siqueira, usou da palavra para destacar os 13 minutos que constituem o resultado final do filme são produto de um processo de 5 anos que decorreu entre Portugal, França e Bélgica. A identidade de género e a metáfora da criança que germina de dentro da terra não eram o plano inicial do filme. Esclareceu também que “o filme não é pessoal”. Classifica esta obra como um “filme justo e honesto” que representa a “procura pelo reconhecimento”.

Flutuar, a outra curta da noite. A praia é o lugar onde a chama se acende. Talvez seja mais fácil apagá-la do que acendê-la, ainda que antes experimentar seja fundamental. Os tons quentes misturados com o lado obscuro da noite são propícios a flutuar. Uma flutuação que deixa num meio termo as paixões carnais.

Golpe de Sol , uma história que, apesar de pouco convencional, não deixa de ser de amor. Afinal, o que é que é convencional? Como pode o amor enfrentar-nos ainda que não esteja presente? Três homens e uma mulher a lidarem com uma ausência que sentem muito presente. Talvez não tão presente como desejariam, o que os leva a tornarem-se reféns de si mesmos. “Porque é que mentimos tanto quando amamos alguém?” A paixão concomitante com o axioma de que “ninguém ama sozinho.”

As urnas foram complementadas com os votos do público relativos às obras cinematográficas exibidas.

Related Posts