MG_4483-copy-scaled.jpg

Jurados da XXVIII edição

As atrizes Leonor Silveira e Sónia Balacó, o ator Miguel Nunes (protagonista da série “Glória”, recentemente exibida pela Netflix), o diretor do Doclisboa, Miguel Ribeiro e o artista plástico José Maçãs de Carvalho integram o Júri da Seleção Caminhos do Festival Caminhos do Cinema Português, cuja XXVIII edição se realiza entre 5 e 19 de Novembro. 

Composto por três secções competitivas: Caminhos; Ensaios; e, Outros Olhares; o festival propõe-se a reunir um largo espectro da produção nacional anual de cinema. 

A Seleção Caminhos agrega a generalidade da produção portuguesa, com animações, documentários e ficção. Além dos melhores filmes em cada género, nesta secção são galardoados os trabalhos artísticos e técnicos. Esta secção decorrerá de 12 a 19 de Novembro no Teatro Académico de Gil Vicente.

Para além do Júri Caminhos, esta secção também é avaliada pelo Júri de Imprensa: constituído pela jornalista cultural francesa Barbara Lorey, acompanhada de Vilma Reis, jornalista brasileira radicada em Coimbra, onde trabalha na revista Coimbra Coolectiva, e Paulo Portugal, autor do site Insider.pt; e pelo júri da Federação Internacional de Cineclubes (FICC), formado por Graça Lobo (Portugal), Jacob Hansson (Suécia) e Gustavo Mariné (Espanha). 

O futuro do Cinema passa pela Seleção Ensaios que agrega filmes produzidos em escolas de todo o mundo. Os Prémios de Melhor Filme Nacional, Melhor Animação Nacional e Melhor Filme Internacional serão atribuídos pelo ator Isac Graça, a produtora cultural Regina Machado e o realizador Diogo Salgado. As sessões desta secção decorrerão de 12 a 18 de Novembro, às 15:00, no Teatro Académico de Gil Vicente.

Na seleção Outros Olhares agregamos a produção de carácter mais reflexivo do cinema português. A julgar esta seleção para o seu melhor filme estarão a realizadora Rosa Coutinho Cabral, o investigador da Universidade de Coimbra Ricardo Namora e o professor Tiago Fernandes.

Uma das novidades desta XXVIII edição é que o Prémio do Público será atribuído ao filme mais votado de qualquer uma das secções competitivas.