O advento da internet e a proliferação dos diferentes ambientes digitais vieram modificaram as dinâmicas da comunicação pessoal, de grupos, das organizações e de massas. Ao contrário da época em que a comunicação se massas apenas se realizava através da televisão e do rádio, agora a comunicação passou a ser bidirecional, sendo marcada pela interacção e participação dos indivíduos, colocando-os na condição de produtor de informação e de opinião, nos processos de construção de uma marca.
A revolução digital liberalizou o acesso a um conjunto de tecnologias e capacidades de comunicação, outrora inatingíveis, permitindo que, hoje em dia, qualquer pessoa possa criar conteúdos informativos, de opinião ou artísticos. Assim verificou-se um aumento generalizado na literacia tecnológica, bem como das práticas artísticas, obrigando ao recurso ao uso de estratégias e conteúdos de comunicação cada vez mais inovadores.
No meio digital a comunicação passa por um conjunto de estratégias que procuram adequar-se à especificidade de cada meio e aos públicos que lá se encontram, conjugando na sua acção um conjunto de saberes distintos como são as tecnologias de informação, o marketing, a gestão, as artes e o design de comunicação.
Procurando responder a estes desafios, o curso de cinema ‘cinemalogia’ apresenta o módulo de Comunicação Digital, leccionado por Sara Santos, nos próximos dias 27 e 28 de Maio de 2017. Neste módulo formativo pretendemos dar os formandos do curso ‘cinemalogia’ o domínio na criação e difusão de materiais de comunicação para as diferentes redes sociais e para a Web num modo em geral. Ao longo do módulo serão focados de forma particular as abordagens possíveis na divulgação e promoção de projetos relacionados com o universo artístico, como o cinema, a video-arte, eventos, instalações ou publicações.
Para que os formandos possam responder efectivamente aos desafios lançados pela comunicação na era digital, propõe-se, além da abordagem teórica, o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação para a curta-metragem “A Costureirinha”, através da criação de um microsite/blog, bem como de uma newsletter/campanha de email e marketing.
Serão ainda abordadas as formas possíveis de presença nas redes sociais como são os casos das páginas no Facebook e twitter, com um plano de publicações ou ainda o recurso a um canal no Youtube. O módulo culminará na produção de todos os materiais necessários ao planeamento de uma estratégia de comunicação concertada, incluindo conteúdos audiovisuais para divulgação nas mais variadas plataformas.
Sara Santos, que irá coordenar este módulo pedagógico, é consultora em Marketing Digital e e-commerce em empresas nacionais e internacionais. Colabora com a agência Internacional iTrends na otimização para motores de busca (SEO) da loja online portuguesa da ZARA. A sua carreira académica passou pelo Doutoramento em Gestão, especialidade Marketing, pela Faculdade de Economia do Porto, Mestre em Marketing, Licenciada em Comunicação Organizacional pela Escola Superior de Educação de Coimbra e pós-graduação em Marketing Digital pelo Instituto Português de Administração em Marketing. Colaborou durante mais de 6 anos com o PRODUTECH – Cluster das Tecnologias de Produção como Coordenadora de Marketing, sendo responsável pela dinamização do Portal das Tecnologias de Produção. Sara Santos é ainda formadora certificada em Marketing Digital pelo Digital Marketing Institute (Irlanda).
Sara SantosComunicação Digital
Consultora em Marketing Digital e e-commerce em empresas nacionais e internacionais.
Colabora com a agência Internacional iTrends na otimização para motores de busca (SEO) da loja online portuguesa da ZARA.
Docente convidada no Ensino Superior Público em Coimbra e em Viseu.
Após estrear nas salas de cinema na passada quinta-feira, o filme “Body-Buildings” vai ter uma sessão especial com a presença do realizador, na Casa do Cinema de Coimbra, na próxima terça-feira, 19 setembro, pelas 18:30.
Estreado simultaneamente em Portugal e no Brasil, “Retratos Fantasmas”, do realizador brasileiro Kleber Mendonça Filho é uma carta de amor do realizador à sua cidade de Recife e aos cinemas do centro da cidade. Acompanhando a projeção do documentário, na próxima terça-feira, 05 setembro, pelas 21:30, haverá conversa pós-sessão com Anabela Moutinho, professora e cineclubista, e António Ferreira (realizador de “Respirar Debaixo de Água”, “Embargo”, “Pedro e Inês”).
“Três Crimes, Três Curtas” chega à Casa do Cinema de Coimbra a 31 de agosto. As três curtas-metragens, com diferentes perspetivas e estilos de realização, têm como tema comum o crime e o facto de serem o primeiro filme dirigido por três profissionais da área do cinema e do audiovisual.
Integrado no Ciclo Bam Bam Cinema, “A Vida em Comum” de Diogo Pereira está em exibição na Casa do Cinema de Coimbra de 24 a 30 de agosto. No sábado, pelas 19:30, o realizador Diogo Pereira estará presente numa Sessão Especial, seguida de Q&A moderado por Mário Jaleco.
You must be logged in to post a comment.