Notícias

  • profile-copy.png

    Programação da 24.ª edição

    A XXIV edição do festival Caminhos do Cinema tem data marcada para a última semana de novembro: 23 de novembro a 1 de dezembro. As Fusões no Cinema, em São João da Madeira,  são o mote para o arranque do festival. No dia 24, no TAGV, tem início a competição cinematográfica da “Selecção Caminhos” que integra registos que vão do documental “O Turno do Dia” (Pedro Florêncio), ao cinema fantástico, chegando aos “Caminhos Magnéticos” (Edgar Pêra).

    Nesta 24º edição, os Caminhos continuam a afirmar-se com uma montra real de todo o cinema português. Trazem, em ante-estreia comercial ao grande público, obras tão diversas como “Até que o Porno nos Separe” (Jorge Pelicano) ou mesmo “Amantes na Fronteira” (Atsushi Funahashi). Há ainda espaço para a mais recente cinematografia nacional – “Pedro e Inês” (António Ferreira), “A Árvore” (André Gil Mata) ou a animação “O Agouro” (David Doutel, Vasco Sá) que abrilhantarão as telas da cidade.

    Os Caminhos apresentam-se anualmente, em Coimbra, como um festival generalista: premiando tanto os filmes nos seus mais variados géneros, como as intervenções técnico-artísticas, conferindo o reconhecimento público à especialização das profissões cinematográficas. É também uma plataforma para os Prémios da Federação Internacional de Cineclubes, de Imprensa CISION e da segunda categoria competitiva: a “Seleção Ensaios”, que coloca a par-e-par as academias nacionais e internacionais. A oferta do festival para esta semana de celebração do cinema português é feita de 74 horas, 5 minutos e 55 segundos de novos Caminhos!

     

    saber mais

  • palmas-emblemas_caminhos-01.png

    Selecção Caminhos (2018)

    Programar é um dos passos finais desta “mise-en-scène”, onde se vê tudo e se mostra parte de acordo com quem vai ver. Nesta XXIV Edição do festival Caminhos do Cinema Português, continuamos a acreditar que os criadores cinematográficos devem ser sempre equiparados aos autores de todas as outras artes já historicamente estabelecidas e por isso tratados com o mesmo cuidado e consideração. Seja qual for o seu formato, género, localidade ou até suporte financeiro, seremos sempre um catálogo vivo das principais manifestações audiovisuais que marcaram o ano desde a nossa última edição.

    saber mais

  • 15640455849_1e1eac3351_o.jpg

    Antevisão da XXIV edição

    A XXIV edição do festival Caminhos do Cinema está cada vez mais perto. Entre os dias 23 de novembro a 1 de dezembro, Coimbra vai ser, uma vez mais, tela de uma das artes mais sublimes. Dia 23 de novembro os Caminhos arrancam com o Simpósio – “Fusões no Cinema” – em São João da Madeira, começando no dia seguinte as sessões competitivas, a par da cerimónia de abertura.

    Desde 1988, este é um festival aberto à celebração da arte cinematográfica. O estabelecer de pontes e marcas culturais na cidade é um imperativo, bem como além-fronteiras. Este ano contou com um total de 762 inscrições, ultrapassando, em larga escala, os números da edição anterior (316 inscrições). Das candidaturas recebidas, – desde longas a curtas, animações a documentários -323 eram portuguesas e as restantes 439 de outros 65 países. O Brasil é o segundo país com mais candidaturas, pelo que a língua de Camões é dominante. Para além da língua, os Caminhos são um reflexo plural da produção anual de cinema nacional, cuidando e promovendo as obras fílmicas produzidas fora do eixo – Lisboa e Porto. Persona Non Grata, Filmógrafo, Zêzere ou ainda as produções do Bando à Parte são essenciais para esta diversidade curatorial.

    saber mais

  • 23905166367_f7f7daacba_k.jpg

    Reservas de Grupos

    Olhando a uma melhor promoção e reflexão em torno do cinema português junto do público juvenil os Caminhos do Cinema Português disponibilizam, no seu site, inscrições especiais para grupos escolares. As sessões dedicadas ao público juvenil serão realizadas no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), em Coimbra, de 26 a 30 de novembro às 15h00.

    saber mais

  • ensaios-preto.jpg

    Selecção Ensaios

    O nosso Festival segue o mote de ser uma montra de todo o cinema português, não podendo ser ignoradas as obras produzidas no seio das academias e escolas. Existe uma torrente anual constante de estudantes com vontade de criar ou, muitas das vezes, realizadores que voltam ao mundo académico para adquirir ou renovar novas competências no domínio da linguagem cinematográfica. Começa a ser muito ténue a linha que desarticula aquilo que consideramos cinema produzido em contexto profissional do que é produzido em contexto académico, mas sabemos que aquilo que os une é, sem dúvida, uma qualidade e originalidade surpreendentes.

    saber mais

  • olhares_preto.jpg

    Outros Olhares

    Nesta edição do Festival Caminhos do Cinema Português introduzimos uma outra secção: “Outros Olhares”. Nesta criteriosa selecção procuraremos observar obras significativas da produção nacional nos parâmetros do documental e do experimental, permitindo assim, como a própria nomenclatura indica, que o público encontre outros e novos olhares que actualmente encaram o cinema e a realidade.

    saber mais

  • mundiais_preto-1.png

    Caminhos Mundiais

    Na 24.ª edição do Caminhos do Cinema Português, a programação da secção Caminhos Mundiais pretende apresentar aos espectadores, por meio de filmes vindos dos vários continentes, a ideia de um mundo bastante crítico acerca de si próprio e cada vez mais aberto à diversidade, com personagens em constante processo de autodescoberta. 

    saber mais

  • cost.no_.vistacurta.png

    “A Costureirinha” no Festival Vista Curta

    “A Costureirinha”, curta-metragem produzida no âmbito da 6.ª edição do Curso de Cinema – Cinemalogia foi selecionada para o Festival Vista Curta que se realiza de 27 Outubro a 3 de Novembro em Viseu. Será exibida a 1 de Novembro. Esta seleção promove o curso ressalva a sua qualidade e das aprendizagens lá adquiridas bem como se revela uma oportunidade de dar a conhecer o território de Coimbra.

    saber mais

  • 30326887933_a0184a9e1c_b.jpg

    Seleccionar e Programar

    Encontramo-nos na recta final da selecção e programação da XXIV Edição do festival Caminhos do Cinema Português. Num ano com um extenso universo de 760 inscrições, foram mais de 370 horas de visionamento realizado pela equipa de programação. A partir de 1 de Outubro começarão a ser revelados os seleccionados das selecções competitivas (Selecção Caminhos e Selecção Ensaios) e paralelas (Juniores, Juvenis, Seniores, Outros Olhares e Mundiais). Esta é a oportunidade do espectador conhecer a grande montra do melhor que foi produzido em Portugal (profissional e academicamente) e, simultaneamente, comparar com aquilo que é feito lá fora sob um prisma crítico e comparativo.

    saber mais

  • 2nd-call-for-papers.jpg

    2.ª chamada Call for papers para Simpósio “fusões no cinema”

    Na sequência do grande interesse demonstrado pelos participantes no final do prazo regular de submissão do simpósio, informamos todos os interessados que decidimos abrir uma segunda fase para submeter a sua proposta de comunicação até ao dia 15 de Outubro de 2014. Consulte toda a informação na página do simpósio. As inscrições decorrem aqui.

    saber mais

  • voluntariado_insta.jpg

    Voluntariado

    Os Caminhos do Cinema Português são um conjunto de actividades que culminam na forma do único festival generalista dedicado à filmografia nacional. É igualmente o maior festival realizado em contexto universitário. Iniciaram-se estes caminhos em 1988 na forma de mostra, realizando-se as três primeiras edições até 1990, sendo retomados sob a forma de festival em 1997. Desde então têm promovido a cinematografia nacional acompanhando o seu crescimento. Apresenta-se com duas secções competitivas onde atribui 26 prémios e várias secções paralelas. Presentemente o festival é o único evento que coloca em competição não só a filmografia profissional e académica, mas também todos os contributos técnicos que permitem a materialização do cinema contemporâneo português. Para além da exibição os Caminhos promovem um conjunto de actividades de formação e investigação prática e teórica sobre a sétima arte. Estão abertas as inscrições para voluntariado no festival até 1 de Novembro.

    saber mais

  • cfp-ccp24.jpg

    Inscrições abertas para Fusões no Cinema

    É a 23 e 24 de Novembro, em São João da Madeira que os Caminhos do Cinema Português e a Universidade Aberta, promovem a 5.ª edição do Simpósio “Fusões no Cinema”. As inscrições para comunicações estão abertas até 15 de setembro, sendo que o público tem inscrição gratuita. 

    saber mais