As três personalidades mais altas da nação (Presidente da República, presidente da Assembleia da República e primeiro-ministro), a ministra da Cultura, o secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Multimédia estão entre os 18 integrantes da Comissão de Honra do Festival Caminhos do Cinema Português, cuja Sessão de Abertura se realizou no sábado, 6 de novembro, na Casa do Cinema de Coimbra. Após um interregno de 12 anos, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra também integra a Comissão.
Entre os membros, estão representantes de entidades cinematográficas nacionais e internacionais, como o presidente do Instituto do Cinema e Audiovisual, I.P., Luís Chaby Vaz, o diretor da Cinemateca Portuguesa, José Manuel Costa, e os responsáveis das Federações Portuguesa e Internacional de Cineclubes, respetivamente Leonor Pires e João Paulo Macedo.
“É sempre de saudar projetos e eventos que resultem da iniciativa local, que rompam com o paradigma e floresçam fora dos centros tradicionais de poder e de cultura. E o festival Caminhos do Cinema Português, que vai já na sua XXVII edição, é bem o exemplo disso”, salienta o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, aponta que “a Câmara Municipal empenhar-se-á sempre para colaborar no fortalecimento contínuo daquele que já é um Festival de referência e de enorme qualidade, muito em particular considerando a candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027, e desafia a população de Coimbra a não perder esta oportunidade única de assistir aos resultados do extraordinário trabalho criativo e artístico de produtores, realizadores, atores e técnicos cinematográficos portugueses”. José Manuel Silva é também o responsável pelo pelouro da Cultura do Executivo Municipal.
Da parte da Cinemateca Nacional, José Manuel Costa considera o Festival como “o espaço precioso, e imprescindível, para um confronto connosco próprios e com esta nossa arreigada e quase misteriosa vontade de cinema. Lançada há trinta e três anos, a ideia resistiu bem e não parou de crescer, enriquecendo-se, em particular, com o leque de áreas abordadas e com o diálogo inter-geracional”
O presidente do Instituto do Cinema e do Audiovisual, I.P. lembra que o Caminhos é “um dos festivais de cinema mais antigos do nosso país e faz questão de enfatizar, desde os seus primórdios, que o cinema nacional não se faz só numa direção, que há múltiplos caminhos e convergências de cinematografias a explorar. E o caminho que este grande evento de cinema tem vindo a seguir é ascendente na divulgação da produção nacional, no fomento da cinefilia, na descentralização da oferta cinematográfica e na conquista e formação de novos públicos”.
Sua Excelência O Presidente da República PortuguesaMarcelo Rebelo de Sousa
Presidente da Assembleia da RepúblicaDoutor Eduardo Ferro Rodrigues
Primeiro Ministro do Governo da República PortuguesaDr. António Costa
Ministra da CulturaDoutora Graça Fonseca
Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e MultimédiaDr. Nuno Artur Silva
Diretora Regional de Cultura do CentroDoutora Suzana Menezes
Magnífico Reitor da Universidade de CoimbraProf. Doutor Amílcar Falcão
Presidente da Câmara Municipal de CoimbraDoutor José Manuel Silva
Vice Reitor para a Cultura e Ciência Aberta da Universidade de CoimbraProf. Doutor Delfim Leão
Presidente do Conselho Directivo da Instituto do Cinema e Audiovisual – I.P.Dr. Luís Chaby Vaz
Director da Cinemateca Portuguesa-Museu do CinemaJosé Manuel Costa
Presidente da Entidade Regional de Turismo do CentroDr. Pedro Machado
Presidente da União de Freguesias de CoimbraJoão Francisco Campos
Presidente da Federaçao Portuguesa de CineclubesDra. Leonor Pires
Presidente da Federação Internacional de CineclubesJoão Paulo Macedo
Presidente da Associação Académica de CoimbraDr. João Assunção