Docentes, investigadores, oradores convidados, especialistas e artistas de diferentes àreas analisam, neste III Simpósio Internacional, as atuais práticas artísticas e educativas, os novos papéis dos diferentes agentes envolvidos na dinâmica criativa e operativa da arte, da educação e da cultura hoje. – Parceiros Científicos – Os Caminhos Film Festival e a Universidade Aberta convidam-no a submeter propostas de comunicação, em português, inglês ou castelhano, que não excedam os 1500 carateres (incluindo espaços), nas seguintes linhas temáticas (que poderão ser alargadas a outras) do Simpósio: Linha 1 – A Fusão das Artes no Cinema Linha 2 – Cinema e Tecnologia Linha 3 – Cinema, Investigação e Educação Linha 4 – Cinema e Televisão Cada proponente poderá apresentar mais do que uma proposta de comunicação, sendo que as comunicações poderão ser apresentadas em co-autoria. Todas as comunicações terão a duração máxima de 20 minutos, independentemente do número de coautores ou do número de comunicações por linha/painel. Na sua versão final o artigo deverá preencher os seguintes requisitos: O artigo final deverá ser enviado por e-mail para o endereço: simposio@caminhos.info
Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa
Laboratório de Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) da Universidade Aberta,
As relações entre as diferentes artes e o cinema: -Arquitetura; – Literatura / Argumentismo; – Interpretação / Representação; – Música; – Fotografia; – Artes Plásticas.
A evolução tecnológica e a forma como o Cinema chega ao Espectador: -A legendagem, dobragem e audiodescrição; -As Novas tecnologias, Internet e cinema; -Os suportes, formatos e os novos media;
Cinema em diferentes ambientes pedagógicos (online e presenciais); Cinema e Investigação em Contexto Educativo; Práticas de Cinema na Escola; Cinema e Novas Tecnologias em Educação; Cinema e Redes Sociais em Contextos Formais e Informais de Aprendizagem; Produção de Objetos de Aprendizagem (OA) Audiovisuais com Fins Educativos e recorrendo à Linguagem Cinematográfica.
Abordagens teóricas, sobre a produção audiovisual em geral, incluindo todos os géneros e plataformas de difusão, enquadrando-a num contexto contemporâneo nacional e internacional; A análise das relações entre realização e produção de conteúdos cinematográficos e televisivos; Cinema e Televisão mundos paralelos ou interligados;
Instruções para a Submissão de Artigos
– Título em Português ou Castelhano e Inglês;
– Identificação do(s) autor(es);
– Identificação da instituição a que pertence e respectiva nacionalidade.
– Resumo até 1500 caracteres (incluindo espaços) em Português ou Castelhano e Inglês;
– Cinco palavras-chave na língua escolhida;
– O Corpo do Artigo deverá ter entre 20 000 e 50 000 caracteres (incluindo espaços);
– Escrito numa das línguas oficiais do II Simpósio (Português, Castelhano ou Inglês)
– O formato a utilizar devera ser o ‘doc’; ‘docx’; ‘rtf’;
– As imagens e tabelas devem ser enviadas em ‘jpg’ com 300 dpi de resolução. As imagens devem ser enviadas inseridas no documento Word e num ficheiro à parte com a legenda correspondente do documento Word.
– As Referencias Bibliográficas deverão respeitar a Norma APA – 6ª Edição.
O III Simpósio Internacional Fusões no Cinema irá decorrer de 24 a 26 de novembro de 2016, em Leiria. Esta 3.ª edição do Simpósio será co-organizada pelos Caminhos Film Festival e pela Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) da Universidade Aberta, sendo que todas as propostas passarão por um processo de revisão por pares, realizado sob a forma de análise cega (blind-review), de modo a garantir a isenção e imparcialidade da avaliação. Os trabalhos submetidos e aceites para comunicação serão, posteriormente, publicados nas atas do simpósio em formato eletrónico. Os melhores trabalhos serão publicados na Revista de Linguagem do Cinema e do Audiovisual do Latec-UFRJ.
As propostas de comunicação a apresentar devem incluir a definição e delimitação do objeto de estudo da investigação; a relevância e pertinência científica da proposta; os objetivos e a metodologia da investigação/análise utilizada; principais referências bibliográficas, e três a cinco palavras chave. Cada proposta de comunicação deve igualmente ser submetida com uma biografia do(s) autor(es) com até 750 carateres (incluindo espaços).
You must be logged in to post a comment.