Presidente do Turismo do Centro Dr. Pedro Machado

"É inegável que se trata de um evento de enorme relevância na promoção do destino “Coimbra” e do ”Centro de Portugal”, sendo uma enorme mais-valia no seu posicionamento e na sua valorização. Pelas suas características únicas, percurso consistente e sólido, por ser já uma referência nacional e internacional, assume-se, ano após ano, como uma “oportunidade de ouro”, nesta missão de promoção."


O Festival Caminhos do Cinema Português, que vai já na sua XXV Edição, representa um ativo fortíssimo para a região, projetando a produção cinematográfica nacional, formando públicos e aproximando os diferentes atores do setor. É inegável que se trata de um evento de enorme relevância na promoção do destino “Coimbra” e do ”Centro de Portugal”, sendo uma enorme mais-valia no seu posicionamento e na sua valorização. Pelas suas características únicas, percurso consistente e sólido, por ser já uma referência nacional e internacional, assume-se, ano após ano, como uma “oportunidade de ouro”, nesta missão de promoção.
Isto acontece numa altura em que o turismo audiovisual se assume como um instrumento cada vez mais poderoso de promoção turística. Hoje, é certo e sabido, são cada vez mais os turistas que se deslocam aos destinos, atraídos pelos cenários que veem nos ecrãs, o que ajuda a criar novos impulsos turísticos, como aqueles que se pretendem imprimir na região Centro de Portugal.
O Centro de Portugal é a maior região do país, com 31,3% do território nacional, abrangendo 100 municípios e 8 Comunidades Intermunicipais (Região de Aveiro; Região de Coimbra; Região de Leiria; Viseu Dão/Lafões; Beiras e Serra da Estrela; Beira Baixa; Oeste; e Médio Tejo). A diversidade é a matriz de uma região onde todos os visitantes descobrem sempre algo de novo que os faz querer regressar.
Conciliando a natureza em estado puro com a vibrante vida nas suas cidades, o território do Centro de Portugal integra parques e reservas naturais, paisagens protegidas, quatro sítios classificados pela UNESCO como Património da Humanidade (Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro da Batalha, Convento de Cristo e Universidade de Coimbra, Alta e Sofia), importantes destinos de turismo religioso, Aldeias Históricas, do Xisto e de Montanha, além de castelos, mosteiros e conventos, onde se respira a História deste país. A tudo isto, acresce um vasto património imaterial, de que são os exemplos os vinhos de excelência e as receitas gastronómicas que se perdem no tempo, assim como as tradições antigas da etnografia de todo um povo, revisitadas em animadas festas, feiras e romarias.
O grande bem-haja, por mais esta fantástica organização, à Associação Caminhos do Cinema Português – Associação de Artes Cinematográficas de Coimbra e do Centro de Estudos Cinematográficos da Associação Académica de Coimbra.
E termino deixando este desafio a todos os entusiastas do cinema: há sempre algo de novo e único para descobrir no Centro de Portugal, um país dentro do País!