10-05-rei-berlengas2.jpg

Celebrar a República com cópia restaurada d’ “O Rei das Berlengas” de Artur Semedo

A Casa do Cinema de Coimbra celebra a Implantação da República com a estreia da cópia restaurada de “O Rei das Berlengas”, de Artur Semedo. Esta sessão é promovida em conjunto com o FILMar, projecto operacionalizado pela Cinemateca Portuguesa no âmbito do mecanismo de financiamento EEAGrants, que tem como objetivo principal dar a conhecer, da mais ampla forma, o património fílmico português relacionado com o mar.

Realizado em 1978, o filme acompanha as desastrosas tentativas de D. Lucas Telmo de Midões para alcançar, em 1981, a independência das ilhas Berlengas – perdida há oito séculos, durante as conquistas de D. Afonso Henriques, e várias vezes ensaiada em fases críticas da História de Portugal, embora em vão, por imprevistos e traições de última hora.

o rei das berlengas, de artur semedo
o rei das berlengas, de artur semedo

““O Rei das Berlengas” corresponde à tentativa de criar um burlesco português através de uma sátira que ilustra a história de Portugal desde a Independência até à revolução de abril, referindo-se em particular à descolonização. É durante o processo desta que um tal D. Lucas Telmo de Midões (um muito divertido Mário Viegas) reivindica a independência das ilhas Berlengas. São muitos os que compõem a prole de inesperados convidados, num filme que testemunha o espírito subversivo de Artur Semedo.”

(Cinemateca Portuguesa)

A sessão acontece no próximo dia 05 outubro, às 18:30.
Bilhetes aqui.

Related Posts