flyersimposio-1-e1700143779124.jpg

VII Simpósio “Fusões no Cinema”: Uma Convergência de Educação e Cinema na Era Digital

O Festival Caminhos do Cinema Português e a  Universidade Aberta apresentam no próximo dia 18 de Novembro, a sétima edição do Simpósio “Fusões no Cinema”, a ocorrer na Delegação de Coimbra desta Universidade. A sétima edição do simpósio reunirá académicos, educadores e entusiastas do cinema numa troca de saberes que interligam o cinema e a educação no contexto da inovação digital.

A sessão de abertura, prevista para as 10:00, contará com a presença de figuras de relevo no panorama educacional e cultural: Domingos Caeiro, Vice-Reitor da Universidade Aberta; Graça Trindade, Diretora do CFAE Nova Ágora; António Moreira, Coordenador do Simpósio e da Universidade Aberta; e Tiago Santos, representante do Festival Caminhos do Cinema Português.

O painel da manhã, intitulado “Cinema e Educação”, iniciará às 10h15 e contará com apresentações de Elsa Cerqueira, vencedora do Global Teacher Prize Portugal 2021; Cristina Janicas, Coordenadora PNC da Escola Secundária José Falcão em Coimbra; e Sara Dias-Trindade, da Universidade do Porto. Este painel será moderado por António Moreira e explorará o papel transformador do cinema na educação das crianças e na promoção da racionalidade crítica e afetividade.

À tarde, a partir das 14:30, o workshop “Criação de Ambientes Digitais com o Cinema como Ator Principal” será conduzido por António Moreira e Sara Dias-Trindade. Esta atividade prática promete ser um laboratório de ideias para a implementação do cinema como ferramenta educativa no ambiente digital.

O Simpósio “Fusões no Cinema” é uma oportunidade única para profissionais da educação e da sétima arte debaterem e refletirem sobre os desafios e potencialidades do cinema enquanto recurso pedagógico no século XXI. 

O evento sublinha o compromisso comum da Universidade Aberta e do Festival Caminhos do Cinema Português em promover o enriquecimento cultural e educacional através do cinema. 

A inscrição tem um custo de 6€.

A inscrição para professores, através da Nova Ágora, é gratuita para professores com Acreditação (6 horas), ao abrigo do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio. Os professores interessados deverão inscrever-se na página https://cfagora.webeduca.pt/ 

Related Posts