S849879_84-scaled-e1663681072912.jpg

Ciclo Cinema e Direito na Casa do Cinema de Coimbra

O Ciclo Cinema e Direito que irá ter lugar entre Setembro e Novembro na Casa do Cinema de Coimbra, organizado pela Direção Regional de Coimbra do Sindicato dos Magistrados do Ministério Púbico, pela Direção Regional do Centro da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, pelo Conselho Regional de Coimbra da Ordem dos Advogados e pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e pelos Caminhos do Cinema Português, resulta do desejo partilhado pelas entidades organizadoras de realizar atividades conjuntas,  como forma de cimentar as relações entre os diversos operadores da justiça, e entre estes e os estudantes e estudiosos de Direito, tendo como pretexto a visualização conjunta de filmes (apresentados e comentados por convidados).  

Reconhecendo que “um bom filme pode tornar a vida melhor” ou, pelo menos, afinar o nosso conhecimento sobre a nossa própria realidade (por vezes confrontada com outras realidades possíveis) e que há muito que temas com contornos jurídicos são objeto de diversos filmes, optou-se pela realização de um ciclo de cinema, aberto ao público em geral, tendo por tema “a Justiça”, com o objetivo de promover, após os mesmos, um debate informal.

Os filmes a exibir, todos sobre casos penais, são de diferentes geografias e estilos e espelham diversos aspetos da realização da justiça. Versam sobre a deliberação de um júri, sobre o julgamento social de um suspeito e, por último, sobre a condenação à morte de um inocente. São filmes que não deixam ninguém indiferente, que se prolongam para além da sua exibição, e que irão seguramente despertar nos espectadores o desejo de participar nos debates que terão lugar após exibição dos mesmos, seguramente acicatado pelos comentadores convidados, da área do Cinema e/ou do Direito.

A entrada é livre.

doze homens em fúria, de sidney lumet qui 29 set 21:00,

Quinta-feira, 29 setembro — 21:00
Doze Homens em Fúria de Sidney Lumet (1957, Crime/Drama, EUA, 96′, M/12)
Num julgamento de um assassinato cometido por um adolescente, os membros do júri devem chegar a um consenso sobre o veredito. Onze deles votam pela condenação do arguido, mas um deles acredita na inocência do jovem e tenta convencer os outros a mudarem a sua votação, dando início a um conflito que ameaça inviabilizar o delicado processo que vai decidir o destino do acusado.

a caça, de thomas vinterberg qui 20 out 21:00,

Quinta-feira, 20 outubro — 21:00
A Caça de Thomas Vinterberg (2012, Drama, Dinamarca, 111′, M/16)
Depois de um duro divórcio, Lucas, 40 anos, tem uma nova namorada, um novo trabalho e está a tentar recuperar a sua relação com o filho adolescente, Marcus. Mas uma mentira que se espalha como um vírus vai mudar a vida de Lucas. A desconfiança abate-se sobre a pequena comunidade e Lucas é obrigado a lutar para salvar a sua dignidade.

o perdão, de maryam moghadam, behtash sanaeeha qui 24 nov 21:00,

Quinta-feira, 24 novembro — 21:00
O Perdão de Maryam Moghadam, Behtash Sanaeeha (2020, Drama, Irão/França, 105′, M/14)
A vida de Mina é virada do avesso quando descobre que o marido Babak estava inocente do crime pelo qual foi executado. As autoridades pedem desculpa pelo erro e oferecem a hipótese de compensação financeira. Mina inicia uma batalha silenciosa contra um sistema cínico por ela e pela sua filha. Quando o dinheiro dela começa a chegar ao fim, um estranho chamado Reza bate-lhe à porta, a dizer que veio saldar uma dívida que tinha para com Babak. Mina começa por ficar reticente, mas vai deixando que Reza entre na sua vida, alheia ao segredo que os liga.