redes_sessaoespecialcoimbra-01.jpg

“Onde fica esta rua? ou Sem antes nem depois” com João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata

Depois de estrear no Festival de Locarno e ter passado pela 28ª edição do Festival Caminhos do Cinema Português, “Onde fica esta rua? ou Sem antes nem depois”, de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, tem estreia marcada para o dia 30 de novembro.

Acompanhando a chegada às salas de cinema, os realizadores estarão presentes na Casa do Cinema de Coimbra nos dias 4 dezembro (21:30) e 5 novembro (11:00), em duas sessões apresentadas por Rita Gomes Ferrão, investigadora em História da Arte.

Lê-se na sinopse do filme: “Da nossa janela vê-se um décor do filme Os Verdes Anos, realizado por Paulo Rocha em 1963. Este foi o nosso ponto de partida: guiados pelo olhar de Rocha,voltamos a olhar para os lugares desse filme. Os sucessivos estratos geológicos,urbanísticos e sociais de Lisboa, sitiada pela pandemia que interrompeu as filmagens, desenham-se em frente à nossa câmara, como um improviso de jazz contemporâneo a partir de uma partitura escrita em 1963.”

Este filme, descrito por Ricardo Vieira Lisboa como uma face iconoclasta do cinema de Rodrigues, é uma releitura contemporânea do clássico “Os Verdes Anos” de Paulo Rocha de 1963, com uma abordagem que realça a relação indicial com o original​​. “Onde Fica Esta Rua?” é destacado como um exemplo de “filme estrutural”, onde a forma é predefinida e ressoa no visionamento, remetendo ao estilo de Gus Van Sant em “Psico”​​.

Os realizadores, ao refilmar “Os Verdes Anos”, contando com a participação da incontornável Isabel Ruth, homenageiam não só o filme de Rocha, mas também a evolução de Lisboa ao longo dos últimos 60 anos, refletindo sobre as transformações urbanísticas e sociais da cidade. Este projeto é também uma afirmação política sobre a contínua necessidade de criar cinema, mesmo em tempos de pandemia​​.

Related Posts