“Cesária Évora” mostra imagens nunca vistas e retrata um cenário mais íntimo da cantora conhecida como “a diva dos pés descalços”. Ao longo dos 94 minutos do documentário são mostradas as dificuldades que a cantora enfrentou para chegar à ribalta, como a doença bipolar.
Ana Sofia Fonseca foi jornalista durante 20 anos antes de se dedicar ao cinema e aos documentários. Trabalhou no Público, Expresso, Grande Reportagem e na Egoísta, tendo conquistado algumas distinções como o Prémio Gazeta, o Prémio AMI Jornalismo Contra a Indiferença, o prémio Direitos Humanos e Integração, atribuído pela UNESCO, e o prémio Corações Com Coroa.
“Cesária Évora” é a segunda longa metragem documental de Ana Sofia Fonseca, depois de “Setembro A Vida Inteira”, lançado em 2018.
O quarto dia do Festival Caminhos do Cinema Português (8 de novembro) começa às 15 horas com os Filmes da Lusofonia e a exibição de “Portugal Pequeno”, de Victor Quintanilha, e “Alan”, de Diego e Daniel Lisboa.
Às 17h30, na seleção Filmes do Mundo, passam a película espanhola “The Sower of Stars”, de Lois Patiño, e o dominicano “A Film About Couples”, de Natalia Cabral e Oriol Estrada.
Às 21h30, na seleção Outros Olhares, podem ser vistos “Luana”, de Maria Simões e Tiago Melo Bento, e “Cesária Évora”, de Ana Sofia Fonseca.