cinemalogia9_cartaz_facebook_01.jpg

Curso de Cinema · Cinemalogia

Trata-se de um evento de promoção e valorização cinematográfica, que conta uma abordagem teórica, mas, sobretudo, prática. O curso tenta acompanhar as inovações tecnológicas e cinematográficas que têm pautado os filmes e a sua realização, no plano nacional e internacional. Aprofunda as áreas fulcrais para o desenvolvimento de uma produção de cinema: imagem e som, em todas as etapas de produção; direção de arte; direção de atores; planeamento de rodagem e a distribuição do filme.

A organização, além do ensino teórico-prático, foca-se numa abordagem científica, com certificação pedagógica da Universidade Aberta, com a colaboração de reputados especialistas do Cinema Português como: António Morais, Paulo Castilho, Sílvia Grabowski, Eduardo Nunes, Emídio Buchinho, Isabel Silva, João Bacelar, João Braz, Luís Antero, Luís Pedro Madeira, Marcantónio Del Carlo, Nuno Gonçalves ou Paulo Montes.

No ano letivo 2018/2019, o objetivo principal é o mesmo das edições anteriores: a produção de uma obra fílmica com qualidade que permita ser replicada e faça parte de outros festivais ou eventos cinematográficos de relevo, como é o caso da “Costureirinhaque será exibida dia 1 de novembro no festival ‘Vista Curta’, bem como no festival ‘Ymotion’ a 7 do mesmo mês. Além disso, as obras produzidas no contexto do curso têm conseguido participar no circuito de festivais internacionais (Kansas (EUA), Padova (IT), Vigo (ES)…) e nacionais (Avanca, Figueira da Foz, Trofa, Viseu…).

O plano modular, que conta com um total de 468 horas – 31 módulos -, conjuga novos desafios com áreas já abordadas noutras edições. Irá ser possível aos formandos desenvolver competências nas áreas de: reportagem de eventos cinematográficos, interpretação para cinema, análise de narrativas olhando aos contextos de produção ou ainda a elaboração de planos de comunicação.

O novo curso deste ano foi construído com base na evolução e reforço em torno das etapas basilares para a aprendizagem, desenvolvimento, produção e distribuição de uma curta-metragem.

O plano modular, bem como respetivos preços, podem ser encontrados aqui.

 

Related Posts