O-Casarao-Still-1-1778x1000.jpg

“O Casarão” em antestreia no Festival Caminhos

“O Casarão” recorda o Seminário Dominicano da Aldeia Nova, em Ourém, que em tempos foi um pólo cultural e social do concelho e que, atualmente, está em ruínas. ““Não raras vezes, para me adormecer, o meu pai efabulava a partir de histórias reais do seu passado. De todas, a mais enigmática, tinha como cenário um território povoado por miúdos e homens de branco. Uma enorme casa sem eletricidade nem águas correntes, entalada num vale rodeado de florestas. Foi depois da sua morte que uma inexplicável pulsão me conduziu até esse lugar”, conta o realizador.

Durante a tarde, na secção Filmes da Lusofonia, três películas brasileiras. “Elle”, de Liliane Mutti e Daniela Ramalho, mostra a viagem dos pais de Marielle Franco a Paris, para assistir à inauguração do jardim com o nome da filha. “Aconchego da tua Mãe”, de Adam Golub, apresenta a luta de uma ativista trans para conseguir uma casa de acolhimento para a sua comunidade.

Em Filmes do Mundo, “Myth & Music” acompanha o projeto de André Luiz Oliveira, que durante 30 anos gravou 44 canções de cada poema do livro “Mensagem”, de Fernando Pessoa.

Programação de 10 de novembro

Caminhos Juniores (10:30)

Related Posts