Cinemalogia-8-Banners-por-módulo-03.jpg

Curso de Cinema – Cinemalogia 8 – inicia este fim de semana

Sobre a éfige d’As Casas o curso de cinema – Cinemalogia – procura ensinar os métodos de produção de um documentário. A formação arranca sob a orientação de Catarina Alves Costa dando aos formandos as ferramentas necessárias para Investigação, Escrita e Planeamento da produção.

No próximo fim de semana, dias 10 e 11 de março, inicia-se a formação para o módulo Investigação, Escrita e Planeamento para Documentário, no âmbito do curso de cinema “Cinemalogia 8”. Esta formação irá tratar da escrita e planeamento de um projecto de documentário, assim como das técnicas de investigação para a concepção de narrativas, a partir de exemplos práticos e de projectos realizados e terminados e a partir de ideias trazidas pelos participantes destas sessões.

Catarina Alves Costa é realizadora e antropóloga. Realizou, entre outros filmes, Senhora Aparecida (1994), Swagatam (1998) Mais Alma (2000), O Arquitecto e a Cidade Velha(2004), Nacional 206 (2009) Falamos de António Campos (2010) Pedra e Cal (2016). Estudou Antropologia Social, fez o Mestrado em Antropologia Visual no Granada Centre for Visual Anthropology da Universidade de Manchester, como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e o Doutoramento na Universidade Nova de Lisboa com a tese Camponeses do Cinema. Representações da Cultura Popular no Cinema Português. É Professora Auxiliar da Universidade Nova de Lisboa e Coordenadora do Mestrado em Antropologia – Culturas Visuais. Coordena o NAVA (Núcleo de Antropologia Visual e da Arte), Linha temática do Centro em Rede em Antropologia / CRIA. Ensina também nos mestrados e doutoramentos da Universidade de São Paulo, no Brasil, e na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Barcelona, assim como no Lisbon Docs, Fórum para a Produção de Documentários.

A formação para este módulo irá decorrer no Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, entre as 9 horas e as 18 horas, em ambos os dias. A inscrição tem um custo de 80€ para estudantes e 120€ para o público-geral, havendo desconto para associados do festival e membros da Universidade Aberta, bem como da Ordem dos Arquitectos. As inscrições decorrem em www.caminhos.info/cinemalogia/inscricao

Estão disponíveis mais informações em https://www.caminhos.info/investigacao-escrita-planeamento-documentario