1-e1692976959878.jpg

“Três Crimes, Três Curtas” na Casa do Cinema de Coimbra

Três Crimes, Três Curtas” chega à Casa do Cinema de Coimbra a 31 de agosto. As três curtas-metragens, com diferentes perspetivas e estilos de realização, têm como tema comum o crime e o facto de serem o primeiro filme dirigido por três profissionais da área do cinema e do audiovisual.

noscinemas postertrescurtas

Bruno Soares é o realizador de “S.Ó.S” e aporta para o grande ecrã a sua experiência na pintura e na publicidade; José António Loureiro, que realiza “Céu Aberto ou Espaço Limitado”, é reconhecido na área do cinema enquanto Diretor de Fotografia; José Mazeda, realizador de “Para Cá do Marão”, tem uma longa carreira enquanto produtor, tendo produzido filmes como “O Cônsul de Bordéus”. 

5

S.Ó.S”, de Bruno Soares, conta a história de Jaime (Marco Costa) que é surpreendido no meio de um assalto a uma casa em Lisboa pelo velho dono da casa, Alberto (Joel Branco), que o confunde com o filho. Alberto e a mulher, Madalena (Carmen Santos), acolhem Jaime, que se vai esquecendo do assalto. Bruno Soares, com formação em cinema na ESCAC em Barcelona, traz uma abordagem visual influenciada por várias áreas, incluindo a pintura.

3

Céu Aberto ou Espaço Limitado” explora a vida de um outro Alberto (Joaquim Nicolau) que, após cumprir pena de prisão, lida com as marcas físicas e emocionais do encarceramento onde sofreu as consequências da solidão e da violência física e emocional. Mas a vida cá fora também é claustrofóbica. Sente-se no quarto onde dorme e no clube onde começa a trabalhar, embora Alberto lhe tente escapar diariamente. “Céu Aberto ou Espaço Limitado” é o primeiro filme realizado por José António Loureiro, depois de uma longa carreira no cinema como diretor de fotografia, nomeadamente no filme “Recordações da Casa Amarela”, de João César Monteiro, que venceu o Leão de Prata no Festival de Veneza. 

3

Para Cá do Marão“, de José Mazeda, retrata um confronto baseado em histórias reais, contadas por habitantes de Trás-os-Montes ao realizador. Em Trás-os-Montes, onde “há nove meses de Inverno e três de Inferno”, João (João Lagarto), um homem marcado pelos rigores da Natureza, vai encontrar-se numa disputa com Ernesto, um Galego chegado recentemente à sua terra. Baseado em histórias reais, “Para Cá do Marão” é o primeiro filme de José Mazeda como realizador.

As curtas-metragens serão exibidas individualmente.
Bilhete — 2€

Related Posts