Diretora Regional de Cultura do Centro Doutora Suzana Menezes

"...extraordinário e consistente trabalho desenvolvido ao longo dos anos em torno do cinema nacional e o seu relevante contributo na formação de pensamento crítico e criativo e na afirmação da cultura como valor transversal à sociedade."


A sétima das artes é, por definição, o lugar do entretenimento e diversão, o espaço do sonho e evasão, mas, em primeira instância, é uma leitura frequentemente acutilante do real, dos tempos que nos antecederam, daqueles que vivemos, ou daqueles que nos sobrevierem. E reside aqui, talvez, a sua particularidade maior. O cinema imortaliza o momento. Revela e desnuda. Não raras vezes, inquieta. É o lugar de todas as emoções. E, sobretudo, de tantas aprendizagens.

A cidade de Coimbra recebe, uma vez mais, o Festival Caminhos do Cinema Português, que celebra em 2019, a sua 25ª edição. O Centro de Estudos Cinematográficos da Associação Académica de Coimbra e a Associação Caminhos do Cinema Português voltam a propor-nos uma nova descoberta (e mais aprendizagens) da moderna cinematografia produzida em Portugal, dando visibilidade às diferentes produções nacionais.

A Direção Regional de Cultura do Centro congratula a organização do Festival pelo extraordinário e consistente trabalho desenvolvido ao longo dos anos em torno do cinema nacional e o seu relevante contributo na formação de pensamento crítico e criativo e na afirmação da cultura como valor transversal à sociedade.