se-retratos4.jpg

António Ferreira e Anabela Moutinho em Sessão Especial de “Retratos Fantasmas”

Estreado simultaneamente em Portugal e no Brasil, “Retratos Fantasmas”, do realizador brasileiro Kleber Mendonça Filho é uma carta de amor do realizador à sua cidade de Recife e aos cinemas do centro da cidade. Acompanhando a projeção do documentário, na  próxima terça-feira, 05 setembro, pelas 21:30, haverá conversa pós-sessão com Anabela Moutinho, professora e cineclubista, e António Ferreira (realizador de “Respirar Debaixo de Água”, “Embargo”, “Pedro e Inês”).

Fruto de sete anos de trabalho e pesquisa, filmagens e montagem, “Retratos Fantasmas” traz o espaço histórico e humano como o personagem principal, revisitando-o através dos grandes cinemas que serviram como espaços de convívio durante o século XX. Kleber Mendonça foi observando a sua cidade, o Recife, capital de Pernambuco, e a forma como as salas têm mudado ao longo dos anos. São locais que foram fechando, transformando-se em templos religiosos, ou ficando pura e simplesmente abandonados.

Este é o primeiro documentário de Kleber Mendonça Filho em 15 anos, durante os quais realizou os filmes “Aquarius”, “Som ao Redor” e “Bacurau”. “Retratos Fantasmas” passou pelo Festival de Cannes e é um dos candidatos a representar o Brasil na 96ª edição dos Óscares.


Related Posts