Still-5-1813x1208.jpg

Sessões para Escolas

Nas próximas semanas contamos com exibições que retratam várias épocas da história nacional, desde as lutas liberais até à luta democrática da revolução de Abril, até figuras maiores da humanidade como foi Anne Frank.

Os grupos interessados podem-se inscrever em caminhos.info/grupos beneficiando de condições especiais face ao público geral. 

mudar de vida 1

Sexta-feira — 22 abril às 18:00
MUDAR DE VIDA – José Mário Branco, Vida e Obra, de Nelson Guerreiro e Pedro Fidalgo (2013, Documentário, 115’, M/12)

Documentário sobre a vida e obra do músico, compositor, poeta, ator, ativista, cronista, produtor musical, José Mário Branco, um homem dos 7 ofícios que usa as suas canções, cuja atualidade se mantém, como instrumento transformador da realidade. A rodagem começou em Abril de 2005 e durante sete anos passou por Portugal e França, por ensaios, gravações de discos, conversas e concertos. No filme José Mário Branco fala de música, das suas convicções, da sua geração, do Estado Novo, da guerra colonial, da sua prisão e exílio. Trata-se do retrato de um homem que marcou o panorama artístico e cultural português e para quem a cantiga foi [sempre] uma arma.

salgueiro maia

Quarta-feira — 27 abril às 15:00
SALGUEIRO MAIA: O IMPLICADO, de Sérgio Graciano (2022, Drama, 115’, M/12)

“Salgueiro Maia – O Implicado”, constitui o primeiro retrato, a projetar no grande ecrã, daquele que é considerado o herói e o símbolo mais puro do 25 de Abril de 1974. Fernando Salgueiro Maia, o anti-herói não ocasional, produto de uma formação académica e militar, foi um homem que soube pensar o futuro, seguir as ideias, contestando-as, vivendo uma vida cheia, alegre e fértil, solidária e sofrida – se não tem morrido prematuramente aos 47 anos, teria agora 75.

Através de uma abordagem moderna, intimista e emocional, “Salgueiro Maia – O Implicado” retrata as histórias que ainda não foram contadas sobre o Capitão de Abril. As pequenas revelações que permitem perceber melhor de onde vinha a moderação, a valentia, a educação e a firmeza com que sempre se apresentou publicamente, e que foram a chave para que a Revolução dos Cravos tenha sido como foi. 

Mais do que um docudrama, “Salgueiro Maia – O Implicado” é uma história de ficção baseada em factos históricos, relatos pessoais, revelações íntimas, emoções reais de quem acompanhou o capitão ao longo de toda a vida. Um filme que revela o outro lado de uma personagem mítica e que presta homenagem ao homem, ao estudante, ao militar, ao pai, ao amigo e ao ímpar militar de Abril.

wiaf filmgrade.0105796

Quinta-feira — 12 maio às 15:00 / Sexta-feira — 13 maio às 18:00 / Sexta-feira — 20 de maio às 15:00
À PROCURA DE ANNE FRANK, de Ari Folman (2021, Animação, 99’, M/6)

O filme acompanha a vida de Kitty, a amiga imaginária a quem Anne Frank dedicou o seu diário. Adolescente impetuosa, Kitty ganha vida como que por magia na casa de Anne em Amesterdão, e parte numa busca incessante para encontrar Anne que acredita ainda estar viva nos dias de hoje. Ao mesmo tempo que Kitty fica chocada ao confrontar-se com o mundo moderno, ela também encontra o legado deixado por Anne Frank.

a viagem de pedro

Quinta-feira — 19 maio às 15:00 / Quarta-feira — 25 maio às 15:00
A VIAGEM DE PEDRO, de Laís Bodanzky (2021, Drama, 97’, M/14)

1831, durante a travessia do Atlântico numa fragata inglesa rumo à Europa, Pedro, o ex-imperador do Brasil, busca forças físicas e emocionais para enfrentar seu irmão que usurpou seu reino em Portugal. Pedro vê-se doente e inseguro. Entra na embarcação em busca de um lugar e de uma pátria. Em busca de si mesmo.


O bilhete tem um preço de 4€ por aluno.
Na inscrição de 50 alunos aplicam-se condições especiais.

Inscrições:

  • Via email: grupos@caminhos.info — Indicar o nome da escola/instituição, número de alunos (e respetivo grau de ensino), número de professores/auxiliares e a sessão pretendida (data/hora).
  • Via formulário: caminhos.info/grupos

Related Posts