A Selecção Caminhos apresenta-nos nesta edição uma visão pluralista do mundo através do olhar dos cineastas portugueses. Como arma de intervenção o cinema é usado para percorrer uma ampla viagem conceptual e geográfica que reúne ao longo de 17 sessões o maior número de co-produções nacionais de que temos registo numa edição do festival. Simbolicamente representa – acreditamos – um reconhecimento artístico e técnico a uma escala mundial. Uma estética singular que se constrói pela forma de sentir o mundo, o espaço, a memória e o corpo. Num ano que se rege pela distância e o isolamento levamos a cada espectador uma proximidade emocional com outros mundos: o real; o imaginário; e, o artístico.
Essa viagem a outras profundezas só pode ocorrer em sala para que os estímulos se tornem sensações, para que o sussurro se ouça, para que a sugestão se note. A dimensão da tela, o som envolvente e o isolamento da sala de cinema são fundamentais para que o cinema português viva, se experiencie e, sobretudo, se reforce os elos comunitários: do espectador com o filme e do autor com o público. Essa dimensão afectiva, de proximidade, de partilha mútua de experiências não é possível na pandemia dos pequenos ecrãs, do streaming, das video-conferências. É in loco e pela monumentalidade da projeção que é possível efectivamente estimular a experiência cinematográfica a um salto do individual para o colectivo e é por isso que remamos em contra-corrente.
Remar em contra-corrente implica conhecer os fluxos e refluxos que vamos enfrentar. Nesse modo não menosprezamos o digital e sua ecologia, pelo contrário. Reconhecemos no digital e suas valências a democratização no acesso aos meios de informação e produção do cinema nacional. A tardia explosão no acesso aos meios digitais de produção audiovisual verifica-se nas nossas inscrições a partir de 2012, ano em que a média de produções nacionais candidatas sobre 250 propostas para 320. Um número que se estabilizou desde então que mostra uma consistência na nossa força de produção. Contudo que reflexo terá a pandemia no próximo ano cinematográfico? O que poderemos esperar como espectadores e programadores?
A incerteza que assola todo o setor cultural deixa-nos apreensivos nesta dupla condição de espectadores e de programadores. Sabendo-se que os Caminhos se fazem ao promover que há “Cinema Português para Todos” selecionámos criteriosamente 44 obras para a Seleção Caminhos das quais 7 animações e 9 documentários. Nessa abrangência de géneros assumimos também uma parcialidade quanto às temáticas representadas (que se consideraram relevantes no estado actual das coisas), às estéticas adoptadas e às narrativas criadas. Nesta XXVI Edição, a Selecção Caminhos mostra o seu valor pela diferença, a criatividade pela luta pela memória e ainda uma franqueza que permite uma visão franca (sensorial e emocional) dos diversos caminhos percorridos pelos nossos criadores no mundo e na história mundial e biográfica.
Numa edição pautada por um ambiente de resistência feérica por parte de toda uma organização, criadores e distribuidores, é com força que anunciamos a Selecção Caminhos da XXVI Edição do festival Caminhos.
Seleção Caminhos (2020)
Os Caminhos do Cinema Português pretendem ser aquilo que o nome transmite, a súmula dos diferentes caminhos que a cinematografia nacional percorre. Não existe um só caminho, disso mesmo nos damos conta quando os podemos enumerar, a saber: cinema de autor, cinema comercial, cinema para crianças e a vídeo arte. O cinema português enquadra-se nos mais variados escalões etários e registos estilísticos de que a história do cinema nos pode dar conta. A Selecção Caminhos é dedicada a toda a cinematografia nacional de produção profissional consagrando nesta secção todos os géneros cinematográficos.
O Cordeiro de Deus, de David Pinheiro Vicente – Selecção Caminhos (2020)
Selecção Caminhos - 20/11/2020, 18:00
Teatro Académico de Gil Vicente
As festas de verão de uma vila portuguesa enchem-se de sensualidade e violência neste enigmático retrato de uma íntima família.
Saber MaisO Fim do Mundo, de Basil da Cunha – Selecção Caminhos (2020)
Selecção Caminhos - 20/11/2020, 10:30 Teatro Académico de Gil Vicente Após oito anos numa casa de correção, Spira regressa à Reboleira, um bairro de lata que está a ser destruído, nos arredores de Lisboa. Spira é bem-recebido pelos amigos e familiares, mas Kikas, um velho traficante do bairro, fá-lo perceber que não é bem-vindo.
Spira, 18, spent the last eight years in remand school and returns to Reboleira, a slum in Lisbon. His friends Giovani and Chandi are still there, as are the locals, deals and parties. But some people, like the gang boss Kikas, aren't too pleased he is back. Spira realizes that things are changing. As the bulldozers begin to tear down the neighborhood, everyone tries to hold on to their dreams, like Iara who Spira falls in love with, or Giovani who will do anything to be one of the top dealers
Saber Mais
Entre Leiras, de Cláudia Ribeiro – Selecção Caminhos (2020)
Selecção Caminhos - 24/11/2020, 15:00
Teatro Académico de Gil Vicente
The film follows the agricultural cycle in Portugal’s remote inland, between the rivers Douro and Tâmega, and the life of two sisters who spend their days tirelessly toiling the land for subsistence.
Saber MaisFantasmas do Império, de Ariel de Bigault – Selecção Caminhos (2020)
Selecção Caminhos - 20/11/2020, 15:00
Teatro Académico de Gil Vicente
Ghosts of an Empire explores the colonial imagination of Portuguese cinema since the beginning of the 20th century.100 years of cinema. As a contrast to the productions that related imperial domination, films and gazes of different generation of Portuguese filmmakers, as well as their testimonies, unmask the myths that have been dressing up the violent gest of colonial exploitation and that still inhabit memories today. The contrasts between the images, the various analyses and attitudes reveal very topical questions.
Saber Mais
Suspensão, de Luís Soares – Selecção Caminhos (2020)
Selecção Caminhos - 24/11/2020, 18:00
Teatro Académico de Gil Vicente
Um homem triste e contido deitado na cama do seu quarto pobre. Hesita, pondera hipóteses em ciclo sem se decidir. Está preso. Na exaustão todas as angústias se equivalem. Há um outro homem sentado à janela: olha-o a ele e à rua, frio. Lá fora, uma cidade logicamente desenhada. Personagens em situações interrompidas. Mostram-se as posições-chave, as sequências suspensas. O homem quase se decide – e quase regressam, dentro e fora, para si e para a cidade, o tempo e o movimento. Madrugada infinita.
Saber MaisMaré, de Joana Rosa Bragança – Selecção Caminhos (2020)
ESTÚDIO 2 DAS GALERIAS AVENIDA 19 DE NOVEMBRO, 10H30 Trazido pelas ondas do mar, um fantástico ser de porte agigantado descobre um aprazível local de grande beleza natural, e faz dele a sua casa, tornando-se o guardião e a alma do lugar. Lá, encontra um alegre rapazinho com quem cria uma laço de amizade, forjado na partilha do prazer que ambos sentem em viver em harmonia com a Natureza. Mas, um dia, a paz é ameaçada por uma maré poluente e ruidosa.
Brought by the waves of the sea, a fantastic being of gigantic size discovers a pleasant place of great natural beauty, and makes it his home, becoming the guardian and soul of the place. There, he meets a cheerful little boy with whom he creates a bond of friendship forged in sharing the pleasure that both feel in living in harmony with nature. But one day, peace is threatened by a polluting and noisy tide.
Saber Mais
A Mordida, de Pedro Neves Marques – Selecção Caminhos (2020)
Selecção Caminhos - 26/11/2020, 18:00
Teatro Académico de Gil Vicente
Entre uma casa na mata atlântica e uma fábrica de mosquitos geneticamente modificados em São Paulo, uma relação poliamorosa e não-binária procura sobreviver a uma epidemia que atravessa o Brasil. Enquanto no interior da fábrica milhares de mosquitos nascem diariamente – um exército de insetos prestes a ser distribuído pelo país –, as tensões e relações de poder entre Helmut, Calixto e Tao agravam-se. A Mordida é um filme algures entre o terror, a ficção cientifica e um drama queer.
Saber MaisAos Nossos Filhos, de Maria de Medeiros – Selecção Caminhos (2020)
Selecção Caminhos - 26/11/2020, 18:00 Teatro Académico de Gil Vicente
Vera, uma ex-combatente da ditadura militar que viveu em diversos países da América do Sul e é mãe de Tânia, que, casada com outra mulher há quinze anos, está grávida do primeiro filho do casal. O filme aborda esse relacionamento.
Saber Mais
A Forja, de André Jesus – Selecção Caminhos (2020)
25/11/2020, 18:00
Teatro Académico de Gil Vicente
In a shadowy forge the hero's sword is created.
Saber MaisCatavento, de João Rosas – Selecção Caminhos (2020)
Selecção Caminhos - 25/11/2020, 10:30 Teatro Académico de Gil Vicente É Verão em Lisboa e Nicolau é um rapaz indeciso. Entre as dúvidas quanto ao curso universitário a seguir e que tipo de rapariga escolher para sua namorada, Nicolau passa os dias a tentar perceber quem quer ser quando for grande. O problema é que, prestes a acabar os exames do ensino secundário, grande já ele é, sem por isso ter as coisas mais claras. De indecisão em indecisão, Nicolau vai navegando à vista, tendo como única bússola para as suas possíveis escolhas as raparigas por quem se vai apaixonando e com quem imagina outros tantos possíveis futuros.
It's summer in Lisbon and Nicolau is an undecided boy. Among his doubts about the university course to follow and what kind of girl to choose for his girlfriend, Nicolau spends his days trying to figure out who he wants to be when he is older. The problem is that, about to finish secondary school exams, he’s already old, without having things clearer. From indecision to indecision, Nicolau navigates in sight, with the only compass for his possible choices being the girls he falls in love with and with whom he imagines as many possible futures.
Saber Mais
Errar a Noite, de Flávio Gonçalves – Selecção Caminhos (2020)
19/11/2020, 10:30
Teatro Académico de Gil Vicente
A restless young man with his head in the clouds finishes another shift behind the counter of a cruising bar. He takes the longest path on his way back home. He faces the night and its hidden shadows willing to be discovered – before morning comes, unfolding what he can’t escape from.
Saber MaisPatrick, de Gonçalo Waddington – Selecção Caminhos (2020)
Selecção Caminhos - 24/11/2020, 18:00
Teatro Académico de Gil Vicente
Patrick, 20-year-old, lives in Paris with his older boyfriend. He runs a teenage pornography website, which leads him to jail, following a raid at a party. The authorities then discover his true identity: Mário, a boy who was kidnapped 12 years ago in Portugal. He can choose returning to his family in Portugal and help with the enquiry. When Mário goes back to Portugal, he tries adapting to his new reality: he and his mother hardly know each other and struggle to communicate. She finds it difficult to recognise her son. The only person he can turn to is his cousin. But his two identities conflict: the life in Paris, parties, drugs and promiscuity, and a new rural life amid a broken family.
Saber Mais
Um Animal Amarelo, de Felipe Bragança – Selecção Caminhos (2020)
Selecção Caminhos - 23/11/2020, 18:00 Teatro Académico de Gil Vicente Brasil, 2017. Fernando, um falido cineasta brasileiro, cresceu assombrado pelas memórias violentas de seu avô e assombrado pelo espírito de um homem moçambicano que lhe prometia riquezas e glória. Acossado pelo atual estado político e cultural de seu país, o cineasta mergulha em uma jornada de desventuras e inesperados milagres, em busca de fantasmas do passado. Uma triste e melancólica fábula tropical.
Brazil, 2017. Fernando, a bankrupt Brazilian filmmaker, grew up haunted by the violent memories of his grandfather and by the spirit of a mysterious Mozambican man. Pushed by the nowadays cultural and political situation of his country, the filmmaker dives into a journey os misadventures and unexpected miracles, searching for the ghosts of his family past. A melancholic tropical fairy tale.
Saber MaisProibida a Entrada a Pessoas Estranhas aos Navios, de André Torres – Selecção Caminhos (2020)
20/11/2020, 10:30
Teatro Académico de Gil Vicente
Unable to travel around the world, I decided to travel around the statue of Ferdinand Magelan. The first man to (kind of...) circumnavigate the world, 500 years ago. Through the voice of Antonio Pigafetta, who accompanied Magelan, echoing in "Relazione del primo viaggio intorno al mondo" I find the migrants who inhabit my neighbourhood in Lisbon.
Saber Mais
Nheengatu – A Língua da Amazónia, de José Barahona – Selecção Caminhos (2020)
19/11/2020, 15:00
ESTÚDIO 2 DAS GALERIAS AVENIDA
Nas profundezas da floresta amazônica, um cineasta procura uma linguagem que foi imposta aos índios durante o período de colonização. Através desta língua mista, Nheengatu, e partilhando as filmagens com a população local, o filme é construído através do encontro destes dois mundos.
Along the deep Amazon forest, a film director searches for a language that was imposed to the Indians during the colonization period. Through this mixed language, Nheengatu, and sharing the filming with the local population, the film is built through the meeting of these two worlds.
Saber MaisALTÖTTING, de Andreas Hykade – Selecção Caminhos (2020)
Seleção Caminhos - 24/11/2020, 10:30 Teatro Académico Gil Vicente Sabem, quando eu era uma criança, apaixonei-me pela Virgem Maria, aconteceu numa pequena aldeia da Baviera chamada Altötting.
“You know, when I was a boy, I fell in love with the Virgin Mary. It happened in a little Bavarian town called Altötting.” Mesmerizing, haunting, and deeply personal, Altötting is a coming-of-age story about love, faith, mortality, and shattered illusions.
Saber Mais
ELO, de Alexandra Ramires ( Xá ) – Selecção Caminhos (2020)
Selecção Caminhos - 20/11/2020, 18:00 Teatro Académico de Gil Vicente Durante um dia anoitecido, dois personagens com fragilidades simétricas procuram adaptar-se.
Under a gloomy sun, two characters with symmetrical handicaps look for adaptation.
Saber MaisPor Detrás de um Rosto, de José Rocha Pinto – Selecção Caminhos (2020)
Selecção Caminhos - 20/11/2020, 15:00
Teatro Académico de Gil Vicente
A 19 year old refugee boy from Angola reflects about his past in a refugee camp at Greece.
Saber Mais
A Vida Dura Muito Pouco, de Dinis Leal Machado – Selecção Caminhos (2020)
Selecção Caminhos - 26/11/2020, 15:00
Teatro Académico de Gil Vicente
At the turn of the century, two tapes were found in an old studio. An unknown artist has his music played at parties and over the internet. Almost twenty years later, José Pinhal, an unknown singer from Matosinhos, becomes one of the greatest myths of Portuguese popular music.
Saber MaisDESTERRO, de Maria Clara Escobar – Selecção Caminhos (2020)
Selecção Caminhos - 23/11/2020, 15:00 Teatro Académico de Gil Vicente
One home is on fire. All homes. One trip turns into several and this is one with no return. Many women talk. They tell their stories. The loss, death and struggle of being, alongside others.
Saber Mais
Discos Perdidos, de Tiago Pedro de Carvalho – Selecção Caminhos (2020)
Selecção Caminhos - 26/11/2020, 15:00 Teatro Académico de Gil Vicente
Nuno, um açoriano que vive em Lisboa, perdeu a coleção de vinis da adolescência. Este sentimento de perda lança-o numa aventura à procura dos discos que representam a sua juventude, numa ilha no meio do Atlântico. Uma demanda que não é mais que um resgate da juventude perdida.Um paraíso insular onde reata relações perdidas com os velhos amigos e relembram as histórias e músicas da adolescência, desde The Pale Saints e This Mortal Coil, até Pixies e The Cure, cruzadas com o tradicional folclore da cultura açoriana. Uma mistura mágica e misteriosa que tempera as paisagens estonteantes da ilha.
Saber MaisFOJOS, de Anabela Moreira – Selecção Caminhos (2020)
Selecção Caminhos - 25/11/2020, 15:00
Teatro Académico de Gil Vicente
Castro Laboreiro, in the far north of Portugal, is a place whose hills lead to a dead-end street. They call it the end-of-the-world’s pit. Men and wolves live abreast. Wolves leave their lair to freely attack the preys of men locked in their burrows. Both trapped in this huge pitfall called life from where no-one gets out alive.
Saber Mais
Um Som em Movimento, de Ricardo Teixeira – Selecção Caminhos (2020)
26/11/2020, 15:00 Teatro Académico de Gil Vicente Rodrigo desafia Joana para voltar a dançar. O ritmo é o mesmo mas já não o ouve da mesma forma, desde o acidente. A vontade de Rodrigo, a revolta de Joana e uma outra forma de ouvir o mundo revelam novos desafios. Será Joana capaz de se adaptar a um novo normal? Terá Rodrigo forças para ajudar Joana a superar esta nova condição?
Rodrigo challenges Joana to dance again. The rhythm is the same but she hasn't heard it in the same way since the accident. Rodrigo's will, Joana's anger and another way of listening to the world reveal new challenges. Will Joana be able to adapt to a new normal? Will Rodrigo have the strength to help Joana overcome this new condition?
Saber MaisBUSTARENGA, de Ana Maria Gomes – Selecção Caminhos (2020)
Selecção Caminhos - 26/11/2020, 10:30
Teatro Académico de Gil Vicente
Every summer Ana goes to Bustarenga, a small mountain village in the interior of Portugal. At the age of 36, this Parisian woman of Portuguese origin is still single. The inhabitants of the village, worried about her future, make her understand that the clock is ticking. Ana listens to the advice and warnings of the villagers to find a Prince Charming according to the principles of the village.
Saber Mais
Noite Perpétua, de Pedro Peralta – Selecção Caminhos (2020)
Selecção Caminhos - 24/11/2020, 10:30 Teatro Académico de Gil Vicente
Castuera, Spain, April 1939. During the night two Falangist Guards appear at the door of the house where Paz is taking refuge with her family. They request her presence at the police station. Paz immediately understands the fatality of this visit. With no chance to escape, she asks to breastfeed her newborn daughter one last time.
Saber MaisMoço, de Bernardo Lopes – Selecção Caminhos (2020)
Selecção Caminhos - 24/11/2020, 18:00 Teatro Académico de Gil Vicente
Confrontado pela infidelidade da mãe e pela ausência emocional do pai, João chega a um pôr-do-sol onde se recusa a voltar a casa.
Saber Mais
Para Cá do Marão, de José Mazeda – Selecção Caminhos (2020)
Selecção Caminhos - 24/11/2020, 15:00 Teatro Académico de Gil Vicente Na aldeia de Gralhas, Montalegre, onde os costumes, a tradição e a honra são sagrados, o roubo da água de um lameiro tem um desfecho trágico.
In the village of Gralhas, Montalegre, where the values of tradition and honour are sacred, the theft of water dictates tragedy.
Saber MaisAssim mas sem ser assim, de Pedro Brito – Selecção Caminhos (2020)
Selecção Caminhos - 24/11/2020, 10:30 Teatro Académico de Gil Vicente Incentivado pelo pai a não consumir todo o seu tempo fechado em casa a jogar computador, um rapaz lança-se na aventura de conhecer os vizinhos.
Encouraged by his father not to spend all his time indoors playing computer games, a boy sets out on the adventure of meeting his neighbors.
Saber Mais
Destiny Deluxe, de Diogo Baldaia – Selecção Caminhos (2020)
19/11/2020, 10:30
ESTÚDIO 2 DAS GALERIAS AVENIDA
Numa cidade que carrega o peso de expectativas falhadas e ausências profundas, seguimos o dia de três jovens adultos. César, que entra numa sessão fotográfica ao acaso, Chloé, que procura encontrar um espaço para desenvolver o seu trabalho artístico, e Helena, que volta à sua cidade natal para uns dias de férias, acabando por encontrar a sombra viva de uma perda passada. À medida que a realidade lhes falha, o destino cria uma espécie de espaço virtual feito de memórias, melancolia e ocasiões raras em que o único desfecho possível é a total absorção para uma outra realidade.
Saber MaisAmor Fati, de Cláudia Varejão – Selecção Caminhos (2020)
Selecção Caminhos - 26/11/2020, 10:30
Teatro Académico de Gil Vicente
Amor Fati vai ao encontro de partes que se completam.São retratos de casais, amigos, famílias e animais com os seus donos. Partilham a intimidade dos dias, os hábitos, as crenças, os gostos e alguns traços físicos. A partir dos seus rostos e da coreografia dos gestos, descobrimos a história que os enlaça. Assente na vida quotidiana, o filme desenha diante dos nossos olhos um coro de afectos e da memória colectiva de um país, convocado o discurso de Aristófanes no Banquete de Platão: Não será a isto que vocês aspiram — a identificarem-se o mais possível um ao outro, de forma a não mais se separarem noite e dia? Se é essa a vossa aspiração, estou disposto a fundir-vos e soldar-vos numa só peça, de tal modo que, em vez de dois, passem a ser um só.
Saber Mais
Vencidos da Vida, de Rodrigo Areias – Selecção Caminhos (2020)
Selecção Caminhos - 23/11/2020, 10:30 Teatro Académico de Gil Vicente
Num velho cinema decrépito surgem várias histórias como fantasmas. Uma compilação de filmes de vários formatos projectam múltiplas versões de vencidos da vida. "Para um homem, o ser vencido ou derrotado na vida depende, não da realidade aparente a que chegou – mas do ideal íntimo a que aspirava". Afirmava Eça de Queirós enquanto mote dos Vencidos da Vida em 1887.
Saber MaisSubmissão, de Leonardo Antonio – Selecção Caminhos (2020)
25/11/2020, 18:00 Teatro Académico de Gil Vicente Lúcia é violada pelo seu marido e faz queixa. Enquanto luta contra o sistema legal português para colocar o seu marido em Tribunal, descobre que está grávida. O caso é trabalhado em sessão fechada onde Lúcia representa a mulher num mundo de homens - o assunto é a violação e prostituição no casamento.
Lucia is raped by her husband and presses charges against him. While fighting the portuguese legal system to get her husband in court, she finds out she is pregnant. The case takes place in closed session wherein Lucia represents the woman in a man's world - the subject is rape and prostitution in marriage.
Saber Mais
Salsa, de Igor Dimitri – Selecção Caminhos (2020)
19/11/2020, 10:30
ESTÚDIO 2 DAS GALERIAS AVENIDA
One Buenos Aires afternoon in the dominican hairdresser saloon, in which characters from different origins reunite around the musical feeling of the place. From dancers to performers and actors, clients and reggaeton singers.
Saber MaisSurdina, de Rodrigo Areias – Selecção Caminhos (2020)
23/11/2020, 10:30 Teatro Académico de Gil Vicente Num espaço rural, um velho homem recebe a notícia de que a sua falecida mulher foi vista a fazer compras na feira. Revoltado, pretende esconder-se de todos, despeitado e triste, mas os seus amigos insistem para que não dê ouvidos ao povo e aproveite tal facto para se fortalecer e, quem sabe, casar-se de novo. Esta é uma história da delicadeza de se ser velho, do que resta ainda para sonhar e para amar quando a idade avança significativamente e o corpo se enfraquece. Num Portugal antigo e recôndito, que afinal existe, apesar de tudo quanto façamos para nos modernizarmos.
In a rural setting, an old man is told his dead wife was seen at the market. Spiteful and sad, he chooses to hide away from the rest of the world. However, his friends insist that he shouldn't listen to hearsay. They say he should try to recover and, who knows, even remarry. It's a story about the delicateness of old age, of what is still left to dream and love when you reach this life stage and the body weakens. It takes place in an ancient and hidden Portugal that still exists in spite of our efforts of modernization.
Saber Mais
Listen, de Ana Rocha de Sousa – Selecção Caminhos (2020)
Selecção Caminhos - 24/11/2020, 10:30 Teatro Académico de Gil Vicente
When the wellbeing of their deaf daughter is put in jeopardy, a struggling Portuguese immigrant couple is forced to defy the British social services to keep their family together.
Saber MaisRegada, de Francisco Janes – Selecção Caminhos (2020)
Selecção Caminhos - 25/11/2020, 15:00
Teatro Académico de Gil Vicente
Na Serra do Açor, a família de Rafael Toral trabalha sobre a terra. Em particular uma tarefa de renovação, após um devastador incêndio. Regada é uma experiência de imersão nos elementos, tudo é vivido através dos sentidos, numa paisagem sonora e visual.
Saber Mais
Armour, de Sandro Aguilar – Selecção Caminhos (2020)
19/11/2020, 10:30 ESTÚDIO 2 DAS GALERIAS AVENIDA Hector vinha podre de bêbado. O pai estava doente e quase a morrer, a namorada trocou-o por um tipo mais velho e levou-lhe o filho de onze anos. Naquele dia vestia uma armadura. Havia uma festa medieval e a cidade estava ao rubro.
Hector's father was sick and died. His girlfriend left him for an older guy, went back to her parents house taking their eleven year old son to meet his new dad. Hector was drunk-stiff. He happened to be wearing a light-cavalry armour he borrowed from a paramedic he knew. There was a medieval party going on and the town was on fire.
Saber MaisEstrada para o Céu, de Pedro Vaz Simões – Selecção Caminhos (2020)
Selecção Caminhos - 23/11/2020, 18:00 Teatro Académico de Gil Vicente Uma mãe e o seu filho vivem, no espaço fechado de um pequeno apartamento na cidade, quotidianos secretos e silenciosos que nem mesmo entre si partilham. Eles gostariam de passar tempo juntos, talvez conversar, mas ele cresce com animais e planetas, enquanto ela está sempre além. Os dias longos e circulares empurram-nos para dentro de si mesmos, mas talvez a fagulha de uma conexão inesperada os possa ainda libertar.
In a small apartment in the city, a mother and her son live their own secret and silent routines, sharing these not even with each other. They would like to spend time together, perhaps even talk to each other, but he grows up with animals and planets, whereas she is always elsewhere. The long and circular days push them further inside themselves, but maybe the spark of an unexpected connection can still set them free.
Saber Mais
Ursula, de Eduardo Brito – Selecção Caminhos (2020)
Selecção Caminhos - 24/11/2020, 18:00
Teatro Académico de Gil Vicente
Between the northernmost city in the world, on a long polar night, and a foggy summer morning in the south, a dream, with all of its doubts, takes place.
Saber MaisMesa, de João Fazenda – Selecção Caminhos (2020)
A large group of people gather around a table for a meal. It is not clear whether they are family or friends. Food is served under a noisy, atmosphere. Throughout the meal we discovered the various figures of the group, listened to their conversations and we can guess the connections between them. Toasts are made and congratulations are sung. At some point there are already those who sleep, who read, who date. The environment is increasingly fragmented. In the end there is only dirty dishes and silence.
Saber Mais-
Nha Mila, de Denise Fernandes – Selecção Caminhos (2020)
19/11/2020, 15:00
ESTÚDIO 2 DAS GALERIAS AVENIDA
After 14 years away from her homeland, Salomé is forced to return to Cape Verde to see her dying brother. During her stopover at Lisbon airport, Águeda a cleaning lady, recognizes Salomé as "Mila", her childhood friend. Águeda invites Salomé to leave the airport and spend the stopover at her home, with the women of her family. The neighborhood transports her on a spiritual journey, whose destination unfurls a painful bond with her homeland.
Saber Mais28½, de Adriano Mendes – Selecção Caminhos (2020)
Selecção Caminhos - 25/11/2020, 10:30
Teatro Académico de Gil Vicente
A troubled day in the life of woman, in her late twenties, seeking for a job in a trendy Lisbon.
Saber Mais