Os Premiados!

Finalmente temos os vencedores de 2008, antes de revelar os seus nomes deixar em nome da organização do festival um muito obrigado pela sua participação, carinho e empenho em promover, divulgar e estimular o gosto pelo cinema português coisa que se reflecte pela sua participação neste festival. Mas a hora é dos vencedores, eis os melhores de 2008 nas diferentes categorias:
 
JÚRI OFICIAL
Grande Prémio do Festival

Deus não Quis, de António Ferreira
"pela forma cinematograficamente belíssima com que conta uma história de amor trágica, com uma excelente desenvoltura narrativa, numa concepção global da obra que considera dignificar o Cinema Português." 

Prémio para a Melhor Longa-Metragem

Daqui p’ra Frente, de Catarina Ruivo
"pela coragem com que a realizadora assumiu uma temática interessante e difícil, por caminhos inexplorados, pela sua sensibilidade e criatividade e ainda pela beleza crua da fotografia e fluidez da narrativa." 

Prémio para a Melhor Curta-Metragem

Antes de Amanhã, de Gonçalo Galvão Teles
"pela forma irrepreensível e surpreendente segurança com que filmou e nos passou, em poucos minutos, tanta informação e sentimento, renovando-nos a esperança no Cinema Nacional." 

Menção Honrosa
China, China, de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata
"pela originalidade do argumento, pela excelente direcção de actores e pelos riscos assumidos e capacidade de nos provocar sensações tão contraditórias." 
Prémio para a Melhor Animação
Ossudo, de Júlio Alves
"pela dramaticidade dos traços, pela beleza da musicalidade, e pela magnífica atmosfera." 
Prémio para o Melhor Documentário
Mulheres Traídas, de Miguel Marques
"pela originalidade do desafio e por nos ter proporcionado momentos tão surpreendentes e divertidos." 

Prémio Revelação

No Ponto mais Alto da Lua, de Marina Palácio
"pela maravilhosa e poética animação."

JÚRI FICC
Prémio Dom Quijote – Júri da Federação Internacional de Cineclubes

Tóquio Porto 9 Horas, de João Brochado
"The jury appreciates how such a simple yet clever idea shows us the differences and similarities between two cities that are so far away, one in Asia and one in Europe. We are observers to the people everyday life, and the director doesn´t try to interfere or tell us what to think. We find the film very fascinating because it shows the two cities activities at the same time, side by side, using split-screen.  It can be understood all over the world, with no explanation or translation needed. It is a true global film." 
 
JÚRI IMPRENSA
Prémio de Imprensa

Deus não Quis, de António Ferreira
“pois a narrativa desenrola-se sem qualquer diálogo, apostando na emotividade visual, reforçando deste modo o tema da separação e do reencontro ansiado por ambas as personagens.” 
PÚBLICO
Prémio do Público

Dot.Com de Luis Galvão Teles
 
 
 

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Crónica

A segunda longa-metragem a concorrer na XV edição do Caminhos do Cinema português, "Corrupção", filme não assinado pelo director mas produzido por Alexandre Valente causou surpresa. Porém, não foi pelas peculiaridades da película – que mistura o non-sense e a telenovela numa tentativa de film noir que, por esses motivos, fica distante de qualquer tentativa de compreensão. Cenas gratuitas, personagens mal-estruturados, um frágil e confuso enredo que envolve a corrupção no universo do futebol e figurões da política em Portugal, não convence e incomoda.
Além disso, a cópia enviada à organização do festival continha legendas que se repetiam a cada quinze minutos com a seguinte máxima:FOR PER VIEW PROPOSES ONLY … O que o torna ainda mais incompreensível ou inconcebível ou, mesmo, inaceitável.
Na tentativa de "dinamizar" o cinema, atrair o público e divertir, o cinema português tem caído em armadilhas como "Corrupção" que nos fazem reflectir sobre o compromisso ético com a sétima arte ou, no mínimo, sobre o respeito com o qual o público deveria ser tratado.
Entre curtas e longas a surpresa da segunda noite foi mesmo a película de João brochado "Tóquio Porto 9 Horas" que, como sugere o título, traça um imprevisível paralelo entre estas duas cidades que revelam, na sua diferença,uma estranha semelhança. Bastante gráfico, com boa fotografia e excelente escolha na selecção dos espaços a filmar. O filme revela uma consistência na realização e o bom gosto do director.

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Crónica

98 octanas, de Fernando Lopes

Tudo sem um certo ar retrospectivo, a começar pelos personagens – em uma constante revisão dos seus passados. Entretanto, o olhar do realizador é sobretudo contemporâneo: consegue misturar poesia com road movie e ainda continuar a parecer um filme português dos bons. O enredo, na fragilidade de um encontro casual entre dois desconhecidos, estabelece uma profunda relação sensual entre Maria e Diniz com cenas absolutamente sugestivas – com um som muito bem trabalhado, aliás marca do realizador que desde Belarmino estabelece a banda sonora não como um complemento à imagem, mas como um elemento potencializador da síntese entre o som e imagem.
Os diálogos surpreendem – pela imprevisibilidade e sofisticação. Mas a força maior do filme é mesmo os actores, ou os complexos personagens que eles conseguem estabelecer na inconstância de vidas frágeis que se impõe no encontro entre a sexual rapariguinha de 20 e poucos anos orfã e o senhor de meia-idade amargurado e repleto de frustrações. Pode soar o clichê, mas de facto Fernando Lopes apropria-se disso muito bem e faz nos sorrir outra vez…

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Eis os caminhos!

De 21 a 25 de Maio decorre mais um festival Caminhos do Cinema Português. Este certame vai na sua XV Edição, sob a organização do Centro de Estudos Cinematográficos da Associação Académica de Coimbra, sempre com o intuito de divulgar o que de melhor se faz na sétima arte, no nosso país.

As várias rubricas que o compõem vão desde as Sessões Competitivas, onde os filmes portugueses realizados no último ano são exibidos, até aos Ensaios Visuais, em que é dada a oportunidade a alunos de escolas de cinema apresentarem o seu trabalho ao público em geral, onde por vezes pode assistir a autêntica jóias artísticas produzidas com toda a irreverência que caracteriza a juventude.

Abarca igualmente sessões de cinema europeu, onde obras provenientes de outros países têm lugar em espaços alternativos, neste caso da Holanda. Pais esquecido nos meandros do cinema europeu que nos traz a Coimbra um cinema diferente, iniciativa esta em colaboração com o Leitorado de Neerlandês da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

De “Parto Orgásmico”, mostra organizada em colaboração com a realizadora Marta Lima e que pretende que se abram novos caminhos no cinema português, pois ao mostrar as experiências de partos naturais através de imagens recolhidas e produzidas por todo o mundo, poderá ou anseia-se que possa servir de inspiração aos nossos documentarista.

Estão disponíveis ainda workshops para quem pretende aprender os meandros da realização e produção de obras cinematográficas. Este ano, há lugar a uma retrospectiva dos quinze anos de caminho, tantas vezes árduo e solitário, talvez porque utópico aos olhos dos menos crédulos…

Os palcos do festival são o Teatro Académico Gil Vicente e o Mini-Auditório Salgado Zenha, no edifício da Associação Académica, locais onde se pode assistir gratuitamente a qualquer das produções em exibição. Dobrando um cabo das tormentas a cada edição que passa, os seus organizadores não esmorecem e, com afinco, insistem em fazer de Coimbra o palco do único festival dedicado de corpo e alma ao cinema nacional.

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Exposição

Exposição – 15 Anos de Memorias

21 a 25 de Maio das 10:00 às 24:00
Foyer e Sala Verde TAGV

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p align=”left”>Os Caminhos do Cinema Português fazem quinze anos e por ocasião desta singela data queremos que os espectadores possam reviver os momentos fotográficos que mais marcaram cada edição, dando a conhecer ao público o que foi o nosso passado e permitindo àqueles fiéis espectadores do festival o reviver das suas memórias. Paulo Abrantes acompanhou ao longo do tempo este evento e através da sua singular objectiva, mostra-nos de forma criativa as mais diversas facetas da organização do festival.
A não perder esta exposição no Teatro Académico de Gil Vicente.

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Prorrogação Cartaz

Devido à parca participação no Concurso de Cartaz para 2009, a direcção do festival entendeu prorrogar o prazo para a apresentação de propostas até 31 de Julho de 2008. Participe e veja o seu cartaz como imagem oficial da XVI edição do festival a ter lugar em Abril de 2009!

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Parto Orgásmico

 
Esta mostra de filmes sobre a experiência do parto vai buscar o seu título a um dos filmes em exibição. Serão apresentados filmes dos Países Baixos, EUA, Rússia, Guatemala, México, Argentina, Brasil e Espanha. O que os une é a forma como nos apresentam partos naturais em que o poder é restituído à mulher, não sendo este seu ritual de passagem mediado por máquinas ou drogas. As únicas drogas presentes são as hormonas naturais. [“The same pleasurable stimuli triggered during sex, can also be released during birth.” Debra Pascali-Bonaro, em http://www.orgasmicbirth.com/].
 
Fica o convite para entrar nesta viagem pela intimidade de vários nascimentos e por diferentes modelos de cuidado perinatal, que seguramente o levará a reexaminar a forma como se vive o parto em Portugal. As sessões de filmes são seguidas de palestras sobre diversos temas à volta da questão do parto e debates.
 
Pode encontrar o Programa desta mostra neste link
 
Os currículos dos Palestrantes sao os seguintes: 
 

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Selecção Oficial

Os filmes seleccionados para a XV edição dos Caminhos do Cinema Português são:

Longas-Metragens
98 Octanas de Fernando Lopes 94’
Corrupção 95’
Lobos de José Nascimento 100’
Dot.com de Luís Galvão Teles 103’
Daqui P’ra Frente de Catarina Ruivo 87’


 

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Concurso Cartaz 2009

Concurso para a Elaboração de um Cartaz
 
Este concurso visa a elaboração de um cartaz para o seguinte evento:
– Festival Caminhos do Cinema Português XVI
 
Características a ter em atenção na concepção do cartaz:
§ O cartaz deverá ser entregue em formato TIF com layers.
§ O cartaz deverá ter o tamanho A0 (120cm – largura X 176cm – altura) com uma resolução de pelo menos  150 DPI’s (ou tamanho inferior com maior  resolução por forma a obter o tamanho A0 a 150 DPI’s sem necessidade de alterar a imagem).
§ No cartaz do Festival Caminhos do Cinema Português XVI, deverão obrigatoriamente, constar os seguintes elementos:
1 – “Logótipo Caminhos do Cinema Português”
2 – “XVI”
3 – “12 a 19 de Abril” (Datas Indicativas)
4 – “Coimbra”
5 – “2009”
 

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