realizador-640x800.jpg

Três mulheres vencem Prémios da Seleção Ensaios – A Previdência Portuguesa

Estudantes de Universidades de Portugal, Inglaterra e Alemanha distinguidas pelos seus filmes em contexto académico

Catarina Henriques, da Universidade da Beira Interior, Sofia Salt, da University of the West of England, e Caren Wuhrer, da Hamburg Media School, são as distinguidas com os Prémios da Seleção Ensaios – A Previdência Portuguesa.

 

Ensaios,mulheres,caminhos,Prémios

Catarina Henriques venceu o Prémio de Melhor Ensaio Nacional, com “Camaradas de Armas”. Segundo o Júri, o filme “oferece-nos uma profunda, singular e estruturada visão da instituição militar em Portugal – ecossistema normalmente tido como de difícil acesso e, até agora, pouco documentado por entidades externas”.

Ensaios,mulheres,caminhos,Prémios

Já Sofia Salt, foi distinguida com o Melhor Ensaio Nacional de Animação, na produção “Walkthrough”, com o Júri a destacar “a transmissão de emoções complexas através de um dispositivo minimalista”.

Ensaios,mulheres,caminhos,Prémios

A alemã Caren Wuhrer, com “Silent Zone”, arrebatou o Prémio de Melhor Ensaio Internacional. “’Silent Zone’ é saudado pelo Júri como um exemplo de registo de ficção no qual o conceptualismo se funde de forma orgânica com uma narrativa que aborda temas tão atuais como universais. Mais ainda, a cinematografia destaca-se pela sua alta qualidade, demonstrando que este é um filme fruto de uma equipa coesa e com uma visão madura”, justifica o Júri.