Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media Dr. Nuno Artur Silva

"… desde a sua origem em 1988, [o festival tem lutado] contra o centralismo da oferta cultural, contribuindo para a criação de lugares e eventos de interesse disseminados por todo o território, capazes de criar e atrair novos públicos, promovendo uma Cultura que, assim, está verdadeiramente ao acesso de todos. Sendo um dos mais antigos certames de cinema em Portugal, este Festival tornou-se um agente nuclear de difusão do acervo cinematográfico nacional, seja através da sua exibição, seja através do seu caráter formativo, promovendo um conhecimento reflexivo e informado sobre a história do cinema e a sua interligação com os diferentes movimentos estéticos e culturais, nacionais e internacionais."


O Festival Caminhos do Cinema Português, coproduzido pelo Centro de Estudos Cinematográficos da Associação Académica de Coimbra e pela Associação de Artes Cinematográficas de Coimbra, é um festival único no panorama cultural português, desempenhando um papel central na divulgação descentralizada e transversal do nosso património cinematográfico.

Ao longo de XXV edições, o Festival Caminhos do Cinema Português tem conseguido manter viva e atual a essência da primeira Mostra do Cinema Português, divulgando obras cinematográficas produzidas em Portugal, enquadradas num formato competitivo, e promovendo uma reflexão dialogante e formativa sobre o cinema, tanto num contexto profissional como académico.

Com apoio do Ministério da Cultura, através do Instituto do Cinema e do Audiovisual, I. P. e com a colaboração da Direção Regional de Cultura do Centro, este Festival cumpre, desde a sua origem em 1988, o objetivo principal que deve presidir à organização de um festival, o de lutar contra o centralismo da oferta cultural, contribuindo para a criação de lugares e eventos de interesse disseminados por todo o território, capazes de criar e atrair novos públicos, promovendo uma Cultura que, assim, está verdadeiramente ao acesso de todos.

Sendo um dos mais antigos certames de cinema em Portugal, este Festival tornou-se um agente nuclear de difusão do acervo cinematográfico nacional, seja através da sua exibição, seja através do seu caráter formativo, promovendo um conhecimento reflexivo e informado sobre a história do cinema e a sua interligação com os diferentes movimentos estéticos e culturais, nacionais e internacionais.

Esta aposta na formação e o trabalho desenvolvido pelo Festival e pelo Centro de Estudos Cinematográficos da Associação Académica de Coimbra tem, sem dúvida, promovido a entrada de mais estudantes nos cursos de cinema e audiovisual.

Quero igualmente saudar a ampla parceria que tem tornado possível a continuidade do Festival Caminhos do Cinema Português, que conta com a colaboração de diversas instituições, entidades locais e, muito em especial, da Universidade de Coimbra. Nesta 25ª Edição, quero dar particular destaque à parceria com a Cinemateca Portuguesa, onde serão apresentadas uma seleção de curtas metragens na seção Ensaios, filmes que na sua maioria foram produzidos num contexto académico e que foram exibidos em edições passadas.

À direção do Festival Caminhos do Cinema Português e a todos aqueles que têm colaborado na sua organização, deixo, desta forma, uma palavra de profundo apreço e votos do maior sucesso para esta XXV edição!