Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/caminhos/public_html/wp-content/themes/swatch/inc/options/shortcodes/shortcodes.php on line 447
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/caminhos/public_html/wp-content/themes/swatch/inc/options/shortcodes/shortcodes.php on line 447
Também o Dr. António Costa, Primeiro Ministro do Governo da República, e a Dra. Graça Fonseca, Ministra da Cultura, demonstraram o seu reconhecimento relativamente ao Festival. Da mesma forma, o mais recente Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Dr. Nuno Artur Silva, elucidou o papel do Caminhos na divulgação do cinema contemporâneo português, tanto através das suas secções competitivas como nos debates que leva a cabo, permitindo a todos o acesso à cultura.
O contributo do Festival na “formação de pensamento crítico e criativo e na afirmação da cultura como valor transversal à sociedade” são as palavras da Direção Regional de Cultura do Centro, na pessoa da Dr. Suzana Menezes.
O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), um dos locais de projeção ao longo dos 9 dias de programação, é representado pelo seu Diretor, Fernando Matos Oliveira. Responsável pelos estreitos laços do TAGV com o Festival, Fernando Oliveira saúda aqueles que diretamente contribuem para mostrar a cinematografia portuguesa nas suas diversas formas.
A manifestação de apoio da Academia de Coimbra é uma constante nas várias edições do Festival, ou não fosse a cidade dos estudantes o palco da sua programação. O Magnífico Reitor da Universidade De Coimbra, Prof. Doutor Amílcar Falcão, e o Vice-Reitor Para a Cultura e Ciência Aberta da Universidade De Coimbra, Prof. Doutor Delfim Leão, elogiam a posição deste na formação de gerações de cinéfilos e no comprometimento com a vitalidade cívica e académica de Coimbra. Também Daniel Azenha, Presidente da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra, faz parte da Comissão de Honra.
Ora não fosse o Caminhos um festival de cinema, não poderia faltar o reconhecimento das entidades do Sector como a Federação Portuguesa de Cineclubes que nas palavras do Prof. Dr. António Costa Valente, atribui ao Caminhos a responsabilidade de ter lutado contra o paradigma existente e mostrado que Portugal é cada vez mais um país de cinema, sendo este festival um espaço de confluência das diversas correntes e estilos da nossa cinematografia. Essencial para a realização deste certame é o apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), por Dr. Luís Chaby Vaz, que reconhece na “abrangência da programação do Festival, que inclui secções competitivas e não competitivas, retrospetivas, ações pedagógicas e de formação profissional, promovendo não apenas a exibição, mas também a discussão e a partilha de informação sobre os diversos géneros cinematográficos” a “qualidade de um evento que, dedicado ao cinema nacional, o consegue homenagear”.
Sua Excelência O Presidente da República PortuguesaMarcelo Rebelo de Sousa
Presidente do Turismo do CentroDr. Pedro Machado
"É inegável que se trata de um evento de enorme relevância na promoção do destino “Coimbra” e do ”Centro de Portugal”, sendo uma enorme mais-valia no seu posicionamento e na sua valorização. Pelas suas características únicas, percurso consistente e sólido, por ser já uma referência nacional e internacional, assume-se, ano após ano, como uma “oportunidade de ouro”, nesta missão de promoção."
Presidente da Direção Geral da Associação Académica de CoimbraDaniel Azenha
Magnífico Reitor da Universidade de CoimbraProf. Doutor Amílcar Falcão
Celebrar a XXV edição do Festival Caminhos do Cinema Português equivale a comemorar a riqueza imensa e o impacto duradoiro de uma iniciativa que constitui não apenas um grande projeto cultural como também uma notável manifestação de vitalidade cívica e académica. Na qualidade de Reitor da UC, saúdo vivamente esta demonstração de vigor cultural e de dedicação à arte.
Instituto do Cinema e Audiovisual – I.P.Dr. Luís Chaby Vaz
"A abrangência da programação do Festival, que inclui secções competitivas e não competitivas, retrospetivas, ações pedagógicas e de formação profissional, promovendo não apenas a exibição, mas também a discussão e a partilha de informação sobre os diversos géneros cinematográficos, é reveladora da qualidade de um evento que, dedicado ao cinema nacional, o consegue homenagear."
Vice-Reitor para a Cultura e Ciência Aberta da Universidade de CoimbraProf. Doutor Delfim Leão
O Festival Caminhos do Cinema Português ganhou, por direito próprio, um posto indelével no panorama cultural português, fidelizando e formando gerações sucessivas de cinéfilos, para as quais tem sabido desbravar — com dedicação e método — renovadas sendas de sensibilidade estética e ética.
Primeiro Ministro do Governo da República PortuguesaDr. António Costa
Sua Excelência o Presidente da Assembleia da RepúblicaDr. Eduardo Ferro Rodrigues
Com o seu Alto Patrocínio
"Esta iniciativa tão justa e pertinente enriquece-nos a todos. O cinema é uma das formas mais genuínas de arte, porque nos convoca para a diversidade e pluralidade do Humano – bem a propósito, o Festival tem no seu nome a palavra Caminhos."
Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e MediaDr. Nuno Artur Silva
"… desde a sua origem em 1988, [o festival tem lutado] contra o centralismo da oferta cultural, contribuindo para a criação de lugares e eventos de interesse disseminados por todo o território, capazes de criar e atrair novos públicos, promovendo uma Cultura que, assim, está verdadeiramente ao acesso de todos. Sendo um dos mais antigos certames de cinema em Portugal, este Festival tornou-se um agente nuclear de difusão do acervo cinematográfico nacional, seja através da sua exibição, seja através do seu caráter formativo, promovendo um conhecimento reflexivo e informado sobre a história do cinema e a sua interligação com os diferentes movimentos estéticos e culturais, nacionais e internacionais."
Federação Portuguesa de CineclubesProf. Doutor António Costa Valente
"Felizmente que o plural do CAMINHOS nos permite pensar como se complementa nos tantos outros caminhos que o país foi abrindo, descobrindo em obras, em eventos, em aproximação a tantos e diversos públicos, outorgando poder dizer que afinal “Já Se Fabricam Filmes em Portugal” (parafraseando um título de 38 onde na altura Oliveira escreveu “automóveis”). O cinema português vai continuar a crescer com filmes vindos dos ditos mais recônditos lugares de todo o país. Finalmente não há só um sítio onde todos os filmes se fazem. Chegam mesmo de todo país e atravessam múltiplas fronteiras, mesmo quando se barram ecos dos seus percursos–mundos.Do que se exibe ou não, fica em cada CAMINHOS a marca exigentemente plural."
Diretora Regional de Cultura do CentroDoutora Suzana Menezes
"...extraordinário e consistente trabalho desenvolvido ao longo dos anos em torno do cinema nacional e o seu relevante contributo na formação de pensamento crítico e criativo e na afirmação da cultura como valor transversal à sociedade."
Vereadora do Turismo, Juventude, Ação Cultural e Gestão de Espaços Culturais da Câmara Municipal de CoimbraDoutora Carina Gomes
"... [o festival] acolhe, desde a sua génese, o cinema português nos seus espaços de programação, juntando pessoas e obras, trazendo novos interesses e expectativas, estreitando laços entre artistas e públicos."
Ministra da CulturaDoutora Graça Fonseca