cost.no_.vistacurta.png

“A Costureirinha” no Festival Vista Curta


A Curta‐metragem  produzida no âmbito da 6.ª edição do Curso de Cinema – Cinemalogia em Coimbra selecionada para competição na 8.ª edição do Festival Vista Curta.

“A Costureirinha”, curta-metragem produzida no âmbito da 6.ª edição do Curso de Cinema – Cinemalogia foi selecionada para o Festival Vista Curta que se realiza de 27 Outubro a 3 de Novembro em Viseu. Será exibida a 1 de Novembro. Esta seleção promove o curso ressalva a sua qualidade e das aprendizagens lá adquiridas bem como se revela uma oportunidade de dar a conhecer o território de Coimbra.

Esta é a história de Ermelinda, uma mulher cansada e derrotada, que costura para fora e é o único sustento da casa, onde vive com a filha Maria, uma criança sensível que percebe a angústia da mãe e a confronta com isso. O dia-a-dia desta família é assombrado pelo espírito d’ A Costureirinha que Maria diz ver mas cujos relatos Ermelinda, habituada às histórias populares, menospreza até que vê as suas convicções abaladas pelo medo de perder a filha, o que lhe resta, para o desconhecido ou para a loucura.

O filme cuja coordenação de realização foi assumida por Telmo Martins, de argumento por Simão Cayatte e montagem por João Braz, contou com um conjunto de formadores de referência do espectro cinematográfico nacional e possibilitou aos formandos do curso a materialização de um projeto fílmico único que agora o vêm enriquecido com o percurso de festivais em que o filme é selecionado, exibido e avaliado em competição.

O Curso de Cinema – Cinemalogia é certificado pelo Caminhos de Cinema Português e pela Universidade Aberta e procura descentralizar o ensino da produção cinematográfica, trazendo a Coimbra uma oportunidade dos amantes da arte do cinema poderem aprender sobre todo o processo de produção cinematográfica, bem como aproximar as comunidades académicas com especialistas do cinema e audiovisual. Deste curso tem resultado a produção própria de obras cinematográficas em cada edição do curso que primam pela qualidade como possível observar em “A Costureirinha”.

As inscrições para a 9ª edição do Curso, que decorre em 2018/2019, já estão abertas, estando a decorrer uma campanha promocional até dia 1 de novembro com taxas de inscrição desde 800€. O curso irá ter a duração 468 horas, podendo os alunos participar na sua integra ou em módulos isolados. Irá decorrer de 17 de novembro a 16 de junho. Mais informações em www.caminhos.info/cinemalogia

Related Posts