Renovando a parceria dos Caminhos do Cinema Português com a Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem (UMCLA) da Universidade Aberta, convidam-se os docentes, investigadores e alunos do Ensino Superior a submeter propostas de comunicação, em português, inglês ou castelhano, que não excedam os 1500 caracteres (incluindo espaços), nas seguintes linhas temáticas (que poderão ser alargadas a outras) do Simpósio:
LINHA 1 – A FUSÃO DAS ARTES NO CINEMA
As relações entre as diferentes artes e o cinema: -Arquitetura; – Literatura / Argumentismo; – Interpretação / Representação; – Música; – Fotografia; – Artes Plásticas.LINHA 2 – CINEMA E TECNOLOGIA
A evolução tecnológica e a forma como o Cinema chega ao Espectador: -A legendagem, dobragem e audiodescrição; -As Novas tecnologias, Internet e cinema; -Os suportes, formatos e os novos media;LINHA 3 – CINEMA, INVESTIGAÇÃO E EDUCAÇÃO
Cinema em diferentes ambientes pedagógicos (online e presenciais); Cinema e Investigação em Contexto Educativo; Práticas de Cinema na Escola; Cinema e Novas Tecnologias em Educação; Cinema e Redes Sociais em Contextos Formais e Informais de Aprendizagem; Produção de Objetos de Aprendizagem (OA) Audiovisuais com Fins Educativos e recorrendo à Linguagem Cinematográfica.LINHA 4 – CINEMA E TELEVISÃO
Abordagens teóricas, sobre a produção audiovisual em geral, incluindo todos os géneros e plataformas de difusão, enquadrando-a num contexto contemporâneo nacional e internacional; A análise das relações entre realização e produção de conteúdos cinematográficos e televisivos; Cinema e Televisão mundos paralelos ou interligados.
Todas as propostas de trabalhos apresentados passarão por um processo de revisão por pares, realizado sob a forma de análise cega (blind-review), de modo a garantir a isenção e imparcialidade da avaliação. O Comité Científico do Simpósio conta a participação de investigadores e docentes de várias Universidades Portuguesas de onde se destacam António Costa Valente, Fátima Chinita, Filipe Luz ou Maria do Céu Marques.
As propostas de comunicação a apresentar devem incluir a definição e delimitação do objeto de estudo da investigação; a relevância e pertinência científica da proposta; os objetivos e a metodologia da investigação/ análise utilizada; principais referências bibliográficas, e três a cinco palavras chave. Cada proposta de comunicação deve igualmente ser submetida com uma biografia do(s) autor(es) com até 750 carateres (incluindo espaços). Os trabalhos submetidos serão publicados em livro de actas sendo que os trabalhos mais relevantes serão publicados num número futuro da ICONO14 editorial. O prazo para a receção de propostas de comunicações decorre até 15 de setembro.
A participação é aberta ao público que queira assistir, sendo que participação de docentes terá acesso a um Certificado de Formação acreditado pelo CCPFC com 1 crédito para professores dos Ensinos Básico e Secundário com o título “Fusões no Cinema”. O Simpósio terá uma duração de 25 horas, sendo que 10 horas serão presenciais, nos dias 23 e 24 de novembro e 15 horas serão em ambiente online na semana seguinte, com conferências em ambiente virtual de especialistas internacionais.
Mais informações em www.caminhos.info/simposio