mundo-escola-2-1813x1208.jpg

“Mundo na Escola” na Semana Cultural da UC

Integrada na XXIV Semana Cultural da Universidade de Coimbra, decorre hoje e amanhã, entre as 10h e as 17h, no Jardim de Infância SASUC, a atividade “Mundo na Escola” — uma oficina de animação tradicional e brinquedos ópticos, que promove entre os mais pequenos algumas das práticas dos primórdios da animação e procura desenvolver capacidades no que respeita à arte de ver/fazer filmes.

Esta atividade acontece enquanto primeiro passo do projeto global “Mundo na Escola”, que parte de uma apropriação godardiana de uma das suas histórias do cinema, tomando por base a ideia de que no Cinema se encontra o Mundo. O projeto, ainda em fase de candidatura a apoios, consiste num programa de formação dedicado ao público infanto-juvenil, que visa a qualificação de competências nas artes do fazer e de ver cinema.

Além da vertente formativa, o projeto pretende, quase dois anos depois do primeiro confinamento, abordar ainda construtivamente e assertivamente, com ancoragem ao tema central, a promoção da saúde mental, da inclusão social e para as formas de ver e ler o mundo e a cultura visual.