se-rua-anjos4.jpg

Sessão Especial de “Rua dos Anjos” com Renata Ferraz, Fernanda Belizário e Rita Alcaire

Com estreia marcada para 28 setembro, o filme “Rua dos Anjos”, de Maria Roxo e Renata Ferraz, vai ter uma sessão especial com uma conversa entre a realizadora Renata Ferraz, Fernanda Belizário (socióloga) e Rita Alcaire (antropóloga e documentarista), na próxima segunda-feira, 02 outubro, pelas 18:20.

Rua dos Anjos é um filme construído a partir do encontro e da criação fílmica partilhada entre duas mulheres. Nele, relatam e testemunham histórias pessoais enquanto trocam algumas técnicas dos seus respetivos ofícios: o trabalho sexual e o fílmico. Neste cenário, tornam-se ambas realizadoras e personagens.

rua dos anjos, de renata ferraz

“Em 2014, atriz há mais de vinte anos e realizadora há apenas três, atuei na longa metragem “Estive em Lisboa e lembrei de Você”, do realizador português José Barahona. A personagem que representei se chamava Sheila, trabalhava em casas de alterne e prostituição. (…) Passei a desejar fazer um filme que tivesse como temática inaugural a troca de algumas técnicas entre dois ofícios considerados pertencentes a domínios aparentemente distantes um do outro: o trabalho sexual e o fílmico. (…) Maria Roxo, uma mulher ruiva, de cabelos longos e pintados, calças de ganga, meias e luvas de renda, com um diário pesado nas mãos, despertou a minha atenção. (…) Ao conhecer Maria, as minhas forças para o projeto foram reavivadas. Maria, mulher forte e terna, inteligente e corajosa, disposta a empreender o desafio de se deixar ser documentada, ao mesmo tempo que me documentava e interferia no como o filme seria feito. Maria faleceu no início do processo de montagem, acrescentando uma nova camada de sentido ao filme.”

Renata Ferraz

Related Posts