Mais de um século após a sua invenção, o cinema continua a ser a forma de expressão artística mais importante do mundo contemporâneo. A sua linguagem é hoje adoptada por toda uma série de meios de comunicação e expressão visual, influenciando não só os novos media, mas contagiando ou invadindo mesmo, também outras formas de manifestação artística tradicionais, da literatura à pintura ou da dança à arquitectura. Integrado na 21ª edição do Festival Caminhos do Cinema Português, o curso de Cinemalogia tem início a 27 de novembro, durante as restantes actividades do festival. Para mais informações por favor consulte o endereço electrónico caminhos.info/cinemalogia
Informamos que se encontram abertas as inscrições para a V edição do Curso de Cinemalogia organizado pelo Festival Caminhos do Cinema Português. Em colaboração com a Universidade Aberta, trata-se de um curso de iniciação à realização cinematográfica ministrado por profissionais do sector. As inscrições para o curso completo decorrem até 20 de novembro e estão limitadas a um máximo de 25 participantes.
O Festival Caminhos do Cinema Português é a única mostra dedicada exclusivamente à produção nacional, contribuindo não só para a criação de novos públicos mas também para a formação de novos criadores da sétima arte. Destinado a amadores ou profissionais do Cinema, esta edição reúne a experiência de anos anteriores e possibilita a frequência de um curso modular que explora todas as fases de concepção de uma obra cinematográfica, da sua ideia ao seu produto final, o filme. Em colaboração com a Universidade Aberta, o curso pode ser frequentado na totalidade ao longo das suas mais de quatrocentas horas de formação distruídas por vinte e duas semanas ou pontualmente através de qualquer um dos mais de vinte módulos de formação disponíveis. Trata-se de uma oportunidade única que no passado já envolveu nomes como Pandora da Cunha Telles, Marta Fernandes, Telmo Martins e Tiago R. Santos e que este ano contará pela primeira vez com as participações de Henrique Espírito Santo e Lauro António.