programa-03-03.png

Programa!Ação — 5ª Mostra Descobrir o (Novo) Cinema Português

Entre os dias 19 outubro e 01 novembro, a Casa do Cinema de Coimbra e o Auditório Salgado Zenha recebem mais uma edição do Programa!Ação – 5ª Mostra Descobrir o (Novo) Cinema Português.

Desde a sua criação em 2019, a mostra “Programa!Ação” tem traçado uma jornada cinematográfica distinta, empenhada em apresentar ao público a riqueza e diversidade do cinema português e sobretudo uma perspectiva fresca sobre o património cinematográfico nacional e promovendo uma maior literacia sobre a sétima arte.

Na sua quinta edição, a “Programa!Ação” escolheu mergulhar nas “primeiras idades”, um conceito que transcende o tempo e a narrativa, proporcionando uma introspecção sobre a infância, adolescência e juventude. Estas fases, cruciais no desenvolvimento humano, são muitas vezes acompanhadas por descobertas, desafios e dilemas. E é nesse espaço que o cinema português tem brilhado, explorando questões de identidade, preconceitos e a constante busca pelo lugar no mundo.

Convidamo-lo a juntar-se a nós nesta viagem através da história do cinema português, onde cada filme é uma janela para as emoções, desafios e esperanças das “primeiras idades”.

A 5.ª Mostra Programa!Ação é promovida com o apoio do Programa de Apoio ao Associativismo da Direção Regional de Cultura do Centro e do Projecto FILmar promovido pela Cinemateca Portuguesa com o apoio financeiro da EEA Grants Portugal.

manhã submersa, de lauro antónio

MANHÃ SUBMERSA Lauro António (1980, 131′, M/12)
(🇬🇧 English Subtitles)
A experiência desencantada de um jovem seminarista, vindo da aldeia e de modestas origens, sob a protecção de uma senhora austera que, assim, se propõe arrancá-lo a um ambiente de miséria e ignorância. Sem vocação, António cederá à subtil prepotência de D. Estefânia, sacrificando-se pela promoção social da família…

19 out, 18:15 (Casa do Cinema de Coimbra)
26 out, 15:00 (Aud. Salgado Zenha)

o sangue, de pedro costa

O SANGUE Pedro Costa (1989, 95′, M/14)
(🇬🇧 English Subtitles) · (cópia restaurada)
Dois irmãos, Vicente de 17 anos e Nino de 10, juram guardar um segredo e, à força desse juramento, acabam por se perder um ao outro.

20 out, 18:15 (Casa do Cinema de Coimbra)

fúria & até amanhã, mário

FÚRIA Diogo Baldaia (2013, 19′, M/12)
(🇬🇧 English Subtitles)
A agressividade e o desejo de competir fazem parte da infância. No clube de boxe de um bairro pobre, as crianças encontram um espaço onde canalizar uma fúria que tem tanto de violenta como de libertadora.

fúria & até amanhã, mário

ATÉ AMANHÃ, MÁRIO Solveig Nordlund (1993, 76′, M/12)
(cópia restaurada)
Mário, um miúdo que vive de pedir esmolas no paraíso turístico da ilha da Madeira. Um dia da sua vida, de amanhã à noite.

21 out, 18:15 (Casa do Cinema de Coimbra)
28 out, 17:00 (Casa do Cinema de Coimbra)

entretanto, de miguel gomes

ENTRETANTO Miguel Gomes (1999, 25′, M/12)
(🇬🇧 English Subtitles)
Pais e professores ausentaram-se. Entretanto, dois rapazes e uma rapariga formam um trio amoroso. Rui, Nuno e Rita atravessam três espaços e tempos para poderem ficar a sós: jogo de futebol, festa com piscina, praia. Equilíbrio instável, o trio está demasiado próximo do triângulo. Entretanto é o tempo da suspensão. Dos gestos, da comunicação, da linguagem. A impotência resulta da falta de consciência para estruturar os sentimentos e de uma linguagem que permita comunicá-los. Só se pode conjecturar: Rui ama Rita, Nuno ou o jogo? Nuno ama Rita e está dependente de Rui? Rita, passiva dona do jogo, amará alguém? Dela, figura axial do trio, só sabemos que fecha os olhos para se refugiar numa interioridade etérea – as nuvens são a realidade, Entretanto é o intervalo que as suspende.

entretanto, de miguel gomes

RESPIRAR (DEBAIXO DE ÁGUA) António Ferreira (2000, 46′, M/12)
(🇬🇧 English Subtitles)
Pedro vive na periferia, onde trabalha na oficina do seu pai. Diariamente desloca-se ao centro da cidade onde estuda e encontra o seu grupo de amigos que por alturas do verão, desce até ao rio e aí passam as tardes, os tempos livres ou o tempo de aulas. Entre charros, passeios de mota e mergulhos, tudo parece correr bem neste grupo, até que Pedro e o Amigo começam a disputar a mesma rapariga. Pedro é lançado numa espiral descendente, onde tudo à sua volta se parece desmoronar. Como o iman atrai a limalha, parece Pedro atrair os problemas, desde a escola até à relação com os pais. É a história de Pedro, que de tanto lhe empurrarem a cabeça para baixo, aprendeu a respirar debaixo de água.

22 out, 18:15 (Casa do Cinema de Coimbra)
29 out, 16:20 (Casa do Cinema de Coimbra)

s. miguel, 1924 um filme de família, de charles mallet

S. MIGUEL, 1924 – UM FILME DE FAMÍLIA Charles Mallet (1924, 85′, M/12)
(cópia restaurada)
Dia em casa de uma família em S. Miguel,Açores:apresentação dos elementos(família e amigos),atividades lúdicas,ensino em casa,reunião social,visita à propriedade.

s. miguel, 1924 um filme de família, de charles mallet

ADEUS, PAI Luís Filipe Rocha (1996, 85′, M/12)
(cópia restaurada)
Filipe tem treze anos e é um garoto solitário e introvertido cujo pai, um ambicioso e importante homem de negócios, raramente lhe dedica tempo e atenção. Um noite, surpreendente e inesperadamente, o pai anuncia-lhe que vão partir os dois de férias para os Açores. Filipe e o pai vão, ao longo de vários dias e no meio da mágica atmosfera das ilhas, ter tempo para se conhecerem e relacionarem como pai e filho pela primeira vez, e talvez pela última, nas suas vidas.

24 out, 18:15 (Casa do Cinema de Coimbra)
31 out, 15:00 (Aud. Salgado Zenha)

1

MAL Alberto Seixas Santos (1999, 85′, M/16)
Numa cidade, milhares de histórias revelam-se simultaneamente. Esta é a história de Cathy e Pedro, Daniel e o seu amigo… A história do casal Cruz, do avô que vem a Lisboa à procura da sua neta que fugiu… A história desta criança abandonada que vem anunciar o fim do mundo. E todos esperarão um novo amanhecer.

23 out, 18:15 (Casa do Cinema de Coimbra)
30 out, 15:00 (Aud. Salgado Zenha)

sangue do meu sangue, de joão canijo

SANGUE DO MEU SANGUE João Canijo (2011, 190′, M/16)
(🇬🇧 English Subtitles) (versão longa)
A agressividade e o desejo de competir fazem parte da infância. No clube de boxe de um bairro pobre, as crianças encontram um espaço onde canalizar uma fúria que tem tanto de violenta como de libertadora.

25 out, 18:15 (Casa do Cinema de Coimbra)
01 nov, 14:30 (Casa do Cinema de Coimbra)