MG_0444-scaled.jpg

Variações: o homem que se despia na música

Este é um filme biográfico que segue os últimos anos de vida de Variações, um dos mais aclamados cantores portugueses, que marcou várias gerações de artistas. Com Sérgio Praia como ator principal, o elenco conta também com a participação de Filipe Duarte, Victória Guerra, Lúcia Moniz, Miguel Raposo, Madalena Brandão e Augusto Madeira. João Maia destacou o prazer de trabalhar com atores deste calibre, contando a química que havia entre Sérgio Praia e Filipe Duarte, que interpretou Fernando Ataíde, o grande amor de António Ribeiro.

Lançado a 22 de agosto, o filme já conta com mais de 260 mil espectadores o que lhe confere o estatuto de quinto filme português mais visto (de acordo com os dados do ICA-IP, num total de 9.407 sessões). Filmado no prédio onde viveu o autor da “Canção do Engate”, o realizador apontou a excessiva modernização das ruas lisboetas. Após a sua morte, o artista tornou-se um ícone para a comunidade LGBTI+, sendo que a sua homossexualidade foi uma das marcas do filme.

Moulla foi a curta-metragem de Rui Cardoso. Três anos, 6000 desenhos e muitas aparas de borracha deram origem a 13 minutos de uma animação que se baseou no conto de um jovem curdo que tinha nas suas mãos o poder de escolher qualquer mulher da tribo para casar. O vestido amarelo foi a arma contra o exército que o queria levar para a guerra. A transsexualidade salvou um homem que na sua essência se sentia uma mulher.

Catarina Félix e Catarina Magalhães

 

Related Posts