olhares_preto.jpg

Outros Olhares

Na sua célebre obra A República, Platão descreve-nos uma caverna onde seres humanos se encontram agrilhoados, não tendo nunca vivenciado nada além desse espaço concreto. Nessa mesma caverna encontra-se uma fogueira que projeta sombras da realidade exterior. Assim, tendo apenas tido contacto com essas sombras, os seres que se encontram na caverna acabam por ter como garantido que estas sejam a própria realidade. Podemos afirmar que esta descrição que o filósofo grego faz na sua Alegoria da Caverna é semelhante àquela que o público francês em 1895 sentiu quando os irmãos Lumière fizeram a sua primeira exibição do cinematógrafo com a obra L’Arrivée d’un train en gare de La Ciotat. Quando um comboio filmado se aproximou das margens do enquadramento da câmara, o público gritou criando uma comoção: todos sentiram que iriam ser atropelados. Não há então uma distinção entre o que é a realidade concreta e a representação desta mesma realidade. A partir daqui a ilusão do cinema, e a criação de uma suposta realidade, é perseguida constantemente, sendo impulsionada pelas inovações de cineastas como o americano Griffith, o russo Eisenstein ou mais tarde com a introdução de técnicas de procura do naturalismo na representação, como é o Método de Stanislavsky.

Com o tempo surgiram também movimentos, géneros e estilos cinematográficos que romperam com esta ideia da procura do naturalismo e de uma realidade ilusória do cinema. Podemos mencionar como exemplo o desenvolvimento do cinéma verité e a sua procura de retratar a verdade tal como ela é, sem qualquer tipo de manipulação, um cinema livre de encenação. É de observar as constantes quebras da quarta parede, o facto de o realizador entrar no filme, não como Orson Welles ou Keaton fariam no passado representando uma personagem, mas sim tal como é, ou o captar dos mecanismos do cinema (câmaras, luzes, o staff etc), eliminando a transparência do cinema: o público é distanciado da obra que assiste, não crê ver a realidade mas sim a representação da realidade. De igual modo, é importante referenciar o surgimento do cinema experimental com a sua procura da abstração de uma realidade concreta.

Nesta edição do Festival Caminhos do Cinema Português introduzimos uma outra secção: “Outros Olhares”. Nesta criteriosa seleção procuraremos observar obras significativas da produção nacional nos parâmetros do documental e do experimental, permitindo assim, como a própria nomenclatura indica, que o público encontre outros e novos olhares que atualmente encaram o cinema e a realidade.

Convidamos todos a experimentar o Cinema sob a égide de um outro olhar,
Marcelo Ventura,
Seleção Outros Olhares

TítuloRealizadorGéneroProdutoraAnoDuração
Antes que a noite venha – Falas de AntígonaJoaquim PavãoLonga FicçãoFilmografo201800:39:34
AntígonaSillySeasonCurta FicçãoSillySeason201800:13:44
CimbalinoJerónimo RochaCurta Ficçãotake it easy film201700:21:34
ExposiçãoLuis AzevedoCurta DocumentárioKino Gang Films00:11:22
Fernando LemosRita Lopes AlvesLonga DocumentárioArtistas Unidos201801:16:10
Histórias de FantasmasCarlos PereiraCurta Documentário201800:13:32
Inside Hou8eMargarida RodriguesLonga Documentário——————–201700:47:50
LupoPedro LinoLonga DocumentárioUkbar filmes201801:14:30
Maria Sem PecadoMário MacedoCurta Documentário73collective201600:28:16
Mother’s dayRita FigueiraCurta AnimaçãoEscola Superior de Media Artes e Design201700:07:29
my hands are never emptyMiguel MunháLonga DocumentárioDuplaCena201801:16:00
O Espectador EspantadoEdgar PêraLongaBando à Parte201601:10:07
OrquideaSandy LorenteCurta DocumentárioCalach Films201700:26:00
Orson WellesLuís AzevedoCurta DocumentárioMUBI201800:05:44
Os Maiores da Minha RuaGabriel CoelhoCurta FicçãoESAD Matosinhos201800:07:44
Os motivos de ReinaldoRicardo Vieira LisboaCurta DocumentárioPróprio201700:08:00
Pe San LeRousa Coutinho CabralLonga Documentárioart8/nocturno filmes201801:33:58
Pixel FrioRodrigo AreiasCurta FicçãoBando À parte201800:15:00
Sousa MartinsJustine LemahieuLonga DocumentárioUkbar Filmes201801:21:20
Tempo ComumSusana NobreLonga Documentárioterratreme filmes201801:04:00
The art of losingCristina Ferreira GomesCurta FicçãoMares do Sul201800:39:34