SÉNIORES2016.11.12-21.37.11-1-1280x543.jpg

Caminhos Seniores

Os Caminhos do Cinema Português conscientes de que, nos dias de hoje, é cada vez mais difícil encontrar iniciativas em que este segmento da população possa participar, apresentam a secção paralela “Caminhos Séniores”. Acreditamos que esta iniciativa é uma mais-valia para o festival que, para além de uma componente cultural, também tem um papel importante de cariz social e de integração na sociedade.

Pretende-se com esta actividade estimular o diálogo dos espectadores desta secção com uma sensibilidade diferente à própria arte decorrente das diferentes experiências e vivências de vida e proporcionar aos participantes, na sua grande maioria com dificuldades de locomoção, uma tarde de animação e lazer.

Este ano seleccionámos a longa-metragem documental “Irmãos” de Pedro Magano, vencedora do Grande Prémio do Festival Portugal Sou Eu” e Melhor Montagem, para Ricardo Teixeira, na última edição do festival.

A sessão decorrerá no Teatro José Lucio Silva, em Leiria, no dia 23 de Novembro às 14h30.

Irmãos Pedro Magano, 2011

Dezenas de homens caminham, alinhados, pelas estradas e pelos trilhos da Ilha de São Miguel, nos Açores, um lugar sagrado onde a natureza e a fé se conjugam. Envergam xailes ao ombro, lenços ao pescoço, uma cevadeira às costas, um bordão e um terço na mão. Rezam por eles, pelos seus e por quem encontram pelo caminho onde vão colecionando as suas preces. Levam mais de 200 quilómetros nos pés e outros tantos de cansaço, de lágrimas, de alegria, de esperança. Um ritual único de fé, de partilha, de encontro com Deus, que acontece há mais de 500 anos.
produtora Pixbee . produtor Liliana S. Lasprilla . argumento original Ana Luisa Oliveira . direcção de fotografia Pedro Magano . operação de câmara Pedro Magano, Silvio Rocha . direcção de som Pedro Adamastor . montagem Ricardo Teixeira . edição de som Pedro Adamastor . banda sonora original Vítor Peixeiro . direcção musical Vítor Peixeiro

Related Posts