Anualmente realiza-se em Coimbra, o único festival de cinema cujo principal foco de interesse é a arte cinematográfica nacional. A sua primeira edição foi em 1988 e no próximo mês de Novembro realizar-se-á a sua 25.ª edição.
O festival Caminhos do Cinema Português é organizado por uma equipa integralmente voluntária e co-promovido pelo Centro de Estudos Cinematográficos da Associação Académica de Coimbra e pela Associação de Artes Cinematográficas de Coimbra.
Ao participar na realização deste evento terás a oportunidade de conhecer “na primeira pessoa” os principais intervenientes do Cinema Português desde realizadores, produtores, actores ou profissionais de áreas técnicas com a cinematografia, som ou direção de arte. Inscreve-te aqui.
É um festival aberto a toda a diversidade de géneros, metragens e temas que os cineastas Portugueses produzem, seja na Universidade, em formação ou profissionalmente. Adicionalmente é um dos principais eventos culturais da região centro que simultaneamente tem formado novos intervenientes na área cinematográfica, tanto pelas 9 edições do curso de cinema ‘cinemalogia’, como pela experiência que é organizar um festival de cinema.
A XXVª edição decorrerá entre 22 a 30 de Novembro, estando já a aceitar colaboradores para a pré-produção do evento nas diversas áreas que se articulam no evento. A organização do festival é realizada pela Direção do Evento, que de forma reticular e interdisciplinar, é coadjuvada pelos coordenadores de áreas de actuação e os seus colaboradores. O festival encarregar-se-á da alimentação e seguro de acidentes pessoais a todos os coordenadores e colaboradores mais ativos Se tiver interesse em coordenar alguma das áreas específicas de produção do festival, por favor manifeste esse interesse até 15 de Setembro. Para ajudar em qualquer área por favor demonstre a sua disponibilidade até ao fim de Outubro.
Estamos abertos a todas as questões e sugestões, sendo que a inscrição de voluntariado deve ser realizada em caminhos.info/voluntariado.
O nosso desafio é a promoção cultural e a valorização do Cinema Nacional. Junta-te a nós!